Descubra porque o Brasil é um dos destinos mais procurados por quem faz turismo estético
Programar uma viagem, seja ela a turismo, lazer ou trabalho, demanda planejamento e organização. Além da locomoção, é necessário procurar hotéis e pousadas. O turista precisa estar atento às diferenças entre o planejamento de uma hospedagem de negócios e uma viagem em família.
O Brasil é um destino procurado por turistas de todo o mundo e os objetivos de viagem são variados: desde passeios de férias até viagens de trabalho. Outra modalidade que tem crescido e chamado atenção é o turismo estético.
Entenda o que é o turismo estético
O turismo estético é um tipo de viagem planejada por pessoas com o objetivo de realizar consultas e procedimentos estéticos, incluindo cirurgias plásticas.
De acordo com o Ministério do Turismo, os eventos voltados para o segmento estético têm contribuído para o aumento do turismo de negócios, principalmente em São Paulo.
Somado a isso, muitas pessoas viajam de fora do país com o objetivo de se consultar com profissionais da área de cirurgia plástica e estética, visando a realização de procedimentos no país.
Turismo estético no Brasil atrai o interesse de estrangeiros
Afinal, por que o Brasil tem sido um dos destinos mais escolhidos entre os estrangeiros para o turismo estético? Há mais de uma razão para explicar esse movimento.
O primeiro motivo é o fato de que o país reúne grandes especialistas na área de cirurgia plástica e estética. Podemos afirmar que os melhores profissionais da área estão concentrados no território brasileiro.
Sem dúvida, esse é o motivo chave que faz com que homens e mulheres de todo o mundo procurem atendimento e suporte estético no Brasil.
Além disso, o baixo custo atrai ainda mais o interesse destes turistas. Os valores cobrados são entre 20% a 30% inferiores aos valores praticados em países como os Estados Unidos, por exemplo.
Outro motivo que favorece o aumento no número de interessados em turismo estético são as listas de espera. Em outros países, que também contam com profissionais renomados, as listas de espera podem ser muito demoradas, o que faz com que os pacientes optem pelo Brasil.
O setor de medicina estética movimenta entre US$ 65 e US$ 87,5 bilhões, de acordo com a Patients Beyond Borders, sendo que os turistas gastam, em média, entre US $3,5 mil e US$ 5 mil dólares a cada visita. Os turistas afirmam que o valor da consulta médica e do procedimento (abaixo dos valores praticados no seu país), costumam compensar os valores despendidos na viagem.
O turismo estético não é um movimento que beneficia apenas médicos e hospitais, já que os turistas não gastam apenas com custos médicos e internação; há despesas com serviços locais, hospedagem, transporte e alimentação. Inclusive, muitos turistas aproveitam a estadia para conhecer e usufruir da cultura e das experiências locais.
Crescimento no mercado de franquias na área de beleza e estética
Aliado ao turismo estético, cresce o interesse pela abertura de negócios no ramo de beleza fora do país. Vale lembrar que o Brasil é conhecido mundialmente pela beleza de suas mulheres. O padrão estético da mulher brasileira, especialmente com suas curvas, se tornou um parâmetro buscado por mulheres de muitos outros países.
Com isso, além do turismo estético, tem aumentado o número de empresas e franquias que estão sendo expandidas para fora do país. Os empreendedores têm aproveitado o interesse dos consumidores para explorar o mercado da beleza fora do Brasil.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os consumidores procuram por salões de beleza e de estética que sejam comandados por brasileiros. Esse interesse está relacionado à qualidade dos serviços prestados e ao diferencial oferecido em termos de atendimento e serviços.
O segmento de beleza, estética e cirurgia plástica coloca o Brasil em uma posição de destaque no cenário mundial. Por isso, diferentes profissionais e empresas podem se beneficiar com a diversificação do mercado e ampliação na rede de atendimento.
A expansão do mercado para além das fronteiras do país é uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de novos negócios. Com a adoção de boas práticas, é possível ampliar o rol de clientes atendidos e garantir uma diversificação que pode fazer toda a diferença no crescimento da empresa.
Independentemente do porte ou segmento de atuação, empreendedores e profissionais da área de beleza devem aproveitar esse interesse dos consumidores para aumentar seu espectro de atuação.
Deixe um comentário