Pertencer aos primeiros resultados do Google não é das tarefas mais simples, sobretudo quando se trata de tráfego orgânico. Entender, portanto, a importância do SEO nessa relação é essencial.
Seja qual for o mercado de atuação, qualquer empresa quer se destacar para o seu público-alvo.
Essa perspectiva é o que fundamenta, via de regra, o aumento da intensidade de relações com o mercado.
Com o advento das tecnologias digitais, isso tem se acirrado cada vez mais e, de fato, há uma série de ferramentas que podem possibilitar esse tipo de contato.
Em uma busca por manutenção carros Peugeot, qualquer oficina mecânica da região deseja aparecer para aquele usuário.
Todavia, isso só será possibilitado a partir de algumas práticas proporcionadas pelo SEO ou de links patrocinados.
Além disso, é preciso ir além e, portanto, garantir que algumas perspectivas de inbound marketing sejam direcionadas.
Essas técnicas têm relação com o fato da empresa assumir mecanismos de atração para que o seu público consiga ter vontade de acessar as plataformas da empresa.
Uma papelaria que vende caixa de papelão pequena pode, em grande medida, utilizar-se de conteúdos relacionados para que aqueles usuários entrem dentro dos portais da marca.
Os leads, nesse caso, acabam sendo um dos pontos mais importantes para a manutenção de uma boa relação dessas empresas dentro do mercado digital e da perspectiva de inbound marketing.
Atraí-los não é das tarefas mais simples, também. Por isso, unir-se aos algoritmos do Google e a esses fatores subjetivos pode ajudar.
Afinal de contas, se um conteúdo sobre fechamento de terraço com vidro estiver bem orientado, mas não atrai cliques, é sinal que há algo errado.
Nesse sentido, o inbound marketing aparece como uma forma de se obter algumas vantagens importantes. São elas:
- Atração de leads;
- Qualificação de leads;
- Aumento de vendas;
- Interesse pela marca.
É certo que há uma série de vantagens quanto ao fato de se assumir essa estratégia. Contudo, é importante detalhar melhor as questões supracitadas.
O primeiro ponto essencial quando uma empresa cria atração é, justamente, a atração dos leads que ela consegue proporcionar para um site.
Isso se dá porque a intenção desse tipo de ferramenta é, em grande medida, criar maneiras de fazer o usuário entrar no ambiente empresarial.
Um conteúdo sobre extratora para chopeira pode atrair alguns gerentes de bares de uma determinada localidade para consumir dentro daquele portal.
Esse tipo de qualificação é essencial uma vez que essa busca é feita de forma ativa e, por isso mesmo, precisa ser considerada. Afinal de contas, se há algum tipo de interesse, não há como desconsiderar esse ímpeto de pesquisa.
Esse aspecto, por sua vez, tem uma grande convergência no aumento de vendas que um site consegue obter.
Supondo que uma empresa de ar condicionado faça algum tipo de conteúdo que fala sobre manutenção em sistema vrf, isso pode se realizar.
Na medida que aquele conteúdo ganha aderência frente a um público, dificilmente, ele não irá virar uma série de leads qualificados.
Além disso, esse tipo de relação pode gerar uma espécie de aderência para a marca. Ou seja, o público começa a ter interesses reais pelo que ela tem a dizer sobre determinados assuntos.
Isso pode ser de grande valia, uma vez que a pesquisa passa da genérica busca em plataformas de busca para o destaque dos domínios do site.
Mais vale, nesse sentido, uma pesquisa com o nome da marca do que, por exemplo, sobre araras de aço para roupas.
Quanto mais aprofundada tiver a relação com os clientes, melhor e mais qualificada será a pesquisa feita.
Definição do que é lead
O primeiro passo a ser dado rumo a um bom ranqueamento de uma corporação dentro do Google é o de compreender o que é um lead.
Essa categoria tem uma relação fundamental com esse tipo de horizonte estratégico e precisa ser priorizado.
Eles aparecem dentro do ambiente digital de uma empresa como possíveis clientes que ainda não exerceram nenhuma ação concreta de compra ou contratação.
Por essa razão, é preciso adotar uma série de mecanismos táticos para que sua conversão seja bem fundamentada.
Se uma companhia que fornece tela de ferro para cerca produzir um conteúdo que consiga atrair uma série de acessos, isso significa dizer que há um grande fluxo de leads na plataforma.
Entretanto, se eles entram apenas para ler a matéria e logo saem, é preciso entender como retê-los. Sua estadia dentro da plataforma da empresa aumenta as chances de se efetuar um contato aprofundado.
Jornada do cliente
A consideração do lead como fator central de uma relação comercial dentro da perspectiva de inbound marketing é fundamental.
Não pode haver espaço, nesse sentido, para que se perca alguns pormenores da construção dessa relação.
Por essa razão, a jornada do cliente entra como um dos aspectos mais fundamentais para esse tipo de avanço.
Essa estratégia irá avaliar qual é a etapa que aquele usuário se encontra e se comunicar de um jeito bastante específico com ele.
Se um possível cliente tomou conhecimento da necessidade de se contratar o serviço de textura para fachada e eventualmente entrou no site, esse é o momento em que ele está passando pela etapa de consideração.
A empresa em questão deve, portanto, estabelecer alguns mecanismos de comunicação que vão fazê-lo decidir por efetuar a compra.
O que é SEO?
Sendo uma das práticas mais utilizadas por aqueles que querem se sustentar nos topos das pesquisas, o SEO nada mais do que uma adaptação dos sites e dos conteúdos para os algoritmos no Google.
Há uma série de critérios que essa plataforma adota para entregar os melhores resultados para os seus usuários.
Por isso mesmo, é essencial entender quais são esses pontos elementares para que, assim, seja possível prosseguir.
Fundamentalmente, essas pesquisas são munidas de três etapas essenciais, onde uma série de motores de buscas são acionados.
Rastreamento
É certo que há uma infinidade de sites disponíveis na web e, nesse sentido, é preciso fazer um rastreio apurado do que está sendo pesquisado.
Esse é o momento em que o Google sai em busca de todos os resultados que podem ser apresentados para o usuário.
Por causa dessa etapa é que ele não oferece conteúdos que não possuem relação nenhuma com o que está sendo buscado.
Indexação
A indexação é um dos pontos mais importantes para o SEO. É esse o momento em que o Google irá analisar os conteúdos.
A partir de uma série de motores, alguns critérios vão ser assumidos para compreender se aquele resultado tem ou não a qualidade necessária.
Ranqueamento
Essa é a etapa de mais fácil compreensão. Afinal de contas, é nela que reside a razão de ser de toda pesquisa.
Esse é o momento em que são apresentados todos os resultados que o Google considera relevantes.
É importante dizer, ainda, que o seu posicionamento dentro da pesquisa está relacionado com a qualidade de cada uma daquelas publicações.
Dicas para melhorar o ranqueamento
Manter boas práticas de SEO pode ajudar uma empresa a aparecer para seus possíveis leads de uma forma bastante amplificada.
Por isso, seguir algumas dicas pode ajudar nesse tipo de consolidação de posicionamento de resultados.
Palavras-chave
Entender quais são as palavras-chave mais utilizadas em determinados segmentos pode, em grande medida, orientar os textos a serem produzidos.
Essa análise é muito simples de ser feita e o próprio Google disponibiliza a sua ferramenta de Trends para facilitar a compreensão das dinâmicas dos termos.
Landing page
Um dos critérios mais importantes para que o Google reconheça aquele site como sendo algo de confiança é a experiência de outros usuários.
Sendo assim, se, por acaso, ele conseguiu atrair um clique, mas, logo em seguida, aquele lead saiu da página, isso conta negativamente.
Sendo assim, a construção de uma boa landing page acaba sendo um fator essencial para a manutenção dessa relação.
Essas páginas são aquelas que a plataforma de busca direciona logo após o clique ser efetuado pelo usuário.
Mobile first
Um outro critério fundamental que está alinhado com os novos modos de consumo propiciados pelos smartphones é o mobile first.
Nesse caso, o Google prioriza sites que estão condicionados para a aparição de forma adequada na forma mobile.
Considerações finais
Aventurar-se no ambiente digital pode ser uma ação de muitas responsabilidades e, por isso mesmo, precisa ter uma atenção especial.
Diariamente, as empresas são bombardeadas por novas formas de se instaurar dentro dessa perspectiva.
Contudo, não é sempre que há a expertise necessária para, por exemplo, obter um bom ranqueamento no Google.
Por isso, considerar como funcionam os seus motores de busca e aplicar algumas estratégias pode ser essencial para o avanço dentro dessas plataformas de busca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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