Saiba como recepcionar bem os novos colaboradores de sua empresa

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 8, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Primeiras impressões melhoram o processo de adaptação e influenciam nos resultados

Já ficou perdido e inseguro ao começar em um emprego novo? Esse é um relato comum, pois muitas empresas acham que o processo de recrutamento termina na contratação. No entanto, garantir uma boa recepção de novos funcionários faz diferença e é um assunto que deveria receber mais atenção.

Para começar, é fundamental oferecer ao novo colaborador tudo o que ele precisa para trabalhar, como materiais de escritório, mesa e cadeira ergonômicas, computador etc. Entretanto, isso não basta. É importante também pensar na integração com os colegas e em deixar claras as novas funções de quem está começando.

Pessoas que tiveram uma boa introdução em uma nova empresa relatam que se adaptam mais rápido e também que se sentem mais motivadas a realizar um bom trabalho. Todo gestor experiente sabe que a satisfação do funcionário influencia em sua produtividade, e isso deve começar já quando ele chega na empresa.

Vai contratar mais gente para a sua equipe? As dicas dessa lista podem te dar boas ideias para fazer com que seus colaboradores vistam a camisa da empresa.

Programe o primeiro dia

É importante que o novo colaborador se sinta bem-acolhido quando chegar para o seu primeiro dia de trabalho. Portanto, avise na recepção e também aos colegas do setor sobre a nova contratação. Se possível, esteja pessoalmente para dar as boas-vindas quando ele chegar ou delegue alguém da equipe para fazer isso.

Também é interessante marcar uma reunião de equipe nesse dia. Assim, além de apresentar o novo colaborador aos colegas, vocês também podem começar a familiarizá-lo com as dinâmicas e os projetos nos quais ele deve se envolver nos primeiros dias.

Explique atribuições e regras

É fundamental que o novo colaborador entenda exatamente quais serão as suas funções e também as regras da empresa. Se existe um treinamento oficial no qual essas coisas já foram ditas, certifique-se, no primeiro dia, se ele ficou com alguma dúvida. Se sim, tire um tempo para explicar essas coisas, no detalhe.

Apresente a empresa 

Faça um tour pela empresa com o novo funcionário, o que vai ajudá-lo a se familiarizar com os espaços. Explique onde ele deve ir para desempenhar suas principais funções iniciais e também mostre as facilidades, como a copa e os banheiros.

Prepare um kit de boas-vindas

Deixe na nova mesa do colaborador um kit de boas-vindas. Aproveite para reforçar o senso de pertencimento da pessoa com a sua marca, incluindo no kit alguns materiais de papelaria com o nome da empresa. Complete com um chocolate ou um docinho especial. Não sai caro e todo mundo gosta.

Acompanhe de perto 

Nos primeiros dias, é normal que o novo funcionário tenha dúvidas sobre praticamente tudo. Se coloque à disposição para responder as perguntas, fique de olho e pergunte se a pessoa precisa de ajuda nesse período de adaptação. Se não conseguir, delegue essa função para alguém da equipe que seja da sua confiança.

Esse acompanhamento continuará sendo necessário com o passar do tempo, mas, em geral, se é bem feito no início, logo vai criando no novo colaborador a confiança necessária para desenvolver certa autonomia e resolver cada vez mais coisas sozinho.

Estimule a integração

Seja na hora do cafezinho, em um almoço ou até em um happy hour no final do expediente, é interessante promover a integração entre seus colaboradores, o que é bom para o trabalho como um todo e também costuma ser eficiente para ajudar um novo integrante a se sentir parte da equipe mais rápido. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.