Saiba como fidelizar seus clientes e melhorar a experiência de compra

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em março 10, 2023

Fidelizar clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Mas, afinal, como fazer isso da maneira certa?

Seja para prestadores de serviços online, para lojas físicas que recebem pagamentos com maquininha de cartão ou para venda de infoprodutos, a fidelização é fundamental.

Neste artigo, você vai aprender diferentes estratégias práticas para melhorar a experiência de compra e aumentar a fidelidade dos clientes, resultando em um relacionamento duradouro e benéfico para ambos os lados.

1. Conheça o comportamento do cliente

Conhecer bem o cliente é fundamental para fidelizá-lo, pois permite que o negócio ofereça soluções mais adequadas e personalizadas para suas necessidades, o que aumenta a satisfação e a lealdade do cliente.

De fato, é importante ir além das informações básicas coletadas por formulários ou pesquisas e realizar uma análise de dados para segmentar os diferentes tipos de clientes e entender melhor o contexto por trás dessas informações.

Assim, a empresa pode oferecer uma publicidade menos invasiva e quebrar a resistência natural do cliente às ofertas, oferecendo soluções mais adequadas e no momento certo.

Além disso, conhecer o público-alvo também permite que o negócio antecipe suas necessidades e expectativas, oferecendo uma experiência de compra mais satisfatória e personalizada, o que aumenta a fidelidade do cliente.

2. Segmente a sua base de clientes

O marketing direcionado é uma estratégia de identificação de grupos de clientes e suas características para entregar campanhas mais efetivas e personalizadas.

Para isso, é necessário entender o perfil do consumidor e segmentá-lo com a maior precisão possível.

Sendo assim, deve-se começar identificando qual produto ou serviço atende às necessidades ou aos desejos do cliente e em qual momento ele está interessado ou precisa da solução vendida.

A segmentação pode ser feita de várias formas como, por exemplo, demográfica, geográfica, firmográfica, psicográfica e comportamental, vai depender de uma análise de dados.

3. Estude a jornada de compra do seu público

Além disso, conhecer a jornada de compra do cliente é essencial para fidelizá-lo, pois isso permite que a empresa ofereça uma abordagem personalizada e efetiva em cada etapa do processo de compra.

É importante, de fato, entender que o cliente que está no topo do funil não quer ofertas, pois está em busca de informações para entender a solução e como ela pode ajudá-lo.

Por outro lado, o cliente no fundo do funil já sabe o que quer e não está interessado em informações gerais sobre a solução.

Ao oferecer a solução certa no momento certo, a empresa cria uma experiência de compra mais satisfatória para o cliente e aumenta as chances de fidelização.

4. Convide clientes para conhecer novos produtos

De fato, a distribuição de itens para clientes em potencial é diferente de entregar para qualquer pessoa, pois apenas o público segmentado compra depois.

Assim, a organização de eventos depende da atração de um público interessado e os convites precisam ser entregues a um público altamente segmentado para render bons frutos e estabelecer uma relação de confiança.

5. Faça recomendações com base nas compras

De fato, as compras dos clientes fornecem informações valiosas sobre suas preferências, além de gerar lucro.

A técnica de retargeting é amplamente utilizada no e-commerce para explorar essas informações e atrair clientes com novas ofertas e promoções.

Além disso, essa estratégia também pode ser aplicada em estabelecimentos físicos, desde que haja uma ferramenta de pagamento que permita o cadastro dos clientes e o acompanhamento de suas compras.

6. Recomende os produtos de uso contínuo

Produtos de uso contínuo, como medicamentos, alimentos, roupas e produtos de limpeza, são comprados regularmente.

Para aproveitar isso, por exemplo, um comércio pode enviar notificações aos clientes quando eles devem precisar do item novamente. Isso pode ser programado com base no período estimado de uso do produto.

7. Rankeie seus leads

Lead scoring é uma estratégia que envolve dar uma pontuação para avaliar o potencial de um lead se tornar um cliente.

As ações que um lead toma em resposta às iniciativas da empresa determinam a pontuação. Por exemplo, o download de um conteúdo oferecido pela empresa aumenta a pontuação do lead, enquanto deixar de abrir um e-mail diminui.

Ao final, essa estratégia ajuda a identificar em quais leads vale a pena investir em uma comunicação mais personalizada.

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