Nos últimos anos, o crescimento do home office foi responsável por transformar a maneira como as pessoas e as empresas enxergam o trabalho. O isolamento durante o período da pandemia motivou reformas e até mudanças.
Se você ficou em casa durante um período mais longo, provavelmente pensou em novas cores para renovar a casa, além de mudanças nos móveis e na decoração.
Combinar o espaço de moradia, descanso e lazer é um desafio, principalmente para quem busca manter a produtividade e evitar a procrastinação. A boa notícia é que é possível criar um home office criativo, independentemente do espaço ou do orçamento disponível.
Iluminação
Um dos aspectos chaves no desenvolvimento de um projeto de ambiente é a escolha da iluminação. Ambientes com iluminação natural são sempre muito agradáveis e confortáveis para quem usa.
Caso não seja possível usar a luz natural no seu home office, invista em um projeto luminotécnico que contemple a iluminação ideal para a sua produtividade.
Embora muitos profissionais indiquem a luz neutra (luz fria) para os ambientes de trabalho, no home office você tem a opção de escolher a iluminação que preferir. A luz amarela pode ser uma excelente indicação, já que promove conforto e bem-estar.
Ergonomia
Não basta pensar em criatividade, a qualidade do espaço e o conforto são dois aspectos que pesam muito na produtividade.
Por isso, invista em um ambiente ergonomicamente pensado para você. Use cadeiras com regulagem, apoio para os pés (caso necessário) e mesa na altura adequada.
Tão importante quanto os móveis é a disposição do profissional em manter a qualidade da sua postura, por isso, adeque a postura à sua posição, ajuste os equipamentos ao seu corpo, trabalhe na distância adequada para conseguir executar as atividades sem dificuldade.
O profissional não deve abrir mão desse cuidado por acreditar que “estar em casa” é sinônimo de conforto. Trabalhar em uma posição ruim causa danos físicos a médio e longo prazo.
Móveis inteligentes
Alguns profissionais não têm recursos para montar um home office do “zero”, enquanto outros podem criar um ambiente totalmente novo e personalizado.
No primeiro caso, a dica é usar os móveis que você já tem em casa, adaptando-os às suas necessidades. No segundo caso, os móveis planejados podem ser a solução perfeita.
É bacana montar um projeto de home office com móveis que dialoguem com o estilo da casa, porém, isso não é uma regra. É interessante aproveitar esse espaço para traduzir a personalidade de quem vai utilizá-lo.
Provavelmente você conhece a máxima “menos é mais”. Na escolha de móveis e formatação de todo o seu projeto de home office, é recomendado que essa lógica seja aplicada. Cuidado com os exageros e atenção à funcionalidade do ambiente.
Cores
As cores das paredes e dos móveis devem ser escolhidas com atenção, já que elas desempenham um papel importante no resultado, além de influenciar no conforto e bem-estar em um ambiente.
Não há uma regra particular que se aplique ao home office, a dica é escolher cores mais claras se você quiser uma sensação de amplitude e claridade. Cores vibrantes são mais estimulantes e podem ser utilizadas de forma estratégica, principalmente para quem busca aumentar a criatividade.
Como você pode ver, o home office permite a personalização do espaço, o que ajuda a criar uma sensação de conforto e bem-estar, traduzindo a sua personalidade.
Embora o home office seja um ambiente de trabalho, ele também faz parte da sua casa, por isso ele deve ser projetado de uma maneira que atenda às suas necessidades de forma plena, mas sem abrir mão da sua personalidade.
Aproveite a possibilidade de personalização e invista em referências que traduzam seus interesses e gostos pessoais, com quadros, miniaturas, decoração e detalhes que representam uma parte da sua personalidade.
Deixe um comentário