Saiba a importância do Marketing de Conteúdo para o seu blog

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em abril 11, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa promover a atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante, como ocorre ao desenvolver textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais de valor e relacionados aos interesses/dúvidas dos potenciais clientes. 

Diante disso, esse método não realiza uma promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas, criando uma relação de confiança e direcionando o usuário na jornada de compra.

Ou seja, essa estratégia de marketing tem como foco promover o engajamento da audiência, além de fazer com que o número de clientes de uma empresa cresça de forma mais qualificada, visto que também é possível atrair e fidelizar os consumidores.

Tudo isso é feito por meio da criação de um conteúdo que é relevante para o cliente, sendo capaz de atrair sua atenção. 

Neste artigo você entenderá a importância do marketing de conteúdo para suas estratégias no ambiente físico e digital, assim como suas etapas e benefícios. Confira os detalhes a partir da leitura a seguir!

As etapas do marketing de conteúdo 

Para aplicar a estratégia de marketing de conteúdo, que é direcionada para a atração dos clientes por meio de um material relevante e de qualidade, é fundamental compreender as 5 etapas dessa estratégia.

A primeira ação diz respeito ao planejamento da estratégia, que visa determinar quais são as metas e pessoas que serão atingidas com cada ação – traçando as necessidades da marca e dos consumidores em potencial. 

A segunda etapa visa elaborar uma persona, que é um personagem que ajuda a determinar quem é o cliente, seu perfil, gostos e interesses. Ou seja, torna as ações e conteúdos mais assertivos.

Já a terceira etapa consiste na criação e elaboração de conteúdo, que pode ser produzido a partir de formatos como:

  • E-books;
  • Blog posts;
  • Email marketing;
  • Vídeos;
  • Fotografias;
  • Infográficos;
  • Folders.

Após a produção, a quarta etapa diz respeito à distribuição do conteúdo, ou seja, a promoção e envio desses materiais nos canais de divulgação mais adequados de sua empresa. Isso envolve os sites, redes sociais e até mesmo o mailing com os emails. 

Por fim, a quinta etapa consiste na ação de mensurar os resultados. 

Dessa forma é possível ter um controle e melhor gerenciamento dos resultados, identificando quais foram as interações sociais, as métricas e elementos referentes ao tráfego, otimizando as próximas ações realizadas.

Os benefícios do marketing de conteúdo 

Não basta apenas querer vender e aumentar o número de clientes sem ter estratégias e um conteúdo de qualidade em seus canais. Ou seja, sem ter um direcionamento capaz de realmente converter e fidelizar esses usuários. 

Mas, efetivamente falando, quais são os benefícios de investir em um conteúdo de qualidade? Listamos os principais a seguir:

  • Aumento do tráfego no site;
  • Melhora a visibilidade da sua empresa;
  • Promove o engajamento com o negócio;
  • Melhora a geração de leads qualificados;
  • Aumenta o número de vendas;
  • Agrega uma imagem positiva à empresa;
  • Melhora o relacionamento da empresa com o cliente. 

Ou seja, com um conteúdo que seja direcionado para o público-alvo, sua empresa consegue aumentar o tráfego, que são as visitas em seu site e redes sociais, além de ter mais credibilidade e engajamento com seu negócio. 

A melhora do relacionamento entre a empresa e os clientes é um objetivo que precisa ser alcançado se a empresa tem a intenção de obter um diferencial diante da concorrência. 

O planejamento do conteúdo para sua empresa

O planejamento do conteúdo para sua empresa diz muito sobre as 5 etapas do marketing de conteúdo que falamos acima. Mas, iremos reforçar alguns passos a seguir:

  • Defina seus objetivos;
  • Identifique quem é público-alvo e defina sua persona;
  • Identifique os canais que receberão as publicações;
  • Crie um cronograma para realizar as publicações;
  • Realize o monitoramento dos canais.

Sua empresa precisa saber aonde quer chegar, ou seja, quais são seus objetivos, metas e planejamento dentro do setor do marketing digital e para o negócio como um todo, aliando as ações para alcançar tais resultados. 

Somente com objetivos bem definidos é possível traçar estratégias assertivas. 

Outra ação importante é identificar o público-alvo e definir a persona. Não dá para enviar um conteúdo para as pessoas se elas não possuem interesse por esse material ou tema. 

Assim, mais do que só definir o público, é preciso conhecer seus clientes reais e as características desta audiência, bem como considerar diferentes estágios em uma jornada de compra, segmentando esse público.

Ou seja, conhecer quais são os interesses, os desejos e temas de interesse são fundamentais para as empresas que desejam ter uma melhora no mercado, direcionando o material certo em cada etapa de contato com o consumidor conforme as personas criadas.

Já a identificação dos canais é importante por envolver as formas de distribuição dos conteúdos, considerando as especificidades das plataformas, do público e do tipo de mensagem a ser transmitida. 

Nesse sentido, é possível considerar a postagem de sites, redes sociais, envio de email marketing, vídeos, dentre outros, conforme a evolução no interesse de compra e tipo de negócio. 

Por exemplo, em vendas de materiais de uso mais urgente ou serviços imediatistas, os tipos de contato podem ser mais ágeis e simples.

Além disso, sua empresa precisa entender em quais canais ela estará – e isso depende diretamente do conhecimento e relação com o público-alvo e quais desses canais realmente é possível aproximar o negócio do consumidor. 

Também realize o cronograma das publicações, considerando ações de maior porte e de forma estratégica, facilitando o processo produtivo.

Esse cronograma representa organização e planejamento por parte da sua empresa, sendo essencial para obter bons resultados em sua área. 

Por fim, o monitoramento dessas postagens e do envio dos conteúdos é fundamental para ver a aderência do público e quais temas são realmente relevantes para essa audiência, direcionando as abordagens seguintes. 

Também é possível avaliar quais tipos de material mais atraem consumidores e quais são mais efetivos para converter vendas, tornando as ações cada vez mais eficazes.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.