Realizar reformas é uma ação que pode trazer benefícios a longo prazo para o ambiente, e uma destas modalidades que certamente apresentam vantagens ao ser realizada é a reforma ecológica.
Com o objetivo principal de transformar o imóvel, sendo uma casa ou até mesmo uma empresa em alguns casos, em uma propriedade que é ecologicamente sustentável, o formato não apenas requer certos equipamentos ou a mobília correta.
Dentro do campo da reforma ecológica, são considerados os materiais que são usados com origens vindas de forma sustentável ou que a empresa se certifique de realizar proteções na natureza para que, assim, os recursos que serão usados seja feito de modo inteligente.
Com o conceito de ser uma bioconstrução, algo que empresas de terceirização de mão de obra também podem adotar, a reforma ecológica deve ter o mínimo de impacto ambiental possível, mantendo as funções e a estética do local.
Assim, quando se tem um conhecimento mais aprofundado sobre como funciona e as vantagens que pode oferecer para quem adere a este formato, o imóvel ganha um maior enriquecimento.
Isso porque pautas como ecologia e construção civil, ou os impactos que o mercado gera, estão cada vez mais sendo discutidos, por isso transformar um local em algo amigável e que não gera impactos a natureza, ganha uma maior valorização.
Sendo assim, se um indivíduo ou empreendimento deseja realizar a reforma ecológica, é fundamental que se tenha os conhecimentos das vantagens que esta escolha oferece.
Para que, desse modo, as formas de fazer a reforma seja melhor elaborada e com isso, o resultado não ajuda somente o ser humano como também, a natureza que poderá ter mais chances de se regenerar mantendo seus biomas e sua vida silvestre em bom andamento.
Os benefícios da reforma ecológica
Para que uma reforma ecológica seja feita, é importante que primeiramente se tenha os conhecimentos dos benefícios que a prática trará futuramente ao dono do imóvel, podendo-se pontuar:
- Conforto térmico;
- Sustentabilidade;
- Diminuição de resíduos;
- Redução de gastos de energia elétrica.
Com materiais cuja durabilidade seja boa, como a madeira ecológica para fachada, por exemplo, saber escolher aqueles que podem evitar a transmissão de calor para dentro dos cômodos ajuda na reforma ecológica.
Isso porque o aquecimento leva ao desconforto e, com isso, a busca por equipamentos que possam reverter o quadro, gerando um aumento de uso da energia que reflete nas contas, aumentando os gastos e os impactos na natureza.
Usar telhas ecológicas é uma das formas de benefício que oferece para o local, tanto de fibrocimento quanto também os telhados verdes, fazendo com que haja maiores arejamentos entre os cômodos e, assim, os deixe mais frescos.
Alguns formatos de construção ou reforma visibilizam a sustentabilidade com itens que não geram resíduos, ou se geram, possam ter menos gastos com a contratação de serviços de içamento, por exemplo.
Materiais recicláveis ou reutilizáveis são uma das vantagens que esse formato de reforma pode incluir, fazendo com que a diminuição de resíduos durante o processo seja mais baixa que a maioria das obras e reformas que não tem viés ecológico.
Outro ponto benéfico está em torno das reduções de gastos de energia elétrica. Isso ocorre devido a instalação e a busca por usar a energia solar como o principal recurso.
E, além de ser uma energia limpa, também é uma alternativa mais econômica que oferece benefícios a longo prazo, mesmo que inicialmente sua instalação seja mais cara que as formas de energia de hidrelétrica.
Para que as vantagens ofereçam bons resultados ao negócio, é imprescindível que se tenha um conhecimento dos materiais para fazer a reforma e até mesmo um descarte de tinta caso haja obras mais grandiosas.
Ao se ter um conhecimento de como as vantagens irão agregar valores, as chances da reforma ganhar resultados positivos cresce em larga escala e, assim, a valorização do imóvel ocorre em alinhamento com os benefícios naturais que são proporcionados.
Como fazer uma boa reforma?
Para que uma reforma seja elaborada e traga um melhor resultado para a natureza como os futuros residentes do local, com algumas técnicas é possível que este objetivo seja concluído e gere vantagens para ambos os lados.
1. Investir em claraboias e paredes de vidro
A iluminação é um dos recursos que pode não apenas ser ecológico, como também econômico para o orçamento de quem vive no local, além do uso de materiais já feitos desta forma como pedra de construção.
As claraboias são janelas no teto feitas de vidro que contribuem para que a iluminação natural se propague ainda mais dentro de um ambiente, sendo somente em um canto concentrado ou em alguns casos, por quase todo o teto.
Já as paredes de vidro, por outro lado, também contribuem com a iluminação e faz com que o ambiente tenha uma incidência de luz mais natural, fazendo com que, desse modo, a necessidade de energia artificial seja menor.
Isso torna-se um contribuinte para as contas de energia no final do mês, já que com a iluminação natural que ocorre por boa parte do dia, a necessidade do artificial é voltada somente para períodos noturnos em casos de necessidade.
2. Lâmpadas de LED e sensores
Chegando o momento de iluminar o local durante a noite, as lâmpadas de LED são as opções mais usadas quando trata-se de iluminação, especialmente porque não necessitam de muita energia para funcionar.
Outro fator positivo e que agrega valor é que as lâmpadas neste formato também não esquentam o ambiente e a diminuição de energia também diminui por não haver tanta necessidade de aparelhos para resfriar os cômodos.
Em casos de maiores controles, o sensor é uma opção que colabora para que a casa seja mais ecológica, não existindo o risco de a lâmpada de LED ficar acesa e, com isso, gastar ainda mais consumo de energia que reflete no fim do mês.
3. Reutilizar água da chuva
O uso da água é outro ponto que pode gerar gastos e acabar impactando a natureza, por isso, para que a reforma ecológica ganhe um aspecto ainda mais sustentável, usar a água da chuva é um dos meios.
Criar sistemas que possam armazenar e dirigir estas águas para uso em descargas, pias ou até mesmo um aspersor irrigador agrícola para pequenas hortas são ações que ajudam, além de gerar uma economia nas contas do final do mês.
Essa utilização da água deste modo permite que a casa possa ter um maior equilíbrio em suas ações e fazer com que impactos de forma positiva sejam gerados na natureza.
4. Torneiras de pressão
Alguns equipamentos podem ser usados como uma forma de ajudar no sistema ecológico da casa, e um deles é o uso de torneiras de pressão, cuja instalação com massa corrida impermeabilizante oferece boa durabilidade.
Este modelo de torneira possui um tempo para que a água seja liberada em apenas por alguns segundos e, com isso, gera uma economia por não haver ocorrências como ficar pingando após o uso ou, então, deixá-la aberta.
O uso da torneira de pressão pode ser feita tanto na cozinha como no banheiro, proporcionando uma boa economia que é percebida no final do mês.
Considerações finais
Questões ecológicas estão cada vez mais em pauta dentro da sociedade, principalmente com o constante uso dos recursos naturais sem quaisquer cuidados ou preocupações para que sejam repostos em algum momento.
Como a área de construção civil é uma das que mais geram impactos no meio ambiente, é fundamental que uma reforma ecológica, ao ser elaborada, busque por aspectos que façam com que uma casa seja estruturada de modo que não agrida o ambiente.
Ações como usar claraboias ou usar a água da chuva para ações como limpezas são formas de ter a reforma ecológica dentro do ambiente, além de lâmpadas de LED e torneiras de pressão para controlar o fluxo do líquido.
Outra forma benéfica que essa reforma proporciona é que há uma maior conforto térmico se utilizar determinada telha modulada 8mm de fibrocimento ou então telhados verdes, além do aproveitamento de luz e circulação de ar natural.
Com um local melhor preparado e com viés ecológico, torna-se mais propício para que ações como sustentabilidade e redução de gastos que impactam a natureza ocorram, refletindo até mesmo no bolso de quem vive dentro do local.
As pautas de preservação da natureza são cada vez mais realizadas dentro do mercado e por isso, quanto mais o indivíduo compreender que reformas ou construções ecológicas ajudam o meio ambiente, melhores podem ser os resultados futuros em torno das ações.
Assim, mesmo que haja alguma interferência na natureza, também se possui um equilíbrio para se recuperar aquilo que foi perdido e mantê-lo novamente em boas condições.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário