Principais estratégias de marketing importantes para o seu negócio

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em setembro 28, 2022

Investir em marketing, há alguns anos, deixou de significar apenas um acréscimo para as empresas venderem mais e tornou-se quase uma necessidade quando o assunto é ter uma presença online estruturada, sendo fundamental conhecer as estratégias de marketing para trabalhar a imagem digital de uma marca ou empresa e ampliar seus resultados.

O conceito de estratégia é basicamente, arquitetar um plano para atingir um objetivo. 

Aplicando esse conceito ao mundo empresarial, quer dizer uma soma de ações, que, quando colocadas em prática, contribuem para alavancar vendas, construir ou melhorar positivamente a imagem de uma marca, atrair clientes e se tornar referência no nicho atuante. 

As principais e mais comuns estratégias de marketing encontradas no mercado são:

  • Marketing digital;
  • Marketing de conteúdo;
  • Inbound e outbound marketing;
  • Marketing de guerrilha.

Todas essas ações precisam vir acompanhadas de um prévio planejamento estratégico – processo que serve para auxiliar a organização sobre por onde começar, como fazer e onde se quer chegar, analisando cenários, definindo metas e propondo ações; além de um plano de negócios estruturado.

Componentes de um bom plano de negócios

Um plano de negócios, chamado também de plano empresarial, é um documento que ajuda na definição e formalização de quais estratégias serão utilizadas, quais os recursos disponíveis, as pessoas envolvidas e os requisitos necessários para um projeto em uma empresa.

Com um plano de negócios bem feito, os riscos de imprevistos durante a realização de um projeto ou até mesmo na criação de um empreendimento, são reduzidos, aumentando as chances de sucesso. 

Segundo um estudo realizado em 2014 pelo SEBRAE de São Paulo, a origem principal do fracasso das empresas é a falta de um planejamento prévio.

O estudo mostra que 55% dos entrevistados não levantaram um plano de negócios antes de abrir suas empresas, o que mostra a importância dessa organização.

Uma instituição de cursos técnicos que oferece o curso de gestão de recursos humanos ead, por exemplo, antes de divulgar esse e outros cursos em seu portfólio, precisa ter um plano de negócios.

Isso ocorre pois, no momento de seu planejamento, ideias diferentes de abordagem podem surgir, fazendo com que essa empresa repense e até mesmo crie novas formas de divulgação.

Um bom plano de negócios compreende os seguintes pontos:

  • Ter definido qual o público-alvo da empresa;
  • Estruturar o que a empresa trará de inovador ao mercado;
  • Decidir quais canais de comunicação serão utilizados;
  • Checar a possibilidade de firmar parcerias;
  • Organizar os custos e previsão de lucros.

Como as estratégias funcionam na prática?

Um hospital com um time de profissionais formados em gestão hospitalar, poderia utilizar a estratégia de endomarketing, onde a comunicação é direcionada para os próprios funcionários da empresa, buscando engajar os membros e reforçar a imagem da organização entre os mesmos.

Essa estratégia, especialmente quando aliada ao setor de Recursos Humanos, pode trazer vários benefícios. 

Fornecendo aos funcionários da empresa um curso de gestão de pessoas online – sendo um bom incentivo de aprendizado contínuo -, melhorando a comunicação, propondo atividades diferentes na rotina, etc., os resultados serão de uma equipe mais comprometida, produtiva, além de tornar o clima da empresa mais saudável.

Um exemplo diferente que traz o uso de uma estratégia de marketing é o de uma faculdade de vendas e marketing, que busca atrair o máximo de alunos para se matricular no primeiro semestre do ano letivo.

Nesse caso, pode optar por estratégias como inbound e outbound marketing, que são mais focadas em fazer o público-alvo perceber na empresa, uma oportunidade ou vantagem que ainda não conhecia em relação às demais.

Para o aluno que pesquisa por gestão financeira ead preço e faz parte parte do público-alvo dessa faculdade, ser impactado pelos conteúdos, e-mails, notificações e anúncios, contribuirá para que ele faça sua escolha.

Quais estratégias são indispensáveis?

Cada empresa busca um objetivo diferente com uma estratégia de marketing, e fora dos exemplos citados acima, existem estratégias que são ‘’padrão’’ e importantes para as empresas independente do seu objetivo, são elas:

  • Marketing de relacionamento, para conquistar e fidelizar os clientes;
  • Marketing de produto, responsável por apresentar o produto ao mercado;
  • Marketing humanizado, buscando se conectar ao consumidor de forma humana;
  • Gerenciamento de redes sociais, mantendo-as sempre atualizadas.

Essas são estratégias que se complementam entre si e são cruciais para qualquer negócio.

Tanto as estratégias de marketing, quanto o planejamento estratégico e o plano de negócio são componentes essenciais para uma empresa ter bons resultados utilizando várias ações que fazem sentido de acordo com seu objetivo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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