Em uma sociedade que precisa de dinheiro para sobreviver, escolher uma carreira para seguir durante a maior parte da vida pode causar extrema pressão, principalmente às pessoas de 20 anos. Essa pressão vem acompanhada de estudos, aulas de ensino médio, além dos cursinhos e vestibulares da faculdade.
No entanto, alguns fatores que contribuem para a indecisão precisam ser considerados na hora de escolher uma profissão. Antes de tudo, é importante saber o que você gosta de fazer. Muitas pessoas acham que isso não é tão relevante, porém, no trabalho é onde passamos a maior parte do tempo. Além disso, é importante ter uma ideia de qual estilo e qualidade de vida se espera construir.
A maior parte das pessoas escolhem estudar para residência médica por diversos motivos. Além de ser uma profissão bem reconhecida, é também bem remunerada e possibilita seguir por diversos caminhos. Devido a essa variedade de carreiras, muitos estudantes de medicina sentem dificuldade para escolher a especialidade certa. Confira algumas dicas para ajudar nessa decisão e saiba quais fatores considerar.
Aproveite a graduação
A graduação é um dos momentos mais esperados pela maioria dos jovens, e é uma oportunidade de fazer amigos, participar de festas, além de ser um momento para aproveitar a liberdade. No entanto, também é uma época de conhecer mais sobre a futura profissão e suas ramificações.
Aproveite as aulas para estudar e entender além da teoria, mas também um pouco da rotina do profissional, o salário esperado e o tempo de especialização. É importante que esses pontos tenham compatibilidade com seus planos de vida.
Veja a possibilidade de conhecer a rotina de perto
Um dos principais conselhos fornecidos no ensino médio, no período de dúvida entre qual graduação escolher, é conhecer o dia a dia da profissão almejada. Nem sempre isso é possível na medicina, mas se for uma possibilidade, dependendo de qual ramo queira, você pode usar como uma forma de adquirir maior conhecimento sobre a especialidade.
Além de ter uma ideia do cotidiano do profissional, você pode ter uma prévia de como seria seu dia a dia trabalhando na área e conferir se a rotina é compatível com seus planos para o futuro.
Fale com profissionais da área
Outro conselho bem popular é falar com um profissional da área. Se tiver abertura, você pode pedir ajuda para um professor. Mesmo que ele não seja da área, pode conhecer alguém que seja. Aproveite para conhecer um pouco sobre a rotina, os desafios e os benefícios da área.
Além disso, você pode explorar as ramificações da área e suas possibilidades, como centro cirúrgico, clínica particular ou se concentrar em pesquisas acadêmicas. Seja qual for a área na qual esteja interessado, é importante saber um pouco sobre o que esperar da rotina e verificar se ela faz sentido para sua vida pessoal e familiar.
Reveja suas prioridades e sonhos de vida
Muitas vezes, queremos muito algo na vida e não lembramos que, por vezes, há sacrifícios para atingir aquele sonho. Por isso, é de extrema importância que você mantenha seus planos profissionais e pessoais flexíveis e tenha em mente quais são suas prioridades.
A carreira médica é um desafio para ser estudada e praticada. Recentemente, durante a pandemia de covid-19, o assunto sobre saúde mental na medicina foi levantado pela mídia, por meio de documentários e matérias que mostravam a evasão de diversos profissionais da área.
Entretanto, também vimos diversos profissionais que já não praticavam a medicina voltarem a campo. Por isso, é importante que você tenha um plano flexível para as adversidades e, mais ainda, que a saúde mental esteja em dia, a fim de enfrentar essas adversidades.
Deixe um comentário