Nos últimos anos, desde o início da pandemia, as compras virtuais foram conquistando cada vez mais o consumidor que, mesmo com o fim do distanciamento, continuou realizando compras online.
Os motivos para isso são diversos. Segundo Eduardo Córdova, CEO do market4u e grande especialista em e-commerce, o crescimento dos apps se deve ao fato de eles oferecerem uma boa experiência de compra ao consumidor.
Isso pode ser visto em opções como a Shopee, que cria jogos em seu app que oferecem descontos nas compras, ou então com a Shein, que oferece pontos quando o consumidor entra no app.
Mas, além de boas estratégias de marketing, o comportamento do consumidor também diz muito sobre o crescimento dos apps de e-commerce. No entanto, para entender esse novo comportamento, precisamos olhar para o passado das compras virtuais.
Como os e-commerces cresceram até hoje?
No Brasil, os e-commerces existem há cerca de 30 anos. Grandes nomes, como Mercado Livre e Submarino, foram um dos primeiros e-commerces a serem criados em território brasileiro.
No início, era difícil para esse modelo de negócios se estabelecer no mercado. Na época, o público ainda não tinha o costume de comprar online e a desconfiança sobre produtos vendidos na internet era bem maior, o que afastava os consumidores.
Conforme a internet foi se estabelecendo e ganhando a confiança das pessoas, os e-commerces começaram a crescer. No entanto, o que pode ter definido o sucesso dessas plataformas de vendas foi o surgimento dos smartphones.
Nesse momento, o público começou a ficar mais conectado e passou a usar as redes sociais, que era novidade na época. Isso fez com que novas lojas surgissem e conseguissem crescer no mundo digital.
Depois disso, com o surgimento da pandemia, os e-commerces começaram a ter ainda mais espaço com consumidores precisando comprar online em razão do distanciamento social.
Devido a isso, nesse período, grandes nomes como Magalu e Shoppe foram os e-commerces que tiveram um grande sucesso de vendas no mundo online. Para se ter uma ideia, em 2021, o e-commerce brasileiro teve um faturamento de R$ 182,7 bilhões, segundo relatório da Ebit Nielsen.
Esse número continuou a crescer, mesmo com o fim das medidas de distanciamento social. A verdade é que comprar online se tornou mais fácil e conquistou mais pessoas, principalmente pelos aplicativos.
Quais são os apps de e-commerce mais famosos?
Hoje em dia, muitas lojas virtuais possuem um aplicativo próprio, mas apenas algumas delas conseguiram chamar a atenção do consumidor.
Segundo o Relatório Setores do E-commerce, os maiores aplicativos de e-commerces brasileiros são:
- Mercado Livre, com cerca de 300 mil visitas mensais;
- Magalu, com uma média de 100 mil visitas mensais;
- iFood, com cerca de 55 mil visitas mensais;
- Casas Bahia, com aproximadamente 50 mil visitas mensais;
- Lojas Americanas, com cerca de 50 mil visitas;
- Netshoes, com 29 mil visitas mensais.
Além desses e-commerces, existem ainda os aplicativos de lojas internacionais que também fazem bastante sucesso no Brasil. Entre eles, tem a Amazon (com cerca de 150 mil visitas), a Shopee (com 130 mil visitas) e a AliExpress (com 70 mil visitas).
O que faz o público escolher os apps de e-commerce?
Existem muitos motivos que fazem os brasileiros escolherem os aplicativos quando o assunto é comprar online. Separamos abaixo os cinco principais para você conferir.
Conveniência
Hoje, comprar online já é visto como sinônimo de facilidade e conveniência. Por isso, um dos principais motivos que fazem o público comprar pelos aplicativos é a facilidade de poder encontrar variados tipos de produtos.
Preços
Outro grande atrativo dos aplicativos são os preços. Muitas lojas oferecem descontos especiais que só são acessados pelos apps. Além disso, por meio deles é mais fácil encontrar cupons de desconto e promoções especiais para pagar mais barato.
Diversidade
O terceiro motivo é a diversidade de produtos. Nos apps, o consumidor consegue conferir todo o catálogo de produtos de uma loja com um simples clique que o leva até onde deseja.
Flexibilidade
Os aplicativos de e-commerces são conhecidos pela flexibilidade de uso e de horários. Como todo mundo está sempre com o celular, fica fácil acessar produtos e realizar compras, além de ser possível fazer isso em qualquer horário do dia, fazendo com que o consumidor não dependa mais de um horário de funcionamento.
Pagamento
Por fim, os aplicativos oferecem pagamentos mais rápidos e fáceis. Como muitas pessoas mantêm aplicativos de bancos em seus smartphones, torna-se mais acessível a realização de pagamento, já que tudo está no celular.
Deixe um comentário