O que é semântica?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Conheça melhor essa área de estudos e a relação com SEO

A semântica é uma área da Linguística que se destina a estudar os significados e sentidos das palavras, bem como as mudanças e aplicações que vão surgindo no decorrer do tempo.

Com a linguística aplicada ao meio tecnológico, a semântica passou a influenciar tanto o que é produzido quanto o conteúdo para SEO.

Para entender essa relação, no entanto, é preciso definirmos alguns termos para entender algumas relações e saber o que é SEO  e como ele atua no momento.

Estudos semânticos e o que estudam

Seção ou sessão? Manga fruta ou manga de camisa? 

Na prática, a semântica se destina a compreender alguns fenômenos linguísticos, sobretudo a capacidade de as palavras se adaptarem a diferentes contextos, ganhando novas conotações e significados.

Mas, além de ver a palavra enquanto unidade, a semântica também compreende o campo em que se encontra, entendendo a forma como se relaciona com as demais unidades linguísticas, dando origem aos contextos.

Seja a palavra, o significado ou o contexto, tais estudos contribuíram e contribuem muito com a forma como as pessoas se comunicam, principalmente em meio às redes sociais, em que as palavras ganham novos sentidos diariamente.

E, chegando às redes sociais, com seus memes e gírias, esbarramos nesse ponto que vem movimentando o trabalho dos analistas de SEO: o SEO semântico.

O atual cenário do SEO

Uma série de parâmetros entra em questão no que concerne à atuação do SEO, uma otimização que auxilia sites a serem visualizados no buscador da Google.

Palavras-chave, links externos e internos, chamadas com copywriting, imagens e vídeos e espaçamentos adequados são algumas das ferramentas requeridas por essa estratégia de aumento de tráfego e visibilidade na internet.

Mas onde, exatamente, entra a semântica no SEO?

Especialistas criaram um novo termo para compreender o papel desses estudos no universo dos resultados da Google, dando origem ao termo SEO Semântico.

Veja a seguir como funciona.

SEO Semântico

A semântica estuda não só o significado das palavras, mas também o campo de sentido, isto é, o campo semântico ao qual pertencem.

Esse campo semântico tem se tornado bastante importante para SEO, pois aumenta as chances do seu site aparecer no topo das pesquisas no Google, garantindo que se apresente, inclusive, em uma busca menos direta. 

Esse conjunto é mais eficaz do que simplesmente usar palavras-chave, por ampliar a capacidade dos resultados. É, ainda, uma ferramenta essencial para o SEO funcionar, mas o Google tem mudado e avançado muito no que diz respeito às buscas.

As palavras conectadas ajudam a otimizar os resultados, conectando dados referentes ao que se busca. Isso pode gerar mais cliques e, quanto mais cliques, mais no topo sua página se mantém.

Quando se combinam essas marcações semânticas com os dados estruturais (que são a forma como os computadores entendem os dados organizados) é que se tem o SEO Semântico.

Sendo assim, os mecanismos de busca conseguem apresentar não só páginas que contenham elementos digitados, mas conteúdos similares ao que foi buscado, tornando a pesquisa mais inteligente.

A otimização na prática

Atualmente, se você digita “uva” no buscador do Google e mecanismos como a localização estão ativados, ele já entrega endereços de vinícolas ou estabelecimentos que contenham essa palavra.

Além disso, a depender do histórico de buscas do usuário, a Universidade Veiga de Almeida também pode aparecer — ou então benefícios da uva, diferenças entre tipos de uvas ou até canções que citam a fruta.

E por que resultados tão variados? 

O campo semântico do qual “uva” faz parte já abriga outras palavras relacionadas, como vinícolas, por exemplo, que dependem da fruta para existir.

Diante desse quadro, é perceptível o quanto o Google evoluiu ao entregar resultados, indo muito além de apenas mostrar o que significa um vocábulo, melhorando a experiência do usuário na web.

Cabe às empresas dominarem essas ferramentas para se manterem no topo das buscas e ganharem popularidade por meio dos cliques.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.