Nativa Precious Fiber: conheça melhor esse certificado

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O Nativa Precious Fiber é um dos principais certificados de sustentabilidade que existem

Saber a procedência dos produtos que consumimos é fundamental para adotarmos um consumo consciente. Isso é muito importante, uma vez que os recursos naturais não são infinitos e, como habitantes do planeta, precisamos administrá-los melhor e diminuir os danos causados ao meio ambiente.

Nesse sentido, o Nativa Precious Fiber é um certificado mundial que atesta que os produtos produzidos, além de respeitarem os pilares da sustentabilidade e rastreabilidade, também respeitam o bem-estar animal e a responsabilidade social corporativa. Isso significa que as práticas dos fornecedores podem ser rastreadas.

Para receber o Nativa Precious Fiber, a empresa precisa passar por um processo longo de comprovação de bons tratos animais e práticas sustentáveis. 

É preciso ter a mentalidade de que sustentabilidade é obrigação, além de trabalhar, preferencialmente, com fornecedores também certificados. Assim, a companhia garante uma cadeia de produção mais justa e totalmente sustentável.

Neste artigo, reunimos informações importantes sobre o funcionamento dos certificados sustentáveis e listamos os principais existentes aqui no Brasil. Confira!

Como funcionam os certificados sustentáveis?

As certificações de sustentabilidade foram criadas com o objetivo de demonstrar que a empresa respeita as questões ambientais nos processos de criação de suas soluções, desde a matéria prima até o descarte de resíduos. 

Além disso, eles ajudam o consumidor final a encontrar serviços e produtos de empresas que têm comprometimento com as soluções que protegem o meio ambiente.

Em resumo, os certificados funcionam como um mecanismo em que são atestadas algumas particularidades de um produto, o que legitima e garante que a empresa se enquadra em determinadas ações de sustentabilidade.

Dessa forma, a organização consegue comprovar sua preocupação com o planeta, procurando sempre minimizar os impactos gerados na sua cadeia produtiva.

Qual a importância de consumir produtos sustentáveis?

Ao consumir produtos sustentáveis, demonstramos nossa consciência socioambiental, ou seja, pretendemos ajudar a minimizar os impactos ambientais e preservar o planeta.  

Porém, além disso, há alguns outros motivos muito importantes que envolvem o consumo de produtos sustentáveis. São eles:

  • ajudar na diminuição da produção de lixo;
  • contribuir para que as fontes de energia renováveis sejam mais utilizadas;
  • ajudar na redução de materiais tóxicos;
  • garantir uma vida útil maior dos produtos adquiridos;
  • possibilitar a futura reciclagem de um produto;
  • contribuir para a diminuição de custos a longo prazo, uma vez que os produtos sustentáveis exigem um menor uso de energia elétrica, além de poluírem menos o meio ambiente.

Principais certificações de sustentabilidade no Brasil

As certificações de sustentabilidade, também chamadas de selos de sustentabilidade, atestam que uma determinada empresa segue as diretrizes focadas na diminuição dos impactos causados no meio ambiente devido à sua cadeia produtiva.

Isso tem uma importância muito grande, não somente para o planeta, mas também para atender as demandas de consumidores que estão cada vez mais conscientes nesse sentido. 

Atualmente, há mais de trinta certificações verdes no Brasil. Confira abaixo as principais entre elas:

BREEAM

Lançado em 1990, o BREEAM avalia o desempenho das soluções adotadas para diminuir o impacto ambiental da construção civil.

Carbon Trust Standard

A Carbon Trust Standard oferece certificações para empresas baseada no consumo de água, energia e emissão de CO2. A inspiração desse selo é minimizar o impacto ambiental que uma organização pode causar ao adotar práticas mais sustentáveis.

Ecocert

A Ecocert incentiva um modelo agrícola que favoreça o meio ambiente, certificando cosméticos naturais ou orgânicos e alimentos orgânicos.

ISO 14001

Oferecida no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ISO 14001 determina as exigências do sistema de gestão ambiental, levando em conta aspectos como preservação da biodiversidade, proteção das florestas e uso de recursos naturais.

Esse certificado de sustentabilidade é oferecido para organizações e empreendimentos de todos os setores.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.