Móveis funcionais: O que são? Saiba as vantagens!

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 30, 2022

Os móveis funcionais foram criados para otimizar o espaço dos imóveis, principalmente os mais compactos. Com eles, é possível ter acesso a mais de uma utilidade, como no caso do sofá-cama.

Quando as pessoas encontram o imóvel que estavam procurando, independentemente de ser uma compra ou locação, querem decorá-lo da melhor forma possível. É muito satisfatório poder comprar uma peça nova para deixar a casa mais confortável.

Só que, hoje em dia, é muito comum encontrar projetos compactos e é fundamental ter bom senso na hora de decorá-los para não prejudicar o espaço disponível. Essa situação é mais comum nos apartamentos, e os móveis funcionais ajudam muito.

Eles costumam ser menores, e muitos recorrem aos móveis planejados para aproveitar bem cada canto da propriedade, mas nem sempre é possível investir nessa opção. Com isso, fazer a decoração pode ser um quebra-cabeça.

Mas existem muitas soluções que ajudam a encontrar a peça perfeita, independentemente do tamanho do imóvel, mas antes de comprar, é necessário se manter informado.

Pensando nisso, neste artigo, será possível ver qual é o conceito dos móveis funcionais e quais são as vantagens que eles podem trazer para os imóveis e seus moradores.

O que são móveis funcionais?

Os móveis funcionais são peças versáteis, porque não se limitam a uma única função. O exemplo mais clássico dessas peças é o sofá cama, que com alguns movimentos se transforma em cama e logo depois volta a ser um sofá.

Mas existem muitas outras possibilidades no mercado e com o mesmo mecanismo de funcionamento. Algumas opções costumam ser mais simples, como puxar uma gaveta ou erguer uma tampa, mas outras precisam de um bom lugar para funcionar.

Um bicama casal madeira é uma excelente opção para decorar e traz um toque especial, colaborando com a organização e o aconchego do espaço. Mas existem muitas outras opções no mercado, tais como:

  • Sofá-cama;
  • Puff baú;
  • Cama baú;
  • Nicho modular;
  • Estante multiuso;
  • Aparador.

Antigamente, o sofá cama era uma peça desconfortável e era muito difícil conseguir dormir. Hoje em dia, ele não substitui o conforto do colchão tradicional, mas evoluiu consideravelmente e traz aconchego para as visitas.

O puff baú também traz muitas vantagens porque aumenta as opções de espaço para guardar diversos objetos, incluindo cobertores, roupas, entre outros.

A cama baú é bem semelhante ao puff, tendo um compartimento embaixo do colchão que pode ser usado para guardar toalhas, roupas de cama, travesseiros ou qualquer outro objeto de sua escolha.

Quanto aos nichos modulares, conseguem otimizar a utilização do espaço de maneira vertical. São ideais para qualquer ambiente e ainda trazem um efeito de sofisticação e modernidade.

A mesma situação se aplica a uma estante personalizada multiuso, que pode ser usada em diversos ambientes do imóvel. Em suas divisões, é possível colocar vasos, livros, luminárias, plantas, entre outros.

Por fim, o aparador é um tipo de mesa que pode ou não ter gavetas e decorado de várias maneiras. Em seus compartimentos, é possível guardar louças e talheres usados em ocasiões especiais.

Os móveis funcionais cumprem várias funções e é possível usar mais de uma peça desse tipo no imóvel. Na hora de escolher, basta pensar nas necessidades do dia a dia e nas possibilidades que os espaços oferecem.

Vantagens dos móveis funcionais

Esse tipo de mobília está ganhando cada vez mais adeptos por conta de seu formato moderno e por contribuir com a decoração do ambiente. São excelentes alternativas para economizar e melhorar os espaços, por isso traz vantagens como:

Mais harmonia para o ambiente

Em imóveis com espaços integrados, como no caso da cozinha junto com a sala de estar, é interessante usar balcão e prateleiras vazadas para delimitar o espaço, mas sem prejudicar a beleza e a característica do ambiente.

O mercado traz muitas facilidades para melhorar o imóvel, como no caso de um toldo retrátil automático que bloqueia a entrada de luz solar em horários muito quentes durante o dia.

As prateleiras podem ser usadas como um tipo de parede, e vão receber objetos decorativos e eletrodomésticos. Quanto aos balcões, assumem a função de mesa e podem receber gavetas para guardar objetos.

Espaços confortáveis

As pessoas gostam de receber seus convidados e por essa razão precisam de uma mesa para que todos se sintam confortáveis durante as refeições, no entanto, essa peça pode atrapalhar a circulação no dia a dia.

Uma boa opção é uma mesa funcional que reduz o tamanho ou pode ser guardada, assim, não vai prejudicar o espaço e pode ser ampliada quando for necessário.

Ajuda na organização

Os imóveis pequenos têm uma tendência maior a ficarem desorganizados, e isso faz com que os cômodos pareçam menores do que realmente são, além de reduzir a beleza e prejudicar o conforto.

Para valorizar a textura de gesso em parede e outros aspectos da propriedade, vale a pena usar os móveis funcionais para manter tudo sempre organizado.

A cama baú, por exemplo, diminui a desordem porque oferece um compartimento embaixo do colchão onde pode ser guardado itens pessoais, roupas de cama, roupas de banho e pode ser perfeitamente acoplada à cabeceira.

É uma forma de economizar espaço, manter tudo organizado e tornar o ambiente mais convidativo e confortável.

Fácil de limpar

A maioria das peças possuem instruções de limpeza e a maior vantagem dos móveis funcionais é que eles trazem instruções fáceis de compreender e de colocar em prática.

Isso acontece por conta de seu design moderno, uso de materiais não tradicionais e fáceis de limpar, como no caso do plástico, vinil e metal.

Uma escada em aço galvanizado é muito mais fácil de limpar do que uma escada de madeira, tendo em vista que este material precisa de produtos específicos para tratar a matéria prima.

Mas além da facilidade na limpeza, fica muito mais fácil conservar essas peças e isso também é motivo para que cada vez mais pessoas comprem os móveis funcionais.

Custos mais baixos

Se alguém tem um quarto muito pequeno em casa, pode gastar muito dinheiro para fazer uma mudança estrutural, e quem vive em apartamento, geralmente não pode fazer essas alterações para não mexer na estrutura do prédio.

Os móveis funcionais surgem como excelentes alternativas porque não é necessário comprar várias peças de mobília para ter todas as funções necessárias no cômodo. Como resultado, é possível economizar espaço e dinheiro.

Por exemplo, é possível substituir a mesa de centro e as cadeiras laterais da sala por pufes. Um deles pode servir como superfície e ser usado como mesa de centro quando for necessário, enquanto os demais são assentos extras para os convidados.

Em uma loja de material de construção próximo, é possível adquirir superfícies de diferentes materiais que são colocadas em cima do pufe quando quiser usá-lo dessa forma.

Isso evita o constrangimento de não ter lugar suficiente para todos os convidados ou ter que gastar dinheiro com peças extras que vão ocupar ainda mais espaço.

Mais sustentabilidade

Viver com o mínimo é uma forma de gerar menos impactos ao meio ambiente, algo que as gerações futuras agradecem. Com os móveis funcionais, não é necessário comprar peças diferentes para garantir o conforto e a praticidade do dia a dia.

Um painel canaletado amadeirado ajuda a decorar a sala e o morador pode usar um sofá-cama para complementar o ambiente, principalmente se o apartamento for muito pequeno e não tiver espaço para uma cama.

Qualquer peça que assuma mais de uma função vai evitar a necessidade de outros móveis, reduzindo os impactos ao meio ambiente, além de trazer mais economia de espaço e dinheiro.

Quem deseja adotar um estilo de vida minimalista pode contar com a mobília multifuncional, e como mostrado anteriormente, existem várias opções.

Melhora a circulação no espaço

Por fim, os móveis funcionais melhoram a circulação no espaço, pois é muito desagradável quando o imóvel é pequeno e as pessoas ficam esbarrando o tempo todo nas peças, seja no sofá, na mesa ou em uma cadeira.

Em um home office pequeno, uma mesa de escritório para duas pessoas economiza espaço, deixa o ambiente mais harmonioso, evita gastos desnecessários e possibilita uma circulação mais livre.

Considerações finais

Os móveis funcionais são excelentes opções para quem deseja mobiliar o lar, mas não tem muito espaço ou deseja economizar. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes opções e por preços que cabem no bolso.

Basta avaliar quais são as necessidades dos moradores, como é a rotina e quais são as possibilidades que cada cômodo oferece. Isso vai ajudar a escolher a mobília perfeita e transformar o lar em um espaço prático e aconchegante para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade