Você sofre com lábios rachados ou conhece alguém que tenha? Realmente é muito desconfortável, porque além de ficar descamando, às vezes até gera uma ferida na boca e isso é muito dolorido e constrangedor.
Neste conteúdo, você irá aprender como evitar, como cuidar da forma correta e com certeza, aprenderá bastante.
Os lábios são estruturas importantíssimas nos rostos, eles trazem uma sensação de juventude, atratividade e saúde.
Quando eles ficam ressecados, além do incômodo estético, por exemplo, o batom também não fica legal, além do físico. Tudo isso acontece porque os lábios são cobertos por uma camada de pele muito fina.
A barreira cutânea, que é a camada mais exposta, que protege a pele, é muito frágil. Além disso, os lábios ainda têm uma baixa capacidade de retenção de água.
Por isso, fatores ambientais como vento, sol, temperaturas extremas fazem com que os lábios fiquem muito ressecados. Algumas medicações também causam o ressecamento labial, além da idade.
Existem algumas soluções para manter o lábio hidratado e a principal, é primeiramente hidratar a parte interna dele, bebendo muita água.
É extremamente importante também, fazer um acompanhamento com um dentista. Por isso, é necessário procurar um plano odontológico bom.
Quais são as principais causas que podem fazer os lábios rachar?
Um dos motivos principais é o clima, já que quando ele está muito seco, ou quente ou muito frio, isso agrava muito, pois desidrata a pele.
Outro fator é a hidratação interna, é importante estar extremamente hidratado por dentro, como por exemplo, fazer o consumo de bastante água.
Existem também os medicamentos, assim como a isotretinoína, que é um medicamento utilizado para fazer o tratamento de acne, mas ele acaba ressecando qualquer tipo de mucosa, inclusive os lábios.
Os lábios são tão prejudicados assim, porque essa região possui pouca queratina, que é uma proteção natural para nossa pele.
Algumas pessoas também possuem alergias e até mesmo, às vezes tem a predisposição genética que esta região tem de ser um pouco mais sensibilizada, ressecada e por isso, requer a hidratação correta todos os dias.
Não podemos esquecer dos alimentos que são extremamente cítricos ou até mesmo do álcool, que também é extremamente prejudicial para a saúde dos lábios.
É importante se atentar, porque pessoas que já tem fissuras, e se porventura, forem fazer a higienização bucal, e deixar a pasta de dente por muito tempo. Então, isso pode ser extremamente prejudicial.
Por isso, é importante ter visitas contínuas em um dentista do plano odontológico para mei, por exemplo.
Respirar com a boca também pode ser prejudicial?
O clima ruim influencia de diversas formas, por exemplo, em dias secos existem muitas pessoas que têm problemas nasais para respirar e ficam respirando somente pela boca.
Portanto, isso é extremamente prejudicial, já que quem respira muito pela boca de manhã acorda com ela toda ressecada e com os lábios também.
Uma das soluções para esse problema é colocar umidificador próximo ou até mesmo uma toalhinha molhada para o ambiente ficar mais agradável.
Existem muitas pessoas que recomendam fazer esfoliação, mas não é o adequado, é importante sempre procurar um dentista do plano dental empresarial.
Assim como algumas pessoas têm o costume de passar a língua sobre os lábios rachados, e a saliva é extremamente ácida.
Então, conforme a pessoa passa com muita frequência, a ferida pode aumentar, fazendo com que tenha uma certa dificuldade na cicatrização dos lábios.
Quais são as melhores formas de tratar os lábios rachados?
Existem algum alguns produtos que realmente têm uma ação hidratante extremamente fundamental, como:
- Óleo de coco;
- Óleo de rosa mosqueta;
- Pomada hidratante;
- Gel de babosa;
- Manteiga de cacau.
Esses produtos são extremamente importantes, porque eles atraem a água e hidratam a pele, tendo a ação calmante.
Então, se a boca está com fissuras, machucadas ou muito ressecadas, esses produtos farão toda a diferença na hidratação, ao fazer a utilização de forma correta.
Existem também os protetores labiais, que é o hidratante com protetor solar. Ele é extremamente bom, além de hidratar, também vai proteger do raio solar excessivo, poupando a boca de desenvolver a ferida.
Porém, é importante ressaltar, a importância da consulta com o dentista do plano saúde dental. Ele indicará os melhores tratamentos para os lábios rachados.
Com base nas orientações profissionais, é possível que o paciente evite até mesmo se contaminar, tomando atitudes por si mesmo.
Caso ele não siga as recomendações, é possível que o paciente desenvolva bolhas nos lábios e as feridas consigam se alastrar. Por isso, mais uma vez, é importante procurar ajuda profissional, podendo ser até mesmo de um plano de saúde bucal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário