Impostos: o que vale a pena ser parcelado ou pago à vista?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por mateus
em março 3, 2023

O ano novo é um momento cheio de resoluções e com eles, vem os sonhos e as metas de consumo. Algumas pessoas sonham com móveis, livros, viagens com familiares e amigos ou, por vezes, com a casa ou o carro próprio, a fim de terem maior conforto e qualidade de vida. 

No entanto, acompanhados desses bens, estão os impostos que, por vezes, podem vir com o valor acima do orçamento. Por isso, é importante se planejar para pagar não só a casa, mas também o IPTU, pagar IPVA, DPVAT e o Imposto de Renda. Esses impostos são geralmente pagos no começo do ano, e as pessoas aproveitam o 13º salário para o pagamento.

Geralmente, esses impostos possuem duas opções de pagamento: parcelado, podendo ser pago durante o ano em pequenas parcelas, e à vista, sendo pago em uma única parcela com desconto. Muitas dúvidas giram em torno se vale ou não a pena parcelar esses impostos. Confira qual a melhor opção para você economizar mais dinheiro.

Avalie sua situação financeira

Antes de tudo, você precisa olhar para a sua conta. Por mais que sejam despesas fixas anuais, muitas pessoas não se lembram de colocar no orçamento geral ou não tem condições para isso. Por isso, cada caso é um caso, principalmente dependendo se você tem dependentes ou não.

O começo do ano também é marcado pelo período de férias escolares, em que algumas famílias aproveitam para passear e/ou viajar. Além disso, é período de volta às aulas, contando com despesas de material escolar e taxa de matrícula, para quem estuda em instituições privadas. 

Tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de fazer o planejamento financeiro anual e/ou mensal. Uma solução para os impostos não ficarem pesados é separar uma pequena quantia mensal (por vezes, menor que a parcela), para efetuar o pagamento à vista com o desconto. No entanto, se sua situação financeira não permite esse planejamento, você pode optar pelas parcelas mensais.

Descobrindo se a parcela única é lucrativa

Uma das grandes dúvidas do pagamento à vista é se o desconto é lucrativo ou não. Afinal, é uma quantia considerável para gastar de uma vez, principalmente com a disseminação do conhecimento de investimentos, que vem se popularizando com os bancos digitais.

Por que pagar de uma vez se posso deixar meu dinheiro rendendo em uma conta, tesouro direto ou em ações? Antes de tudo, é preciso ter cuidado com esse pensamento. Alguns ativos precisam manter o dinheiro até a data de vencimento do título. Se retirado antes desse prazo preestabelecido, talvez você tenha um prejuízo financeiro em relação ao lucro. 

Por isso, se sua ideia é deixar o dinheiro rendendo e retirar aos poucos, talvez não seja a melhor opção. Em seu livro Finanças da Família: O Caminho para Independência Financeira, o consultor financeiro Masakazu Hoji ensina uma técnica para saber qual opção de pagamento é financeiramente vantajosa.

Segundo o consultor, uma opção é comparar a taxa de juro do pagamento com a taxa de juro de rendimento se deixar esse dinheiro guardado. Sendo assim, você saberá quanto teria no futuro se deixasse esse dinheiro rendendo em um título de investimento. Outra opção dada pelo consultor é comparar os valores presentes que seriam gastos (somar as parcelas e comparar com o preço de parcela única).

Seja qual for a opção que escolher e que melhor se adeque ao seu bolso, não deixe de pagar até a data de vencimento, pois o imposto pode gerar multa, tornando-se mais caro.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade