A hipovitaminose é uma condição onde existe falta ou pouca quantidade de vitaminas no corpo, sendo elas fundamentais para o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo.
Na maioria das vezes, é causada por dietas muito restritas em que não há ingestão de alimentos ricos em nutrientes, como é o caso de dietas vegetarianas onde não são consumidos alimentos de origem animal.
Além desse fator, a hipovitaminose também pode ser causada devido a alguns problemas de saúde, como:
- Problemas no fígado;
- Alterações intestinais;
- Anorexia;
- Câncer;
- Náuseas e diarreia.
Desse modo, é importante estar atento para cada um desses problemas e assim, evitar a hipovitaminose.
Tipos de hipovitaminose
Existem alguns tipos de hipovitaminose, cada um relacionado a uma vitamina específica, sendo os tipos mais comuns os A, B, C, D, K e B12.
Ainda sim, a hipovitaminose pode ser classificada de duas formas, sendo primária ou secundária.
No caso da primária, a razão da falta de vitaminas se dá em decorrência da insuficiência de ingestão dela; e na secundária, as razões são problemas de saúde que diminuem a absorção desses nutrientes.
Também é interessante pontuar que outros fatores como o consumo excessivo de álcool ou a prática do tabagismo estão relacionados com o desenvolvimento da hipovitaminose secundária.
Esses fatores são facilitadores também de outros problemas mais graves, como o surgimento de hepatite, cânceres, além de causarem manchas e amarelamento dos dentes.
Nesses casos, é muito comum a busca por clareamento dental antes e depois, e em alguns casos ocasionam infecções agudas e até a perda da arcada dentária.
Independente do tipo, os sintomas da hipovitaminose incluem alterações nos olhos, cansaço, falta de apetite, dores de cabeça, resfriados constantes por conta da baixa imunidade e fraqueza muscular.
A relação com a odontologia
É interessante destacar a relação da hipovitaminose com a odontologia a partir do momento em que, com o agravamento do problema, podem surgir sintomas relacionados à saúde bucal.
Um exemplo disso é o inchaço e o sangramento das gengivas, o desenvolvimento de infecções e até mesmo a perda dos dentes devido a fraqueza.
Caso o problema evolua para esse ponto, é possível consultar uma Clínica de implante dentário para o cirurgião-dentista avaliar os procedimentos adequados de acordo com a necessidade e o agravamento do problema.
No caso de perda dentária, pode ser necessária a colocação de um implante nos dentes, mais precisamente de um pino de titânio que substitui essa raiz, fixado ao osso através de uma cirurgia sem complicações.
Para os dentes fracos pela falta de vitaminas no organismo, alguns procedimentos não são recomendados, como o caso da Lente de contato dental.
Isso porque, ela é contraindicada para pacientes que possuem os dentes desgastados por conta de bruxismo, sobrepostos, com restaurações antigas ou até mesmo enfraquecidos ou com diminuição do esmalte.
Essas contraindicações também se aplicam a outros procedimentos como clareamento dental a laser, toxina botulínica, e a colocação de lentes de porcelana e Facetas de resina.
Por fim, é muito importante equilibrar a quantidade de vitaminas e cálcio no organismo, pois esse controle evita o desenvolvimento da hipovitaminose e de outros problemas subsequentes.
Tratamentos
O tratamento para a hipovitaminose consiste basicamente em repor as vitaminas ausentes no corpo, tanto através de mudanças na dieta e inclusão de alimentos nutritivos como utilizando suplementos alimentícios.
O consumo dessas vitaminas vai depender de qual tipo de hipovitaminose se trata, por exemplo, para a hipovitaminose B12, mais frequente em pessoas vegetarianas, o tratamento indicado é o consumo de alimentos ricos nessa vitamina.
Sendo então, na maioria dos casos, os de origem animal, mas que pode ser tratada através de injeções da vitamina B12 também.
Um ponto importante é que tudo em excesso pode causar novos problemas ao invés de resolver, inclusive se tratando do consumo de vitaminas.
Por isso, o ideal é receber orientações de um médico especialista que fará o cálculo da quantidade necessária de uma forma personalizada, isso vai depender do organismo.
Ademais, os tratamentos são mais direcionados aos sintomas, então é recomendado beber bastante água, repousar corretamente no caso de cansaço e fraqueza muscular, e cuidar da higiene bucal frequentemente para prevenir o enfraquecimento dos dentes.
Principalmente para os que utilizam aparelho dentário invisível e estão mais propensos ao acúmulo de bactérias pelo fato da higiene ficar mais dificultada.
Então, é fundamental prestar atenção na limpeza correta, o uso do fio dental e enxaguante bucal, mantendo visitas regulares ao dentista.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Deixe um comentário