Entenda como começar um investimento na área do turismo

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 31, 2022

O setor tem ganhado destaque nesse período de retomada econômica pós-pandemia

Não é novidade para ninguém que o turismo é um dos fortes do Brasil. Com toda a sua exuberância, diversidade de biomas e climas, o país é extremamente atraente tanto para viajantes nacionais quanto internacionais.

Em um momento de retomada econômica, devido à desaceleração da pandemia do novo coronavírus, muitos têm voltado os olhos para o turismo como uma área potencialmente lucrativa. A criação de um serviço especializado para viajantes ou a compra de uma franquia de agência de viagens são exemplos de oportunidades.

Seja qual for o seu enfoque, saiba que essa área é especialmente vantajosa, mas precisa ser desbravada com planejamento, foco e bastante atenção aos detalhes. Se você está pensando em investir em um negócio relacionado ao turismo, você está no lugar certo. Confira a seguir.

Turismo X Pandemia

A pandemia de covid-19 que assolou o mundo por completo a partir de 2020 trouxe uma série de mudanças para a sociedade, incluindo mudanças de comportamentos e hábitos antes tidos como normais. Ao mesmo tempo, inibiu a movimentação de pessoas como forma de prevenção ao vírus.

Nesse sentido, o turismo acabou sendo fortemente atingido e, exatamente por isso, foi obrigado a se reinventar. A readequação à nova realidade de máscaras, álcool em gel e distanciamento social foi necessária para que, aos poucos, as pessoas pudessem voltar a viajar com um pouco mais de segurança.

Por outro lado, com a expansão da vacinação e a consequente redução da mortalidade pelo vírus, as pessoas têm conseguido, pouco a pouco, “voltar” à normalidade. O que inclui, é claro, a prática de viajar. O turismo entra aí como segmento de grande força nesse momento.

Para se ter uma ideia, o Índice de Atividades Turísticas, responsável por medir a movimentação econômica do turismo no Brasil, teve um crescimento de quase 88% 

em abril de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), uma pesquisa deste ano revelou que municípios com “vocação turística”, junto com cidades exportadoras, foram responsáveis pela diminuição exponencial do desemprego no país, com a contratação de 10 mil trabalhadores formais.

Esses dados mostram que o setor do turismo tem uma força econômica muito grande e, por isso mesmo, é uma área promissora para quem deseja investir em um novo negócio.

Como investir na área de turismo?

Para abrir qualquer negócio, é preciso ter clareza e entendimento sobre a área em questão — com o turismo isso não seria diferente. Não há obrigatoriedade quanto à ter um diploma de turismo (o que não diminui a importância da graduação), mas é preciso estar sempre atualizado sobre o mercado em questão.

Entender as demandas de mercado e conhecer a concorrência é extremamente importante nesse sentido. Por isso, é ideal ter um plano de negócios, de modo a estabelecer metas e empreender com mais segurança.

Ao mesmo tempo, é preciso saber para qual segmento o seu negócio irá se voltar. Alguns exemplos são turismo cultural, de sol e praia, de negócios, de aventura, de saúde, de estudos, de esporte, rural e até mesmo o chamado ecoturismo.

Formalize o seu negócio

Crie o seu CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) para poder atuar de acordo com a legislação e faça o seu registro no Ministério do Turismo com a Cadastur. Esse registro é gratuito, porém obrigatório.

Defina o público-alvo

O público de um negócio depende de diversos aspectos, como faixa etária, gênero, renda, disponibilidade de tempo e estado civil. Cada público terá suas próprias necessidades e anseios particulares, cabendo ao seu serviço atendê-lo da melhor forma possível.

Ofereça excelência no atendimento

Um atendimento de qualidade faz toda a diferença para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, busque oferecer excelência em todos os serviços prestados, mostrando ao seu cliente os seus diferenciais frente à concorrência.

Marque presença nas redes sociais

Dificilmente você conseguirá conquistar um lugar de renome sem marcar presença nas redes sociais. Por isso, criar uma conta no Facebook e no Instagram é fundamental, pois essas plataformas ajudam na divulgação do seu negócio por meio de textos curtos e imagens.

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