Empresa sustentável é um termo que está muito em alta nos últimos anos, e ele está ganhando cada vez mais espaço no mundo todo. Mas devido ao excesso de informação, algumas pessoas têm dúvidas sobre o assunto.
Também é muito comum ver informações controversas, por isso, antes de qualquer coisa é importante entender que ser sustentável não é apenas economizar papel ou fazer um jardim na empresa, pois existem muitos outros fatores envolvidos.
Plantar árvores, respeitar as normas ambientais e respeitar a natureza são atitudes que devem fazer parte das obrigações de qualquer negócio, mas uma companhia sustentável leva em consideração outros aspectos.
Ela pensa em ações de crescimento econômico para evitar os impactos no meio ambiente e, ao mesmo tempo, consegue oferecer soluções que contribuem com o desenvolvimento da sociedade.
Ser sustentável é aproveitar os recursos de hoje e ao mesmo tempo cuidar deles para que as próximas gerações possam ter acesso, uma responsabilidade da sociedade como um todo, o que inclui as empresas.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo apresentará o que é empresa sustentável, qual é a importância desse tipo de negócio e como adotar a sustentabilidade.
O que é uma empresa sustentável?
Uma empresa sustentável planeja suas ações econômicas, considerando um posicionamento ético, consciente e totalmente voltado para a construção de um mundo melhor.
Isso significa que antes de colocar o planejamento em prática, a corporação analisa se ele pode gerar impactos negativos ao meio ambiente e se é capaz de beneficiar as pessoas ao redor.
As organizações, como no caso de uma empresa de impermeabilização de fachadas exteriores, precisam ter o conceito de sustentabilidade muito claro em sua cultura organizacional.
Muitos acreditam que seja apenas uma postura ecologicamente correta, mas embora os cuidados com o meio ambiente façam parte da sustentabilidade, eles são apenas um requisito.
Uma organização sustentável costuma ser concebida e gerenciada para fazer parte da cultura corporativa, pois é assim é que vai colaborar com o desenvolvimento social e fortalecer o progresso da humanidade.
É uma linha de pensamento que não permite esgotar os recursos naturais para alcançar os objetivos do negócio. Da mesma forma, promove ações que beneficiam todos os envolvidos com a empresa, tais como:
- Colaboradores;
- Fornecedores;
- Clientes;
- Investidores;
- Parceiros;
- Moradores próximos.
Tudo isso também permite garantir a continuidade da organização, por isso, para ter crescimento sustentável, a corporação deve alcançar suas metas e se desenvolver, mas sem prejudicar a sociedade e o meio ambiente.
Importância da sustentabilidade para os negócios
Uma empresa de coleta de residuos hospitalares é muito importante porque evita que o descarte de hospitais, clínicas e consultórios contamine o meio ambiente, mas negócios de outros segmentos também podem fazer sua colaboração.
É necessário estar atento a isso porque o comportamento do consumidor moderno mudou muito nos últimos anos. As pessoas consideram o modo como os produtos e serviços são feitos e a razão de sua existência.
Quando a companhia tem um propósito bem definido, consegue sobreviver a períodos de crise, seu destaque é muito maior e ainda consegue se tornar mais relevante no mercado em que atua.
As corporações precisam definir seu propósito e valores e deixá-los transparecer na sociedade. Isso é tão importante porque só dessa forma a companhia será considerada como uma marca sustentável.
O ESG (Environmental, Social and Governance) tem o propósito de medir se as empresas são financeiramente eficientes, por meio da adoção de modelos de produção e estratégias de consumo que protegem o ecossistema e sua regeneração.
Ele mostra se as ações da empresa proporcionam vida saudável e bem-estar para a sociedade de modo geral.
A sustentabilidade tem impactos muito importantes para o negócio, seus funcionários e outras pessoas envolvidas com ele.
Se uma empresa de locação caminhão baú pequeno para mudança é vista como uma organização sustentável, os colaboradores se sentem orgulhosos de fazer parte.
Existem organizações que investem até mesmo no desenvolvimento das comunidades de onde pertencem, uma iniciativa que aumenta o nível de engajamento dos funcionários e ainda favorece o crescimento econômico.
Isso mostra que adotar práticas sustentáveis traz ganhos para as empresas, para o meio ambiente, para os colaboradores e para a comunidade como um todo.
Só que é necessário adotar uma iniciativa sustentável o quanto antes, começando por meio de ações pontuais e estabelecendo medidas de proteção e sustentáveis, de acordo com o crescimento da empresa.
Existem mudanças e ações simples que fazem toda a diferença para a sociedade, mas antes de adotar qualquer estratégia sustentável, primeiro é necessário fazer algumas mudanças na cultura organizacional.
Ela se responsabiliza por apoiar o que for feito e ainda abre espaço para aumentar a conscientização e o engajamento entre líderes e equipe.
Uma empresa de manutenção residencial deve se voltar para o ESG, visto que ele ajuda a encontrar boas ações. Outro ponto importante é repensar os modelos internos, apostar em ações digitais e adotar processos que reduzem os impactos ambientais.
Como se tornar uma empresa sustentável
Existem várias ações que o negócio pode colocar em prática para adotar uma postura mais sustentável, e dentre elas estão:
Trabalhar com processos transparentes
Uma das maiores preocupações de uma empresa sustentável é o impacto social que suas atividades podem causar, e eles podem ser tanto positivos quanto negativos.
Assim sendo, é muito importante que os processos internos sejam transparentes para o público, portanto, a empresa vai mostrar aos envolvidos quais são os resultados de seus processos, como são realizados e como é o monitoramento.
Quando as pessoas sabem sobre a rotina, por exemplo, de um restaurante que vende comida pronta de microondas, começam a desenvolver mais empatia, confiam mais na marca e entendem quais são seus valores e missão.
Adotar essa prática aumenta as taxas de fidelização em longo prazo, e um exemplo disso são os relatórios de sustentabilidade que as organizações disponibilizam para o público, mostrando pontos importantes de seus processos sustentáveis.
Analisar a infraestrutura do negócio
É muito importante analisar a infraestrutura da corporação para verificar os desperdícios, como existência de vazamentos de água, sistemas de ar-condicionado defeituosos e instalações elétricas mal feitas.
Algumas atitudes simples também podem ser adotadas, como pintar as paredes de branco para aumentar a incidência de luz natural, trocar lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas de LED e instalar sensores de presença em locais com pouca circulação.
Também é fundamental fazer a manutenção ou substituição de equipamentos que gastam muita energia, pois além de reduzir os gastos da empresa, também evita a exploração causada pelas fontes de energia no país.
Buscar parcerias sustentáveis
Uma empresa de muda de tumbérgia arbustiva pode procurar parceiros sustentáveis porque toda e qualquer cadeia produtiva, que vai desde a compra de insumos até a distribuição da mercadoria, pode adotar um caráter mais sustentável.
A melhor forma de fazer isso é procurar parceiros que pensam no meio ambiente da mesma forma como negócio, a exemplo dos fornecedores.
Envolver a equipe
Para implementar ações sustentáveis dentro da corporação, é fundamental que todos os colaboradores se sintam parte dela.
Ao fazer isso, fica mais fácil melhorar o relacionamento entre todos os envolvidos, promover educação e ainda aumentar consideravelmente os níveis de engajamento.
Ser uma empresa sustentável é oferecer benefícios para o próprio negócio, para o meio ambiente e para a sociedade.
Mas isso só será possível dentro de um fabricante de churrasqueira moderna de alvenaria se ele trabalhar em cima de uma mentalidade corporativa e com foco nas revoluções sociais e ambientais.
Isso acaba por viabilizar a manutenção de recursos naturais e ainda promove a qualidade de vida para as gerações futuras.
Gerenciar os resíduos
Empresas sustentáveis priorizam um bom gerenciamento de resíduos e contam com os parceiros certos para isso.
É muito importante separar tudo o que é descartado e conversar com cooperativas de reciclagem para retirar o material. Outra coisa muito importante é criar campanhas de redução do uso de itens descartáveis.
Treinar a equipe
Por fim, uma empresa de transporte de carga em motocicleta deve treinar sua equipe para que todos os funcionários conheçam as práticas sustentáveis.
Eles devem estar totalmente convencidos sobre o valor e a efetividade das ações, bem como conhecer a relevância do retorno que essas práticas trazem para o negócio, e uma das formas de fazer isso é por meio dos treinamentos.
Considerações finais
Ser uma empresa sustentável é muito importante para que o negócio consiga crescer e colaborar com a proteção e a preservação dos recursos naturais.
Está totalmente de acordo com as exigências do consumidor moderno e ainda ajuda a companhia a cumprir seu papel na sociedade de maneira mais consciente e responsável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário