As doenças bucais podem afetar toda a qualidade de vida de alguém, causando dores, mau hálito e até mesmo a perda dos dentes.
Muitas pessoas que não cuidam regularmente da arcada dentária, em caso de extrema necessidade, acabam passando em clínica dentista 24 horas para conter a dor e descobrir o motivo do problema que está afetando sua saúde como um todo.
Ter uma boa higiene bucal é o principal fator para ter uma boca saudável e livre de doenças. Hábitos simples podem fazer toda a diferença e ainda evitar muitos desgastes.
Outra dica importante, é frequentar de forma regular uma clínica dentária para manter os dentes sempre saudáveis e brancos.
Mas você sabe quais são as principais doenças bucais que afetam grande parte da população? Qual a melhor forma de prevenção? Continue a leitura para entender melhor.
Quais as principais doenças bucais?
Existem diversas doenças bucais que podem prejudicar toda rotina de quem a tem, pois esses problemas podem causar dores, sensibilidade nos dentes e dependendo da situação, até mesmo a perda deles.
As enfermidades que mais acometem a população estão relacionadas com a falta de higienização correta dos dentes e a alimentação inadequada que potencializa o surgimento da placa bacteriana.
Entre as principais doenças, estão:
- Halitose;
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite.
Entenda os sintomas e causas de cada uma delas, para então, realizar a prevenção de forma adequada.
- Halitose
Popularmente conhecida como “mau hálito”, é um problema bucal que afeta a autoestima e o ciclo social de diversas pessoas pelo mundo.
A halitose pode ser gerada por vários problemas de saúde, como gástricos e alguns outros bucais. Entender a causa é a principal forma de solucionar a halitose.
- Cárie
A cárie é uma das doenças bucais mais populares, e acomete pessoas de todas as idades. É a deterioração dos dentes, que surgem como um ponto preto e manchas brancas afetando-o por completo, gerando dores e até mesmo, a destruição.
Sua maior causa é devido à falta de higiene e alimentação inadequada, rica em açúcares.
Em casos mais graves, a cárie pode afetar a polpa do dente – pulpite – sendo preciso a intervenção com o procedimento do canal para a retirada da polpa inflamada.
Quando a doença está em um nível avançado e sem tratamento, é preciso recorrer a um dentista 24 horas para conter a inflamação e aliviar os sintomas.
- Gengivite
A gengivite é a inflamação da gengiva devido ao acúmulo de tártaros – uma camada espessa, dura e amarelada que gruda nos dentes devido a má higiene ou falta de profilaxia dentária.
É uma das doenças bucais mais populares, que causam halitose e sangramento gengival. O seu tratamento é feito através de um dentista que cuida da gengiva, que irá fazer a limpeza dos dentes para evitar coisas mais sérias como a periodontite
- Periodontite
A periodontite é o agravamento da gengivite, onde a inflamação passa por todo o tecido e os ossos que compõem a gengiva – periodonto.
Seu tratamento pode ser a base de limpeza, ou até mesmo cirurgia, dependendo da gravidade do caso.
Como prevenir as doenças bucais?
A prevenção das doenças bucais é a partir dos hábitos de higiene diários, ou seja, é imprescindível a escovação após todas as refeições.
É recomendável o uso de escovas de cerda macia e pequena para alcançar todas as extremidades dos dentes.
Algo que é simples e bastante eficaz, é o uso diário do fio dental, que é a única forma de retirar restos de alimentos que ficam entre os dentes, evitando assim a formação de placa bacteriana.
Além dos hábitos de higiene, é necessário ir ao dentista para fazer a avaliação e a limpeza correta da boca.
Caso não seja feita a prevenção de forma correta, as doenças bucais podem ser potencializadas, sendo assim, necessário comparecer a um dentista urgente para conter os sintomas de agravamento.
Como a alimentação influencia?
A alimentação inadequada é uma das principais causas para a proliferação das bactérias na boca, ocasionando diversas doenças bucais como cárie, gengivite e periodontite.
O açúcar é um grande vilão para a saúde, prejudicando a qualidade de vida e a saúde dos dentes.
Manter uma alimentação saudável influencia na saúde bucal, pois as vitaminas que contém nessas comidas mantém os dentes saudáveis.
Alimentos naturais como maçã, pera, legumes e hortaliças são essenciais para manter os dentes impecáveis.
Fazer uma alimentação correta é a forma mais preciosa para precaver todo os tipos de doenças, incluindo as bucais.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário