Saiba como compor os looks e aparentar mais seriedade e confiança
As transições da adolescência maior (17 aos 20 anos) para a vida adulta jovem (21 aos 39 anos) e depois para a fase da meia-idade (40 aos 65 anos) compreendem o ciclo que engloba formação, início e ascensão profissional na vida de um homem.
Ao longo dessa trajetória, a condição de estudante universitário, estagiário e depois a efetivação vão requerer um amadurecimento de postura, funções e, principalmente, de visual.
Dentro do que se conhece como moda masculina essencial, temos uma quantidade limitada de tipos de peças de roupas: camisetas, camisas, calças, bermudas, shorts, paletós, agasalhos, sapatos, tênis, sandálias e chinelos.
Entretanto, em meio a essas opções, há estilos, tecidos e cortes que podem aparentar mais seriedade e outros que devem ser evitados, sobretudo ao considerar a ocasião e o público com o qual você se relacionará.
Por isso, trouxemos algumas dicas e pontos de atenção que podem ser considerados para compor seu guarda-roupa. Dividimos em dois blocos, um sobre opções para enriquecer os looks e outro com o que deve ser evitado.
É preciso usar social o tempo inteiro?
Não! Você precisa ter uma calça jeans, de preferência lisa (sem cortes nos joelhos ou detalhes demais), que combine com camisas, que podem estar por dentro das calças ou não, e camisetas.
Para tornar essa combinação ainda mais profissional, um sapato social é o bastante para refinar o look.
Além disso, caso esteja no inverno, jaquetas no estilo safari, racer, harrington ou militar, também são peças clássicas ou imponentes que podem reforçar a maturidade de quem está vestindo.
Não é preciso deixar de ser despojado para ser maduro, a questão é apostar em peças e acessórios que passem mais seriedade.
Óculos no estilo aviador, correntes e pulseiras de ouro ou prata que sejam discretas, relógios que não tenham pulseiras de plástico (ou que sejam multicoloridas) podem complementar a combinação, dando personalidade e estilo ao que você veste.
Lembre-se de que o básico também é um estilo e, muitas vezes, com a maturidade, vem a compreensão de que menos é mais. Isso não significa usar roupas que te apaguem, mas a postura deve chamar mais a atenção do que o look que veste.
O que se deve evitar?
Bonés, peças em moletom em ocasiões mais sociais, calças largas com muitos bolsos, estampas exageradas, gorros ou agasalhos largos com capuz.
É claro que se a ocasião for a prática esportiva ou algum tipo de atividade desse gênero, o moletom e peças típicas para fazer exercícios são as mais indicadas.
Entretanto, em seu dia a dia, ir para o trabalho de moletom, por exemplo, pode dar um ar jovial que não é muito indicado se sua ideia é se posicionar como um homem maduro.
Sobre suas calças, prefira as de botão e cós às calças de elástico.
Outro ponto é pensar nos calçados que usa. A depender do tipo de chinelo, sandália ou tênis, você aparentará ter menos idade, o que nem sempre é benéfico, pois pode dar a impressão que você não está em harmonia com seu momento de vida.
O mesmo vale para o cuidado com o tamanho das roupas. Ainda que o oversized esteja em alta, a faixa etária que tem apostado nesse estilo varia entre adolescência e adolescência maior.
Prefira peças mais ajustadas ao corpo, sem muitos botões abertos, quando for o caso. Se o ambiente permitir mais descontração, as mangas da camisa podem ser dobradas até a altura dos cotovelos.
Não podemos ignorar o fato de que a forma como nos vestimos é nosso cartão de visita e, à primeira vista, pode deixar impressões que demandarão tempo para serem mudadas.
Deixe um comentário