As vendas são uma parte importante do processo de qualquer companhia, justamente porque é desse meio que muitas conseguem tirar sua lucratividade.
Essa é uma questão muito importante para que a empresa consiga investir em crescimento, desenvolvimento e ideias inovadoras para o mercado, por exemplo.
Entretanto, apesar de ser de suma importância que uma empresa conquiste seus clientes e possa construir uma relação baseada na fidelização.
É importante também que a companhia entenda que o cliente não é apenas uma venda e que as ações depois da compra em si são extremamente importantes para que possa conquistar de fato o público.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de um bom pós-venda.
Assim como deve entender a importância dessa etapa para a construção de um relacionamento com o cliente, e conheça ferramentas como o sistema crm, que te auxiliaram a colocar em práticas boas estratégias para alcançar o sucesso do mercado.
O que é um planejamento de vendas
O planejamento de vendas, como o nome mesmo já diz, nada mais é do que uma ferramenta que ajuda a sua companhia a entender os processos pelos quais o cliente precisa passar para realizar a compra de fato.
Da mesma maneira como acontece com a estratégia do funil de vendas, também conhecido como o app funil de vendas.
Em suma, realizar esse planejamento nada mais é do que montar uma estratégia em que os passos da companhia podem ser mensurados.
Assim, através de ações da equipe de vendas, é possível ir direcionando o cliente com informações e ações necessárias para levá-lo ao próximo passo e guiá-lo até o estágio de interesse da empresa, que é a compra.
Por que planejamento de vendas é importante
Através dessa estratégia, é possível garantir mais benefícios do que apenas fazer com que o cliente de fato compre. Isso porque, ao longo do processo, é possível garantir que sua companhia exerça a criação de uma imagem como autoridade no mercado.
Para explicar essa dinâmica, basta pensar na estratégia baseada no marketing de conteúdo, que usa uma postagem de qualidade para atrair o cliente e assim, iniciar seu caminho no funil.
Para construir esses conteúdos de qualidade, também é possível usar ferramentas que te tragam dados e informações de sua persona, como o crm vendas.
Além desse benefício, o acompanhamento do cliente em sua jornada até a compra pode proporcionar a sua companhia um maior domínio sobre os processos.
Assim como uma espécie de feedback a respeito das coisas que são realizadas, dos processos, como uma forma de analisar o que dá certo ou errado, acompanhando tudo de perto.
Por último, mas definitivamente não menos importante, acompanhar a trajetória de seu cliente até o pós-compra é uma das formas mais eficientes de conseguir estabelecer uma relação com seu público-alvo.
Uma questão fundamental para que consiga fidelizar seus clientes, estratégia essa que pode ser usada com a ferramenta do sistema crm.
Planejamento de vendas: Por onde começar
Assim como qualquer planejamento, realizar um plano de vendas é dividido em etapas e processos.
Nos quais a sua companhia e o cliente vão evoluindo, como uma caminhada, para que seja possível alcançar o objetivo final, que nesse caso nada mais é do que a efetivação da compra e a satisfação do cliente.
Dessa forma, para conseguir um planejamento bem sucedido, é necessário seguir os seguintes passos:
- Estabeleça objetivos e metas;
- Defina suas estratégias;
- Crie uma lista de ações;
- Considere os obstáculos que terá e como resolvê-los;
- Invista em desenvolvimento pessoal.
Todos esses passos são importantes e é preciso estabelecê-los nesta ordem. Portanto, a primeira coisa é definir suas metas e onde quer chegar com sua companhia em tempos de curto, médio e longo prazo.
Depois disso, é preciso traçar caminhos e estratégias que vão levar até o local almejado.
Vale lembrar que uma boa estratégia baseia-se nas preferências de seu público-alvo e nas características que mais os atraem.
Sendo assim, para ter domínio sobre essas informações, uma boa ferramenta nada mais é do que utilizar um crm online grátis, por exemplo.
Dessa forma, entre as estratégias escolhidas, é possível fazer uma lista de todas as ações e atividades necessárias para colocar elas em dia, como a construção de uma nova equipe, contratação de pessoas ou a busca por novas formações.
Uma vez com as estratégias em prática, é preciso adotar mecanismos de análise e feedbacks.
Esses resultados vão te ajudar a identificar se as estratégias escolhidas estão dando os resultados esperados para que mudanças possam ser feitas e dessa forma, sua empresa conseguirá seguir pelo melhor caminho.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
Deixe um comentário