Como fazer um planejamento de vendas

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

As vendas são uma parte importante do processo de qualquer companhia, justamente porque é desse meio que muitas conseguem tirar sua lucratividade. 

Essa é uma questão muito importante para que a empresa consiga investir em crescimento, desenvolvimento e ideias inovadoras para o mercado, por exemplo. 

Entretanto, apesar de ser de suma importância que uma empresa conquiste seus clientes e possa construir uma relação baseada na fidelização. 

É importante também que a companhia entenda que o cliente não é apenas uma venda e que as ações depois da compra em si são extremamente importantes para que possa conquistar de fato o público. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito de um bom pós-venda. 

Assim como deve entender a importância dessa etapa para a construção de um relacionamento com o cliente, e conheça ferramentas como o sistema crm, que te auxiliaram a colocar em práticas boas estratégias para alcançar o sucesso do mercado. 

O que é um planejamento de vendas

O planejamento de vendas, como o nome mesmo já diz, nada mais é do que uma ferramenta que ajuda a sua companhia a entender os processos pelos quais o cliente precisa passar para realizar a compra de fato. 

Da mesma maneira como acontece com a estratégia do funil de vendas, também conhecido como o app funil de vendas.

Em suma, realizar esse planejamento nada mais é do que montar uma estratégia em que os passos da companhia podem ser mensurados. 

Assim, através de ações da equipe de vendas, é possível ir direcionando o cliente com informações e ações necessárias para levá-lo ao próximo passo e guiá-lo até o estágio de interesse da empresa, que é a compra.

Por que planejamento de vendas é importante

Através dessa estratégia, é possível garantir mais benefícios do que apenas fazer com que o cliente de fato compre. Isso porque, ao longo do processo, é possível garantir que sua companhia exerça a criação de uma imagem como autoridade no mercado.

Para explicar essa dinâmica, basta pensar na estratégia baseada no marketing de conteúdo, que usa uma postagem de qualidade para atrair o cliente e assim, iniciar seu caminho no funil. 

Para construir esses conteúdos de qualidade, também é possível usar ferramentas que te tragam dados e informações de sua persona, como o crm vendas. 

Além desse benefício, o acompanhamento do cliente em sua jornada até a compra pode proporcionar a sua companhia um maior domínio sobre os processos. 

Assim como uma espécie de feedback a respeito das coisas que são realizadas, dos processos, como uma forma de analisar o que dá certo ou errado, acompanhando tudo de perto. 

Por último, mas definitivamente não menos importante, acompanhar a trajetória de seu cliente até o pós-compra é uma das formas mais eficientes de conseguir estabelecer uma relação com seu público-alvo. 

Uma questão fundamental para que consiga fidelizar seus clientes, estratégia essa que pode ser usada com a ferramenta do sistema crm.

Planejamento de vendas: Por onde começar

Assim como qualquer planejamento, realizar um plano de vendas é dividido em etapas e processos. 

Nos quais a sua companhia e o cliente vão evoluindo, como uma caminhada, para que seja possível alcançar o objetivo final, que nesse caso nada mais é do que a efetivação da compra e a satisfação do cliente. 

Dessa forma, para conseguir um planejamento bem sucedido, é necessário seguir os seguintes passos:

  • Estabeleça objetivos e metas;
  • Defina suas estratégias;
  • Crie uma lista de ações;
  • Considere os obstáculos que terá e como resolvê-los;
  • Invista em desenvolvimento pessoal.

Todos esses passos são importantes e é preciso estabelecê-los nesta ordem. Portanto, a primeira coisa é definir suas metas e onde quer chegar com sua companhia em tempos de curto, médio e longo prazo. 

Depois disso, é preciso traçar caminhos e estratégias que vão levar até o local almejado. 

Vale lembrar que uma boa estratégia baseia-se nas preferências de seu público-alvo e nas características que mais os atraem. 

Sendo assim, para ter domínio sobre essas informações, uma boa ferramenta nada mais é do que utilizar um crm online grátis, por exemplo. 

Dessa forma, entre as estratégias escolhidas, é possível fazer uma lista de todas as ações e atividades necessárias para colocar elas em dia, como a construção de uma nova equipe, contratação de pessoas ou a busca por novas formações. 

Uma vez com as estratégias em prática, é preciso adotar mecanismos de análise e feedbacks. 

Esses resultados vão te ajudar a identificar se as estratégias escolhidas estão dando os resultados esperados para que mudanças possam ser feitas e dessa forma, sua empresa conseguirá seguir pelo melhor caminho. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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