A cada dia que passa, as pessoas estão se preocupando muito mais com a saúde bucal. Porém, muitos indivíduos que usam um aparelho dental sentem dificuldades no momento de fazer uma limpeza de uma maneira mais eficiente.
Por conta disso, é muito importante ficar atento em pequenos detalhes. Embora essa preocupação esteja aumentando, é sempre válido ressaltar que esse tipo de cuidado nunca deve ser deixado de lado.
Ainda mais se fizer uso de um aparelho invisível, pois é algo que exige uma maior atenção na hora da higienização, e você pode acabar encontrando problemas em relação à sua saúde bucal.
Dessa maneira, se você é uma dessas pessoas que está passando por um tratamento e utilizando algum alinhador ortodôntico, ou algum outro tipo, como é o caso do aparelho dental invisível, é relevante conhecer algumas dicas.
Todas elas falam sobre como realizar uma limpeza que remove as bactérias para evitar problemas na cavidade oral.
Importância da limpeza do aparelho
É um senso comum saber que é importante fazer a higienização bucal para evitar o acúmulo e junção das comidas na boca.
Entretanto, muita gente que usa um aparelho dental de porcelana, por exemplo, acabam negligenciando na hora de realizar a limpeza completa, deixando resquícios de alimentos retidos, o que é bastante prejudicial.
Como foi dito anteriormente, as pessoas estão cada vez mais se preocupando com a saúde oral, mas muitas acabam por priorizar apenas a questão estética.
O problema disso é que elas se esquecem que há problemas muito maiores do que ter sorrisos brancos, como o surgimento de doenças que ocorrem com a proliferação de bactérias, sendo as mais comuns:
- Cáries;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Xerostomia.
Pensando dessa maneira, se você utiliza um aparelho ou até mesmo alinhadores invisíveis, sua atenção com a higienização deve ser redobrada.
Pois, os restos de alimentos não ficam apenas retidos nos dentes, inclusive podem ficar contidos no aparelho de uma maneira mais abundante, causando diversos problemas a longo prazo.
É justamente nisso que a higienização entra como o agente principal e fundamental para uma melhora na qualidade da saúde bucal.
Pois, é através da escovação que você consegue remover esses alimentos, fazendo com que as bactérias não consigam se proliferar, evitando problemas que podem se tornar doenças mais graves, caso não haja cuidado.
Embora se fale muito sobre a higienização, é sempre bom relembrar que ela deve ser uma prática presente na vida de todos, independente se utilizar um aparelho ou não.
Por conta disso, ela deve começar desde cedo, quando crianças, com o incentivo dos pais, que é nessa fase em que os hábitos passam a fazer parte da rotina.
Para saber se você precisa ou não utilizar um aparelho, deverá fazer consultas prévias ao dentista, pois ele irá indicar a procura por aparelho de porcelana preço, caso tenha algum problema, como a mordida cruzada.
Dicas de como realizar a limpeza do aparelho
Agora que ficou mais claro a importância da limpeza do aparelho ortodôntico, chegou a hora de conhecer algumas dicas que são fundamentais para aquelas pessoas que encontram dificuldades de realizar uma higienização realmente efetiva.
- Retire os elásticos caso você esteja utilizando
Uma das dificuldades que as pessoas encontram ao limpar o aparelho, é quando utilizam elásticos, que podem acabar atrapalhando na hora da higienização.
Por isso, quando for realizar a limpeza, não continue utilizando o elástico, já que ao ficar sem eles por um tempo, não tem mal nenhum.
- Troque de escova esporadicamente
Muita gente utiliza a mesma escova durante um grande período de tempo, o que não é nem um pouco recomendado.
Elas devem ser trocadas a cada três meses no máximo, pois as cerdas passam a ficar desgastadas, e não têm a mesma eficiência do que uma escova de dente nova.
- Utilize uma escova interdental
Existem diversos tipos de escova disponíveis para as pessoas, e uma delas é a interdental, que consegue remover resquícios que ficam retidos entre os dentes e os braquetes, que é um lugar de difícil acesso com uma comum.
- Utilize o enxaguante bucal
Não se limitando a pessoas que usam aparelho dentário, o uso do enxaguante bucal deve ser algo constante na higienização das pessoas, pois somente ele é capaz de eliminar totalmente a placa bacteriana.
Porém, não exagere na quantidade de enxaguante, pois seus componentes podem acabar danificando a cavidade oral.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Deixe um comentário