Conheça a história do whisky e o motivo de ser uma bebida tão apreciada

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 29, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A bebida já foi usada como medicamento e até hoje pode trazer benefícios para a saúde

Não se sabe com precisão desde quando as bebidas passaram a ser destiladas, resultando em alguns líquidos apreciados e conhecidos, como o whisky de qualidade e as vodkas.

Acredita-se que a prática tenha começado há muito tempo. No nosso calendário, foi a partir do século 12 que se expandiu pela Europa, tanto que, o primeiro registro, encontrado na Escócia, seria um pedido do rei para a fabricação de “água da vida” — como eram chamadas as bebidas destiladas naquela época.

Agora, que tal conhecer um pouco mais da história dessa bebida tão apreciada pelos brasileiros?

A bebida era um medicamento na Irlanda

Na Irlanda e na Escócia, os monges foram os primeiros a usarem o whisky. No entanto, a bebida não era apreciada como um momento de diversão ou relaxamento. Muito pelo contrário, tratava-se de um medicamento.

Quase todas as doenças eram tratadas com whisky, e isso só mudou quando Henrique VIII fechou os mosteiros. A partir dessa data, a produção da bebida ganhava outro foco, ou seja, deixava de ser medicinal.

Destilarias caseiras da Escócia

Os primeiros whiskies voltados para a população, sem ser um remédio, foram produzidos em casas e chácaras da Escócia. Tratava-se de algo caseiro e, conforme o tempo passou, as destilarias caseiras descobriram que era possível aprimorar o sabor da bebida.

No século 19, o whisky era considerado um alimento básico no país, mas tinha um único defeito: seu sabor não era consistente. Assim, um copo tomado em um dia teria um sabor completamente diferente no dia seguinte.

Foi John Walker, proprietário de uma mercearia em Kilmarnock, quem começou a misturar os whiskies produzidos até obter um sabor agradável e consistente. Quando conseguiu isso, colocou seu nome na bebida.

Água com whisky melhora o sabor

Algo que muitas pessoas não imaginam é que misturar um pouco de água (em média ¼ do copo) ao whisky ajuda a melhorar seu sabor. O objetivo não é deixar a bebida mais fraca, mas liberar aromas e sabores mais rapidamente, potencializando o whisky.

Por que a bebida é tão apreciada?

Depois de conhecer um pouco mais da história do whisky, você deve se perguntar o que faz a bebida ser tão apreciada. Confira alguns motivos abaixo:

A bebida é relaxante

Você já deve ter visto em alguns filmes uma das personagens tomando um copo de whisky para relaxar após um dia de trabalho (ou outra cena tensa). A verdade é que a bebida tem, sim, o poder de ajudar a relaxar.

Você pode tomar um copo e apreciar o drinque sem pressa. Não vai lidar com a ressaca e nem com dor de cabeça se apostar em um bom whisky.

Tem bom custo-benefício

Em comparação com a cerveja, uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, o whisky tem um bom custo-benefício. Sim, uma garrafa custa em média a partir de R$ 100, mas, diferente da cerveja, você não precisa tomar tudo em um mesmo dia.

Uma garrafa de um bom whisky pode durar, em média, 10 doses, e você não precisa ter pressa em consumi-la após aberta.

Fortalece o sistema imunológico

Se um dia a bebida já foi utilizada como medicamento, é um sinal de que pode ajudar o organismo. A presença de antioxidantes e vitaminas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combate gripes e resfriados.

Claro que você precisa beber com moderação — um copo por dia, por exemplo, para sentir os efeitos. Afinal, o álcool em excesso pode fazer mal.

Existem outros benefícios, como combater a demência e proteger a saúde do coração. Todos são percebidos quando o whisky é consumido de forma moderada, sem exageros. Então, o que acha de aproveitar as dicas e apreciar essa bebida?

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.