Como melhorar a eficiência e a produtividade dos processos empresariais

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em maio 15, 2023

Muitas são as formas de se medir o desempenho de uma companhia. Normalmente olhamos para os números de vendas alcançados, contudo existem outras métricas que podem ser adotadas, como ter atenção ao nível de produtividade da companhia.

Esse tipo de atenção costuma estar na quantidade de produtos fabricados ou serviços realizados, sendo possível responder às demandas encontradas em qualquer tipo de segmento, com tal companhia sendo recompensada por entregar tudo que lhe é exigido.

Essa relação é válida então tanto para a empresa como para o profissional em cima de sua jornada pessoal, tendo assim uma maior noção dos resultados que estão sendo alcançados por esse indivíduo dentro da trajetória da sua carreira, destacando-se da melhor maneira.

Em geral esse tipo de situação é positiva para os mais diferentes ambientes de trabalho, o que pode incluir desde uma fábrica em relação à quantidade de funcionários registrados em um relógio de ponto até uma pizzaria e o índice de pedidos entregues aos seus clientes.

De um modo geral o que mais se espera em um ambiente profissional é que os melhores resultados sejam alcançados, independentemente de quais sejam as metas definidas, com tal alcance podem servir como um real termômetro para o desempenho de uma companhia.

Isso tudo ocorre pois muitas vezes os seus números de venda não servem como um parâmetro adequado, sendo necessário alcançar um certo índice para equilibrar as dívidas da companhia, levando em conta todos os gastos de um projeto de expansão, por exemplo.

É por isso que a eficiência e produtividade de uma empresa muitas vezes não deve ser medida apenas pelos números comerciais. Isso sem contar com os projetos que não buscam exatamente lucro, como uma ONG de recuperação de áreas degradadas.

De um modo geral o que se espera é que as metas de um negócio sejam alcançadas da melhor forma possível, levando em conta itens como o tempo gasto, a quantidade de materiais utilizados  e tudo mais o que possa ser considerado junto das suas atividades.

É por coisas assim que o conceito de produtividade é muito mais complexo do que se pensa, sendo importante conhecer tal profundidade de modo a gerenciar seus negócios da melhor maneira possível, permitindo assim o alcance de melhores resultados.

O conceito de eficiência dentro das empresas

Cada companhia pode definir um parâmetro diferente sobre aquilo que ela considera um estado produtivo, levando em conta principalmente quais são as demandas que tal empreendimento encontra, seja por parte do seu público ou do mercado em que atua.

O porte do negócio é outra coisa que deve ser considerada, afinal, não se deve esperar que uma pequena empresa consiga repetir a mesma eficiência em termos de número se comparada a um negócio de grande porte, ao menos não em seu estado atual.

Ou seja, até mesmo para crescer em sua área é preciso que uma empresa tenha um bom controle de suas atividades, de modo a conquistar metas traçadas que possam indicar o sucesso a ser alcançado por um empreendimento, seja qual for a sua área ou objetivo.

Até mesmo essa noção de sucesso pode ser diferente de um concorrente para outro, com um fornecedor de barra chata de alumínio se contentando em alcançar um certo percentual de vendas, enquanto para o outro o seu objetivo é se manter na liderança.

Tudo isso acaba deixando claro como a noção de uma boa performance pode variar de um negócio para outro, com isso passando pelos seus resultados em relação à sua produtividade e eficiência junto a todos os processos empresariais a serem concluídos.

Seja qual forem as metas ou atividades de um negócio é importante que tudo seja feito com a melhor atenção possível, de modo a alcançar uma eficiência que seja reconhecida por todos ao seu redor, de clientes a concorrência, passando até pelos seus colaboradores.

E isso deve ser feito também por causa do nível de benefícios que podem ser alcançados, entre eles:

  • Melhores resultados comerciais;
  • Redução nos custos de produção;
  • Possível expansão de mercado;
  • Satisfação dos clientes;
  • Apresentação de diferenciais competitivos.

Todos esses são pontos a serem vistos com grande atenção para uma empresa, indicando assim o alcance de um melhor desempenho por parte dela. Uma visão a ser compartilhada também pelo público, de acordo com o cumprimento de suas demandas.

Em um cenário onde a causa ambiental cada vez mais recebe atenção, por exemplo, a eficiência de uma empresa pode estar atrelada não apenas aos seus números, mas também em como ela lida com a sua pegada de carbono deixada na natureza.

Tudo isso deve ser considerado quem gerencia um negócio, de modo então a garantir com que seu projeto tenha a melhor performance possível dentro do mercado, de modo a obter melhores resultados. Algo que pode ser obtido a partir de adequações a serem adotadas.

Como melhorar sua eficiência e produtividade

Reconhecer que esses dois pontos são essenciais para o sucesso de uma empresa é apenas o primeiro passo a ser dado em uma boa gestão, sendo necessário também saber como agir não prática para que tamanho desempenho venha a ser conquistado.

Para lhe ajudar nesse sentido, seja para quem trabalhe com consultoria ambiental ou com administração de um pequeno negócio familiar, essas são as atividades que devem ser consideradas:

Estabelecimento de metas

Se o desempenho de um negócio está associado à forma em que suas metas são alcançadas, a definição delas é algo que exige a maior atenção por parte de quem administra esse projeto, ajudando a entender até mesmo  que se considera um sucesso.

É preciso olhar para coisas além do número de vendas, sabendo que o alcance de uma sustentabilidade ambiental é algo que pode ser visto com bastante valor pelo seu público, sendo válido então de ser trabalho por parte de um negócio.

No geral, o mais importante é que essas suas metas estejam sempre atreladas à realidade do seu projeto, de modo a não criar objetivos surreais, prejudicando até mesmo a performance de um negócio, por não estar alcançando números irreais para o momento.

Gestão de pessoal

O desempenho de uma empresa está diretamente associado à performance dos seus colaboradores, sendo importante então dar mais atenção a esse componente da companhia, fazendo uma gestão de pessoal que ajude a otimizar seus resultados.

Nesse sentido é importante ir além da deliberação de tarefas e análise de performance, sendo necessária a busca por otimizar o desempenho desse time, oferecendo treinamentos que ajudem com a aplicação de fossa séptica para uma empresa do ramo, por exemplo.

Comunicação de qualidade

A produtividade de um negócio está associada à performance do seu time, como foi apontado acima, contudo, até mesmo para exigir esse tipo de resultado é preciso contar com um certo auxílio, sendo o caso de uma comunicação de alta qualidade.

Ao estabelecer um bom diálogo com todos ao seu redor é possível conquistar uma melhor produtividade, com isso valendo para todas os segmentos e relações de uma companhia, o que vale tanto para um gerente e sua equipe como a empresa em si e o seu público.

Além da adoção dos melhores canais disponíveis, é importante estabelecer também uma linha de diálogo que ajude no alcance dos melhores resultados possíveis, levando em conta as expectativas de todos ao seu redor, sejam clientes ou colaboradores.

Monitoramento de resultados

A produtividade e eficiência de um negócio não é algo que deve ser notado apenas em momentos específicos, tratando-se de uma performance que precisa ser alcançada de forma recorrente, sendo importante então verificar frequentemente seus resultados.

A partir dessa análise frequente é possível identificar pontos a serem melhorados ou então índices a serem otimizados, tudo isso a ajudar na performance geral a ser alcançada por um negócio.

Uso da tecnologia

O avanço tecnológico vem sendo de grande auxílio para as empresas, oferecendo equipamentos e estratégias capazes de melhorar a sua produtividade, como pode ser o caso do uso de uma empilhadeira elétrica dentro de um armazém, por exemplo.

Estar atento a esse tipo de progresso é algo que pode ser de grande auxílio na gestão de um negócio, otimizando inclusive a performance dos seus funcionários a partir do momento em que eles contam com ferramentas e estratégias que possam ajudar em suas funções.

Ao ter atenção a todos esses tópicos é possível conquistar um melhor desempenho dentro de um negócio, com tamanha performance sendo estendida a todos os que ali atuam, considerando a produtividade de sua equipe como algo que ajuda o negócio em si.

Logo, para que a melhor eficiência seja conquistada por parte de um empreendimento, é importante que esse negócio esteja atento a todas as ferramentas e oportunidades que estão ao seu redor, com tudo isso ajudando no alcance geral dos melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade