Como medir o desempenho da empresa e avaliar o sucesso dos negócios

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em maio 15, 2023

Os indicadores de desempenho são muito importantes para a sua empresa, afinal eles mostram como o seu negócio está performando e se o sucesso tão esperado está próximo de ser alcançado.

Por isso que todos os empreendimentos precisam criar e acompanhar indicadores de desempenho e resultados, eles irão permitir que a gerência consiga estabelecer as metas e objetivos.

Seja você dono de uma empresa de curso de operador de empilhadeira ou de uma loja de produtos eletrônicos, é essencial que você esteja atento a esses dados, e para te ajudar criamos um material repleto de informações importantes sobre o tema.

Continue lendo este texto e veja como os indicadores de desempenho podem ajudar a sua empresa a deslanchar no mercado. Boa leitura!

O que são indicadores de desempenho empresarial?

Antes de saber como definir esses indicadores, é essencial conhecer mais sobre o seu conceito, pois através dessas informações você terá bagagem para aplicar o conhecimento na sua empresa.

Definimos os indicadores de desempenho empresarial como um instrumento que mostra o progresso de uma determinada estratégia e os aspectos de um modelo de negócio.

Por exemplo, uma empresa de cenografia para stands que investiu em uma campanha publicitária precisa saber como essa estratégia performou e qual foi a reação do público, para isso ela precisará avaliar os indicadores.

Essas ferramentas quantificam os resultados dos esforços, que podem ser individuais ou coletivos, em direção a metas e objetivos que são estabelecidos pela empresa.

São os indicadores de desempenho que irão fornecer dados concretos, o que irá orientar a tomada de decisão de uma empresa de injeção plástica, por exemplo. Além disso, eles permitem que sejam feitas comparações entre o que foi planejado e realizado.

Isso permite que a empresa faça as alterações necessárias, afinal com os resultados em mãos, esse processo fica mais simples e eficaz, então você não perderá tempo desnecessariamente.

Importância dos indicadores de desempenho

Dados são essenciais para qualquer empresa que venda fitilhos ou cadernos, afinal uma gestão empresarial ineficiente é uma das principais causas de falência, por isso que os indicadores desenvolvem um papel importante para esses empreendimentos.

Entenda que se você não conseguir medir os seus indicadores, você não saberá ao certo o que gerenciar.

Além disso, as ferramentas possibilitam uma compreensão mais clara sobre o que está funcionando ou não na sua empresa, permitindo que as alterações sejam feitas a tempo.

Esses indicadores são instrumentos que permitem com que uma empresa de display promocional, por exemplo, saiba identificar as oportunidades e com isso se tornar mais eficiente.

Sem contar que, ao medir esses indicadores, você consegue fortalecer a sua empresa no mercado que atua, tornando ela mais competitiva, sem contar que eles garantem mais transparência na gestão.

Indicadores de desempenho

Bom, agora que você já entendeu o conceito dos indicadores e como eles são importantes para sua empresa, vamos apresentar alguns dos mais importantes para que você consiga aplicá-los no seu empreendimento.

Indicador de lucratividade

O cálculo do percentual de lucro sobre o faturamento é uma métrica muito importante para a sua empresa, pois ela ajuda a entender melhor qual o caminho o seu negócio vem seguindo e quais ações podem ser tomadas para que os resultados sejam melhorados.

Se você não acompanha essa métrica, pode ver o dinheiro da sua empresa de parafuso m2 indo embora sem entender o que está acontecendo.

Por exemplo, se o seu faturamento foi positivo, mas você permanece no negativo, pode ser que os custos andam elevados e você precisa resolver esse problema para que ele não cause mais impactos na sua empresa.

Uma boa dica para analisar essa métrica é compará-la com a lucratividade média que é apresentada pelo seu setor no mercado, ou seja, como os seus concorrentes estão tendo lucros.

Taxa de conversão

Essa é uma taxa que mostra a relação entre os leads que o seu negócio consegue captar e se eles realmente foram convertidos em clientes. Para realizar esse cálculo você precisa:

  • Dividir a quantidade de vendas pela quantidade de leads;
  • Multiplicar o resultado por 100;
  • A porcentagem obtida representará a sua taxa de conversão.

É importante ressaltar que se uma empresa de tenda piramidal, por exemplo, realiza essa soma, ela não irá entender a taxa de conversão apenas pelo cálculo, pois esse é um aspecto muito relativo e que pode variar de empresa para empresa.

Porém, esse é um ótimo indicador que irá te ajudar a entender melhor a conversão da sua empresa.

Para que você consiga resultados mais satisfatórios, você pode comparar os resultados da sua empresa em períodos anteriores e com isso entender se a taxa se relaciona com o crescimento do seu empreendimento.

Valor do ticket médio

Com esse indicador de desempenho você consegue entender como funciona a dinâmica de vendas da sua empresa de gravação a laser, por exemplo. Ela pode ser acompanhada de três formas:

  • Vendas;
  • Cliente;
  • Vendedor.

Por meio desses três parâmetros sua empresa consegue identificar como cada setor está performando, isso identifica as ações que podem ser melhoradas.

Por exemplo, se você medir o seu cliente, saberá quais deles mais compram seus produtos e serviços e com isso poderá criar estratégias para melhorar ainda mais o relacionamento com esses consumidores, que pode ser:

  • Atendimento diferenciado;
  • Promoções especiais;
  • Cupons de desconto;
  • Cartão fidelidade.

Enfim, uma série de iniciativas que irão te ajudar a fidelizar ainda mais esse cliente. Para calcular o ticket médio você precisa usar a seguinte base de faturamento total dividido pelo número de vendas.

Faturamento

Esse indicador mostra quanto a empresa conseguiu faturar de valor bruto com as vendas durante um determinado período, ela é utilizada para mensurar a saúde financeira do seu negócio, além do desempenho da área comercial.

Os indicadores que mensuram o faturamento de uma empresa são:

  • Margem de lucro;
  • Lucro bruto;
  • Lucratividade;
  • Liquidez recorrente;
  • Ponto de equilíbrio.

Esses são índices conhecidos pelos empreendedores, e através deles você consegue definir o seu faturamento.

ROI

ROI é a sigla usada para se referir ao retorno sobre o investimento, que mostra se a sua aplicação em investimentos financeiros foi rentável. Esse é um dos indicadores financeiros mais importantes.

Afinal, o seu objetivo é direcionar recursos para ações e estratégias que possam gerar resultados, seja um investimento em maquinário ou em ações de marketing, por isso é essencial que você analise essa métrica.

Se você observou que a saúde financeira do seu negócio está comprometida ou até mesmo um pouco fragilizada, saiba que pode ser a falta de mensuração do ROI, por isso é importante que você dê a devida atenção para essa métrica.

Número de reclamações

Existem algumas empresas que não dão importância para essa taxa, mas saiba que elas estão diretamente ligadas a reputação da sua marca e satisfação dos seus clientes.

Com esse indicador, você terá um panorama sobre as reclamações que a sua empresa recebeu referente aos produtos e serviços, além de, claro, o atendimento.

Essa é uma métrica importante, pois através dela você consegue promover melhorias e com isso atingir a excelência no atendimento.

Taxa de turnover

Essa é uma taxa que diz respeito ao índice de rotatividade de funcionários de uma empresa por período. O cálculo é feito dividindo o total de colaboradores desligados pelo total de empregados ativos.

Mas por que é importante acompanhar esses dados? Bom, eles dizem muito sobre um negócio, principalmente no que diz respeito aos prejuízos financeiros de uma empresa.

Por mais que se saiba ao certo a taxa de turnover, é difícil identificar o que está causando esse problema. Se a sua empresa está sofrendo com uma alta taxa de turnover, saiba que pode estar ligada a algumas questões como:

  • Microgerenciamento;
  • Má liderança;
  • Ausência de um plano de carreira para os funcionário;
  • Falta de treinamentos adequados;
  • Ferramentas inapropriadas para trabalho;
  • Metas mal estabelecidas.

Entre outras causas que podem estar levando ao descontentamento desses funcionários, em todos os casos, é importante que você avalie algumas questões e tente entender por que os seus funcionários estão se desligando da empresa.

Tente entender o lado deles, realize reuniões e ouça o que eles têm a dizer, às vezes o problema pode ser resolvido de uma maneira simples.

Como você pôde perceber, as metas são muito importantes para que uma empresa consiga administrar as atividades, entender onde está errando e o que precisa ser melhorado, por isso é fundamental que o desempenho do negócio seja avaliado.

Apenas com dados concretos será possível tomar as melhores decisões para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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