Como manter o relacionamento com o cliente

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em junho 24, 2022

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Estabelecer uma boa relação com seu cliente pode ser considerado como uma das bases que uma companhia precisa construir de forma sólida. Isso porque, sem pessoas para consumir o seu produto, não há propósito na companhia. 

Dentro desse contexto, e adicionando a digitalização do mundo moderno, é possível perceber que a relação entre cliente e companhias acabou mudando muito. 

Isso porque, após a revolução da internet, diversos mercados em si acabaram mudando completamente, fazendo com que o consumo fosse ressignificado, e, portanto, alterando os costumes das pessoas e gerando clientes muito mais exigentes. 

Dessa forma, houve uma necessidade muito grande das companhias de se adequarem às novas regras do mercado, tendo que buscar aperfeiçoamentos que iriam muito além de um curso de empreendedorismo ead, pois agora seria necessário estabelecer estratégias de comunicação e fidelização do cliente. 

Os empreendedores modernos entenderam que para ganhar espaço no mercado seria necessário muito mais do que bons costumes, isso porque, o relacionamento afetivo com o consumidor e a criação de laços estreitos deixou de ser um diferencial para ser uma obrigatoriedade para quem quer se destacar. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o relacionamento com o cliente, entendendo a importância da criação de laços consumidor e vendo dicas de como criar essa relação com seu público-alvo ou persona.

Por que o relacionamento com o cliente é importante para sua empresa?

Elevar as vendas é algo importante quando o assunto é o crescimento da companhia e a saúde da gestão financeira, questão que é amplamente abordada em um curso de gestão financeira ead

Entretanto, apesar da busca por crescimento e fortalecimento de caixa, é importante que as estratégias sejam pensadas de forma a manter um bom relacionamento com seus clientes para que o esforço na aquisição não seja em vão, e a conquista dos clientes seja algo duradouro. 

Isso porque, a retenção de clientes é muito importante para uma empresa, pois, ela poupa muitos esforços em sempre ter que buscar consumidores que cada vez mais vão se aglomerando e se somando. 

Isso porque, o relacionamento ou laço afetivo estabelecido com o seu consumidor precisa começar logo quando tenta captá-lo com estratégias de marketing e vendas, estratégias essas que se armam de ferramentas aprendidas em uma faculdade de vendas e marketing por exemplo.

Dessa forma, uma vez que esse cliente é conquistado e de fato consome seus produtos, gosta e cria um afeto pela marca, ele fica e, além de não ser mais necessário gastar investimentos para recuperá-lo, ainda pode ser uma ferramenta importante no trabalho de angariar mais clientes. 

Além disso, a importância de fidelizar clientes através da criação de uma relação saudável também se dá nas questões financeiras. Isso porque, é muito mais vantajoso e rentável contar com um cliente que sempre vai voltar, do que ter que conquistar pessoas novas todos os dias, sendo algo muito mais variável. 

Assim, o investimento na criação de vínculo com seus clientes só tem a agregar para o crescimento da sua companhia e a criação de bases fortes, uma vez que, clientes fiéis muitas vezes são o lastro que sustenta a companhia em momentos de crise, por exemplo.

A falta de um bom relacionamento com seus consumidores pode acarretar em consequências seríssimas e até destruir o nome de uma marca no mercado. Entenda o que pode acontecer com uma companhia quando a mesma não consegue estabelecer um bom relacionamento com seus clientes. 

O que acontece quando o relacionamento com o cliente é ruim?

Assim como já informado anteriormente, a relação com o cliente é vista como a base de qualquer empreendimento.

Desta forma, assim como a boa implementação de um relacionamento pode beneficiar uma companhia, a falta dele pode trazer diversos malefícios a uma empresa, principalmente com que diz respeito ao seu nome no mercado. 

Nesse sentido, é importante destacar que muitas pesquisas apontam que um mau atendimento pode refletir na reputação de uma companhia por muito tempo, de tal forma que, cerca de 59% dos clientes dizem se lembrar de experiências ruins de atendimento que aconteceram há mais de dois anos.

Entretanto, por outro lado, apenas 10% se lembram dos bons atendimentos que receberam no mesmo período. Ou seja, experiências negativas marcam muito mais o consumidor. 

Portanto, entre as principais questões de um atendimento ruim, a falta de um bom relacionamento pode levar a consequências como: 

  • Perda da lucratividade;
  • Comprometimento da imagem da empresa;
  • Perda do poder de competitividade;
  • Baixo engajamento e rendimento da equipe;
  • Aumentos dos gastos;
  • Perda da lucratividade.

É por esse motivo que, assim como é necessário ter pessoas preparadas e formadas em um curso gestão de pessoas a distância para cuidar dos funcionários, é de extrema importância ter pessoas capacitadas para gerir projetos e estratégias voltadas à construção de um relacionamento com o cliente.

Isso porque, uma das maiores consequências do mau atendimento ao cliente é justamente a perda de lucratividade e de caixa. Afinal de contas, se o cliente não volta, isso significa vendas a menos no final do mês. 

Além disso, é importante ressaltar que a lucratividade de uma companhia é uma questão extremamente importante para que a empresa possa crescer e realizar investimentos em melhores serviços, ponto aprendido em graduações de gestão financeira, questão que é possível entender através do curso de gestão financeira grade curricular.

Outra questão que é muito importante ser levada em consideração, é o fato de que, mesmo gostando do produto ou do serviço, o cliente muitas vezes acaba deixando de comprar simplesmente porque foi mal atendido. 

Esses clientes insatisfeitos acabam preferindo ir ao concorrente, mesmo que este concorrente ofereça serviços e produtos inferiores. 

Clientes que foram mal atendidos também acabam sendo uma mancha espessa na construção da imagem de uma marca, isso porque eles acabam orientando outras pessoas a não adquirirem nada daquela marca, e, a experiência de uma pessoa acaba contando mais para os consumidores do que qualquer propaganda ou estratégia de marketing. 

Como construir um bom relacionamento com o cliente?

Já foi possível perceber a importância de uma construção saudável e estreitar de laços com o cliente quando o assunto é o relacionamento com seu público alvo. Com isso, também foi possível perceber como a falta de um bom relacionamento pode afetar uma companhia com consequências muito ruins. 

Veja a seguir como construir esse relacionamento saudável com seus clientes, quais as estratégias e ferramentas que podem ser tomadas nesse caminho. 

  1. Mostre que você é confiável

Em primeiro lugar, quando se fala em relacionamento com o cliente é necessário começar mostrando a ele que a marca é confiável e de boa qualidade. Isso porque, a confiança será a base de qualquer negócio. 

Assim, faça com que o consumidor confie nos seus produtos, mostrando que a marca dará assessoria a ele mesmo após a conclusão da compra, sendo se mostrando prestativa, atenciosa e disposta a ouvir reclamações, entender demanda e solucionar qualquer erro ou equívoco.

Para entender mais sobre essas e outras questões, pesquise em qualquer navegador a respeito de: “quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos”, e busque se especializar no assunto. 

  1. Saiba tudo sobre o seu cliente

Outro ponto importante dentro da construção de um relacionamento saudável com o cliente é o conhecimento sobre o perfil de seu público alvo e a construção da persona de sua companhia. 

Isso porque, ao investir em um relacionamento, é preciso ter em mente que é preciso demonstrar o quanto ele é importante. Quando você acompanha de perto tudo o que ele diz, entende as suas dores, as chances de você conquistá-lo são grandes. 

Além disso, é importante ressaltar que pequenos detalhes importam, principalmente na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa também pode fazer a diferença, principalmente para resgatar a atenção de determinado cliente.

Vale lembrar que essa estratégia de conhecer muito bem o perfil do cliente é uma das bases do marketing em qualquer área de atuação, sendo um ponto chave até mesmo em estudos e áreas relacionadas à gestão hospitalar ead.

  1. Resolva os problemas rapidamente

Nenhuma companhia é perfeita, muito menos os serviços e produtos. Portanto, mesmo tentando evitá-los, os erros acabam acontecendo. 

Dessa forma, o papel da empresa é entender que erros acontecem e se colocar de forma humilde perante eles reconhecendo que errou e tentando amenizar as consequências do cliente, ou até mesmo consertar o erro da forma mais rápida que seja possível. 

O reconhecimento de erros e a correção deles de forma fácil para o cliente que gere o mínimo de transtorno é algo muito valorizado pelo público em geral. Portanto, se atentar a esses aspectos pode ser uma questão importante na hora de se relacionar com seu público.

Para saber mais e se especializar no assunto, é possível fazer cursos profissionalizantes e graduações, como por exemplo a graduação em gestão de pessoas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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