Como lidar com conflitos e tomar decisões difíceis na empresa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mateus
em maio 15, 2023

Liderar uma equipe não é uma tarefa nada fácil, dentre todos os desafios enfrentados pelos gestores os conflitos são de longe os mais difíceis de lidar, pois se não resolvidos da melhor forma podem acabar desestruturando as empresas.

Afinal, o sucesso de uma equipe muitas vezes depende de como um líder consegue lidar com conflitos, além de tomar decisões difíceis com confiança, rapidez e eficácia.

Quando um gestor de uma empresa de fonte bebedouro, por exemplo, toma decisões difíceis de maneira assertiva e com confiança, demonstra suas habilidades de liderança, se você não sabe como desempenhar essas habilidades, não se preocupe.

Preparamos um texto para te ajudar com essas questões, saiba que todas as habilidades podem ser desenvolvidas com o passar do tempo, basta se dedicar e conhecer mais sobre, continue lendo esse texto e saiba como.

O que são conflitos?

Os conflitos empresariais podem ser definidos como toda:

  • Controvérsia;
  • Desavença;
  • Polêmica;
  • Choque de interesses;
  • Disputa.

Que acontece em uma empresa, muitas vezes os gestores e responsáveis não conseguem lidar de forma adequada a essas situações, o que acaba gerando uma série de prejuízos financeiros, além de muitas vezes desenvolver o departamento jurídico.

Esses conflitos podem gerar:

  • Ações judiciais;
  • Mal-estar;
  • Perda de colaboradores;
  • Necessidade de se buscar mediação;
  • Conciliação.

É importante entender que por mais que a sua empresa de cobertura para carros, esteja em harmonia e todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura da organização, os conflitos são inevitáveis.

Por isso é essencial que os gestores saibam como lidar com cada situação, isso irá livrar a empresa de diversas situações desagradáveis, além de fazer com que todos consigam lidar com as adversidades de forma madura.

Como lidar com decisões difíceis?

Se você é gestor em uma empresa de importação de peças sobressalentes, por exemplo, e sua rotina é lidar com decisões difíceis diariamente, saiba que existem algumas estratégias que você pode tomar para lidar com essas situações de uma melhor forma.

Abordar o conflito com calma e empatia

Saiba que quando o assunto é conflitos, a melhor escolha é manter a calma, afinal se desestabilizar não irá te levar a lugar algum, muito pelo contrário, você irá perder a razão, além de ficar uma situação chata entre os funcionários.

Lembre-se que por trás dos conflitos, existem:

  • Pessoas;
  • Emoções;
  • Perspectivas diferentes;
  • Sentimentos. 

Por isso, o mais correto a se fazer é abordar o conflito com empatia e compaixão, isso irá te ajudar a entender as perspectivas de todos os envolvidos e trabalhar para que todos encontrem uma solução benéfica.

Seja prático e claro

Antes de tomar qualquer decisão no trabalho, seja sobre consultoria totvs protheus ou a demissão de algum colaborador, tenha um pensamento claro e organizado sobre essa situação, isso irá te ajudar a resolver os problemas relacionados a esse processo.

Para saber se você está tomando a decisão correta, considere:

  • Fatores;
  • Motivos;
  • Consequências;
  • Resultados que pretende.

Se você conseguir responder a essas perguntas de uma maneira clara e objetiva, o seu processo de decisão será bem mais fácil e você terá mais segurança na hora de tomar a decisão.

Busque feedback e conselhos

Quando você lida com conflitos ou até mesmo precisa tomar decisões difíceis, é importante ter um retorno dos seus colegas e mentores, esses feedbacks irão te ajudar a tomar as decisões mais eficazes e seguras.

Lembre-se que essas pessoas estão vendo o problema de fora, por isso elas terão perspectivas diferentes da sua, mostrando outro ponto de vista sobre a situação, com opiniões valiosas.

Essas opiniões são importantes principalmente para os momentos de dúvidas, por exemplo, você precisa reformular a equipe que cuida do serviço de içamento de cargas, essas pessoas poderão te auxiliar a tomar a decisão certa.

Considere as consequências e os resultados

Todas as decisões geram consequências, isso é fato; por isso, é fundamental que você pense nelas, na hora de escolher o que será feito, afinal essas escolhas podem afetar o futuro da empresa.

É fundamental que você não pense apenas no presente e na situação atual da sua gestão, pense de maneira global, isso fará com que você crie estratégias e pense mais com a razão, tomando a escolha certa.

Entenda que sempre há benefícios de curto prazo e um benefício de longo prazo, pois é crucial que você tenha metas e entenda como as consequências podem atrapalhar ou influenciá-las.

Utilize técnicas de resolução de conflitos

Saiba que existe uma série de técnicas de resolução de conflitos, entre elas podemos destacar:

  • Negociação;
  • Mediação;
  • Conciliação.

Aprender essas técnicas irão te ajudar a encontrar soluções eficazes para lidar com os conflitos, além disso, irá te deixar mais preparado e seguro para lidar com todas as adversidades, que essa situação acarreta.

Por exemplo, você trabalha em uma empresa de recuperação de parabrisa e um dos seus funcionários quer pedir demissão devido à insatisfação com algum colega de trabalho, através da negociação você pode chegar em um acordo entre as duas partes.

Já a mediação, pode facilitar a comunicação entre as equipes, para que esse problema não se repita e todos os funcionários possam viver em harmonia, no ambiente de trabalho.

Defina um plano de ação claro

É essencial que você tenha um plano de ação claro, isso irá ajudar você a lidar com os conflitos e tomar as decisões difíceis de maneira eficaz, para que ele funcione de maneira satisfatória, você precisa se assegurar de algumas etapas específicas e prazos realistas.

O plano de ação, permitirá que você acompanhe o progresso e consiga entender se está no caminho certo, para alcançar todos os seus objetivos, além de claro, manter a sua equipe motivada e focada.

Esse plano de ação, pode ser usado para a compra de novas paleteira, por exemplo, dessa forma, você consegue definir todos os passos que precisam ser tomados e como cada um será executado, te dando mais controle sobre a decisão.

Respeite seu tempo

Você não irá conseguir tomar uma decisão difícil da noite para o dia, aliás fazer isso pode te causar insegura e fazer com que você se arrependa das escolhas, por isso leve um tempo a mais para ter certeza que está fazendo a escolha correta.

Por isso, reserve um tempo do seu dia para refletir e conseguir tomar as decisões difíceis, foque nas escolhas que você precisa fazer, analise as situações e possibilidades, isso irá te ajudar a entender melhor a situação.

Além disso, essa reflexão irá te dar a segurança que você precisa para tomar as decisões certas, afinal, nada será feito no calor da emoção.

Questione

Se você é gestor de uma empresa de programa de transportadora e precisa tomar uma decisão importante, é essencial que você levante alguns questionamentos em torno da situação, como:

  • Qual a meta?
  • Quantas pessoas serão afetadas por sua decisão?
  • Quais mudanças serão acarretadas?
  • Como a empresa irá lidar com as consequências?

Esses tipos de perguntas irão te ajudar a encontrar as melhores respostas, tornando a tomada de decisão mais precisa e eficaz.

Não existem soluções perfeitas

Lidar com conflitos e tomar decisões difíceis não são tarefas fáceis, eventualmente você irá errar ou se arrepender de algo, mas isso é um processo que você só irá aprender ao longo do tempo, o mais importante é não se cobrar muito pelas coisas.

Pense que você fez o que precisava ser feito, com os recursos disponíveis no momento, além disso, as coisas tendem a mudar, por isso você não tem o controle absoluto de tudo.

Todo esse processo requer paciência e persistência para que você consiga obter resultados satisfatórios, entenda que mesmo que a sua decisão não funcione ao seu favor, é essencial que você não desista dela.

Afinal, tudo isso faz parte de um processo de aprendizagem que irá te transformar em um bom líder.

Muitas empresas precisam dos seus líderes e gestores para que todos os problemas sejam resolvidos de uma maneira concreta e com sucesso, mas sabemos que tudo isso não funciona como mágica.

No dia a dia essas situações são bem diferentes, afinal, em muitos casos, não existe apenas uma resposta certa, que irá resolver todos os problemas, por isso que ser flexível, saber ouvir e se colocar no lugar do outro é essencial.

Entenda que uma boa gestão e resolução de conflitos leva tempo, você precisa estar em sintonia com a sua equipe e saber que eles podem contar com você, dessa forma todos os processos voltado a decisões serão mais fáceis.

Entenda que assim como os seus colaboradores, você também é humano, e não pode carregar o fardo de todas as decisões sozinho, erros irão acontecer, o mais importante é aprender com eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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