Infelizmente, não conseguimos prever todos os problemas que uma empresa irá passar, entretanto, é possível se preparar, caso eles surjam no meio do caminho. Por isso, a gestão de crises é importante para todos os negócios.
Uma crise empresarial é um momento muito delicado para uma empresa. Afinal, ela fica exposta e as consequências desses problemas podem afetar a companhia e todos os funcionários.
Por isso, para conseguir lidar com esse momento tão delicado, é preciso saber se comunicar com os seus funcionários. Afinal, eles serão impactados tanto quanto você por essa situação.
A comunicação no trabalho de uma marca de ecobags personalizadas, por exemplo, precisa estar alinhada com a cultura organizacional da empresa e ter a transparência como o seu principal alicerce.
Isso irá ajudar o negócio a agir estrategicamente diante dos problemas e situações adversas que costumam acontecer na rotina das organizações.
Afinal, como a empresa trata os seus funcionários e a intensidade que o diálogo acontece nos momentos de crise se reflete na imagem da marca com os clientes. Isso porque, tudo está diretamente ligado.
Tenha você um negócio de cordão para crachá ou uma loja de roupas, é muito importante saber como lidar com as crises, além de criar uma comunicação eficiente para esses momentos. Para te ajudar, criamos um conteúdo com algumas informações sobre o tema.
Continue lendo esse texto e saiba como criar um plano de gestão de crises, além da melhor forma para se comunicar com os seus colaboradores. Confira!
O que é uma crise empresarial?
Antes de mais nada, é importante explicar o conceito de uma crise empresarial. Afinal, muitas pessoas ao ouvirem esse termo associam a conflitos diários que acontecem na empresa ou problemas em comprar tecido veludo preço alto.
Porém, saiba que uma crise vai muito. Além disso, ela diz respeito a um acontecimento inesperado, que possui grandes proporções e geram grandes desgaste nas relações entre equipe, cliente, no que se refere a empresa.
Em outras palavras, uma crise empresarial é um momento de instabilidade ocasionada por um fator que pode ser interno ou externo, essas crises se concretizam quando a imagem da empresa está em risco.
Por exemplo, uma marca de cinto de couro legitimo feminino, que entrou em crise, coloca o nome da sua empresa em risco, diante dos:
- Consumidores;
- Concorrentes;
- Mercado;
- Funcionários.
Essa crise pode gerar perdas financeiras, fazendo com que os funcionários percam sua produtividade. Isso porque, eles estão diante de um cenário de instabilidade, e em alguns casos, a empresa pode até fechar suas portas.
Por isso, é fundamental trabalhar as crises de forma estratégica. Caso contrário, ela irá manchar a imagem do seu negócio.
O que é gestão de crise?
Esse é um conjunto de estratégias e ações, com o objetivo de minimizar, reduzir e reverter os impactos negativos causados por uma crise.
Por exemplo, se uma marca de expositor de doces, enfrentar uma crise e contar com uma boa gestão, será orientada a tomar as decisões certas e com isso, terá menos prejuízos e impactos negativos, principalmente no que diz respeito à reputação.
Benefícios da gestão de crise?
O trabalho de gestão de crise e comunicação são essenciais para garantir, que caso ocorra algum momento de instabilidade na empresa, tenha uma equipe preparada para lidar com essa situação, os impactos agem de formas diferentes nas empresas.
Por exemplo, na pandemia, diversas empresas começaram a vender online e com isso, o mercado de embalagens ficou prejudicado. Então, era praticamente impossível comprar caixas de papelão.
Essa é considerada uma crise externa. Afinal, você não tem controle, mas precisa criar mecanismos para lidar com essa situação, caso contrário, não conseguirá vender os seus produtos.
Para que cada situação seja resolvida da melhor forma, é importante que a empresa conte com um comitê formado por especialistas. Desse modo, eles irão trabalhar juntos para encontrar as melhores soluções.
As empresas que contam com uma equipe de gestão de crise, consegue se beneficiar de diversas formas como:
- Superação da crise o mais rápido possível;
- Proteção da imagem da empresa;
- Decisões corretas em momentos difíceis;
- Rapidez para contornar a situação;
- A mensuração precisa dos possíveis impactos.
Com isso, a sua empresa de etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, irá conseguir lidar com qualquer crise e fazer com que o negócio continue prosperando.
Como lidar com a gestão de crise?
Bom, agora que você já sabe o que de fato significa o que é uma crise empresarial e como a uma equipe de gestão é importante para lidar com esses problemas, vamos te apresentar algumas práticas para serem adotadas pela sua empresa.
Essas dicas incluem aspectos da gestão e de comunicação, que como falamos, é essencial para que os funcionários e a empresa consiga se recuperar desses momentos. Então, veja a seguir quais são elas.
Alinhe a comunicação com a equipe
É de responsabilidade dos gestores alinhar uma comunicação com todas as equipes. Afinal, eles são o canal das informações internas e externas. Por isso, é fundamental que todos os funcionários estejam com seu discurso alinhado para se comunicar.
Além de uma boa comunicação, eles precisam traçar as medidas que serão tomadas diante da situação, para orientar todos os funcionários.
Por exemplo, uma empresa de porta etiquetas que teve algum problema com a imagem da marca, precisa nomear um único porta-voz para atender a imprensa e responder todas as questões sobre o assunto.
Ter um planejamento bem alinhado, evita conflitos de informações, o famoso disse me disse. Porém, só uma pessoa ficará responsável pela comunicação.
Desenvolva um manual de crise
É importante que esse manual esteja pronto antes mesmo que ocorra uma crise na empresa.
Isso porque, ele será usado para direcionar a equipe em quais passos serão tomados. Então, esse documento deve conter todos os processos detalhados. Para elaborar um manual eficiente, é preciso elencar as seguintes etapas:
- Análise do problema;
- Gestão de cenários;
- Desenvolvimento de plano estratégico;
- Estratégia de comunicação.
Dessa forma, quando alguma crise vier acontecer, você terá todas as informações necessárias para saber como agir a todos os problemas.
Mantenha o funcionamento da empresa
É fundamental que mesmo diante de uma crise, sua empresa continue funcionando. Então, tente encontrar uma solução eficaz para motivar os seus funcionários.
Mostre para eles que é somente uma fase e com a ajuda de todos será possível melhorar a situação, isso faz com que os colaboradores se sintam parte da empresa e entendam que eles são importantes para o funcionamento do negócio.
Para que esse processo ocorra de uma maneira satisfatória, é importante que a empresa conte com a ajuda do comitê e dos seus líderes, pois eles irão conseguir passar a segurança que o seu empreendimento está buscando.
Mantenha a transparência com seu público
Não adianta nada esconder a situação do seu público, pois isso pode acabar gerando uma imagem negativa entre os seus consumidores. Eles precisam saber o que está acontecendo com a sua marca.
Por isso, é essencial que você mantenha a transparência, admita para todos os problemas que está enfrentando. Dessa forma, estará agindo da maneira correta ao enfrentar uma crise.
Sabemos que falar sobre um problema não é uma tarefa nada fácil, porém é apenas dessa forma que conseguirá passar por essas complicações da melhor forma possível. Nesse momento, a comunicação é essencial.
Portanto, elas irão servir para guiar as coletivas, comunicar o problema para todos, além de deixar claro o posicionamento da sua empresa referente a toda situação.
Aja de forma rápida
Os momentos iniciais de uma crise são decisivos para o sucesso ou fracasso da sua empresa. É preciso entender que qualquer hora que passa é um tempo que você está perdendo para resolver os problemas.
Dessa forma, assim que for identificado qualquer problema, é preciso agir para se comunicar com os gestores, o comitê de crise e com isso, encontrar a melhor solução para esse dilema.
Aliás, a comunicação é essencial para esses momentos de crise, pois em muitas situações, a solução necessária para reduzir os impactos é falar sobre o que está acontecendo e informar as resoluções que estão sendo tomadas.
Principalmente em relação aos seus funcionários, muitas vezes, um pequeno burburinho, pode ter um impacto negativo na produtividade deles. Por isso, alinhar as expectativas e saber se comunicar é essencial.
A comunicação também pode ser usada pelo comitê de crise para ganhar algumas horas até definir o que será feito. Afinal, o silêncio ou a omissão não ajuda em nada e faz com que tomem conclusões precipitadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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