Quando se fala em práticas de SEO, é comum pensar em conteúdos textuais como postagens em redes sociais ou blogs. Mas elas também se aplicam aos e-commerces!
O SEO para loja virtual garante que o endereço eletrônico se torne mais visível e relevante nas plataformas de pesquisa.
No rankeamento, todos os detalhes contam: o título das páginas, a descrição dos produtos, a organização do site e até mesmo o layout de toda a loja.
Neste guia abordaremos tudo o que você precisa saber sobre otimização de mecanismos de pesquisa para lojas online.
O que é SEO para e-commerce?
Pense na quantidade de lojas virtuais que existem na internet. São muitas, não é? O SEO exerce um papel fundamental no reconhecimento e no destaque delas diante dos algoritmos.
As plataformas de pesquisa avaliam a qualidade do e-commerce com base na organização dele, no uso de palavras-chaves, na boa navegabilidade e no carregamento rápido, entre outros aspectos que vamos desenvolver a seguir.
O cliente deve ser sempre o foco do SEO para e-commerce. Isso porque o Google prioriza quem oferece a melhor experiência do usuário, atende aos requisitos e tira dúvidas do consumidor.
Dicas de SEO para loja virtual
Indo além de conceitos de inbound marketing e marketing digital, nós vamos explicar como o SEO para e-commerce deve ser feito na prática.
Ficou curioso? Basta rolar a página para baixo e se informar!
Pesquise palavras-chaves
Para iniciar sua estratégia de SEO, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave o mais rápido possível.
O objetivo da pesquisa é descobrir quais termos são mais usados por pessoas que procuram termos relacionados à sua loja virtual.
A ideia é coletar o máximo de informações possível para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de SEO, independentemente do estágio atual da sua loja virtual.
Dedique-se à produção de conteúdo
Depois de encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio, você precisa se concentrar no desenvolvimento de conteúdo que ajudará o Google a ler e classificar seu site.
Diferentes tipos de conteúdo podem ser criados. Inclusive, todos os formatos têm seu valor para o SEO.
Em termos de e-commerce, um dos mais importantes é o texto de apoio, cuja tarefa é ajudar na indexação do Google para que o algoritmo possa entender o funcionamento e o conteúdo da página.
O segredo é investir sempre em informação de qualidade. Assim, sua loja virtual oferece uma experiência satisfatória ao usuário.
Inclua links internos
Usar links internos é uma ótima maneira de melhorar o SEO da sua loja online porque ajuda o algoritmo do Google a entender como a hierarquia do seu site funciona e o que você considera mais importante nela.
Eles basicamente atuam como uma espécie de âncora e classificam as palavras-chave mais importantes.
Mas cuidado: é crucial ter cuidado para não abusar dos links internos, pois essa prática pode prejudicar as compras em seu portal.
Pense na arquitetura do site
Uma loja online com uma arquitetura bem organizada ganha muitos pontos em usabilidade, rankeamento e conversões.
Também torna mais fácil para o Google e os usuários se encontrarem em seu site, o que é fundamental para a qualidade da experiência que você oferece.
Uma dica é focar na simplicidade e na intuição. Isso significa que o visitante deve identificar rapidamente como funciona sua loja virtual, facilitando a navegação.
Também é importante oferecer uma versão mobile do seu e-commerce, já que a maioria dos acessos são feitos por meio de dispositivos móveis.
Tenha URLs claras
Os links também são importantes! Nada de usar URLs geradas automaticamente, aquelas que, em geral, são cheias de algarismos e pouco legíveis.
Edite suas URLs para que elas incluam os termos principais da página. Um link para a categoria “Eletrodomésticos” deve conter essa palavra: assim, ela fica plenamente compreensível para os visitantes e também para o próprio Google.
Sempre evite endereços com caracteres especiais, acentos e outros sinais.
Otimize as imagens também
Pesquisar imagens no Google pode gerar tráfego interessante. Para aproveitar todo esse potencial, você precisa usar as tags corretamente.
A tag “<alt>” indica o texto alternativo que é exibido quando a imagem não é exibida. A tag “<src>” se refere ao nome original do arquivo.
Uma descrição clara e informativa ajuda o Google a entender os elementos visuais deste arquivo e também melhora a experiência dos usuários com esse elemento.
Conclusão
As técnicas de SEO sempre apresentam possibilidades bastante interessantes. Não apenas para aumentar as conversões, mas também para melhorar a experiência dos consumidores e a reputação da empresa como um todo.
O SEO pensado especificamente para a loja virtual é tão importante justamente por isso!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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