Com a chegada das férias, naturalmente, começamos a pensar nos programas de lazer que podemos realizar sozinhos, com amigos ou familiares. Mesmo com o orçamento curto, quando nos organizamos financeiramente, é possível economizar e, até mesmo, contratar um seguro viagem barato. Por isso, trace um bom planejamento para aproveitar ao máximo seus dias off.
Quer saber como elaborar um plano de viagem acessível e ainda garantir que seus dias sejam divertidos e revigorantes? Basta conferir as dicas que separamos aqui!
Planejamento financeiro
Para que seu planejamento financeiro seja eficiente, é preciso ter organização com suas finanças, pois elas são capazes de tornar aquele sonho em realidade, independentemente se é a curto, médio ou longo prazo.
Assim, com planejamento, fica fácil visualizar seus ganhos e gastos mensais. Esses registros de todas as suas movimentações financeiras vão ajudar a traçar os passos para conquistar aquilo que se deseja.
Portanto, colocar no papel as rendas fixas e variáveis ajuda a mapear as informações sobre a nossa situação financeira para:
- quitar as dívidas;
- analisar se os gastos condizem com a realidade da renda;
- identificar as possibilidades de aumentar a renda para diminuir as despesas, a fim de alcançar objetivos.
Um bom planejamento financeiro ainda nos ajuda a criar uma reserva de emergência, juntar dinheiro para comprar um carro ou uma casa, realizar a viagem dos sonhos, entre outros. A verdade é: planejar como será usada a sua grana trará mais segurança para o seu dia a dia.
Por que fazer um planejamento financeiro para as férias é importante?
Elaborar um plano financeiro é uma tarefa relevante que ajuda a cortar maus hábitos que sabotam a saúde das suas finanças. Afinal, ter uma visão ampla de como está sendo gasto o seu dinheiro te orienta a usá-lo a seu favor.
No entanto, para isso, precisamos nos educar financeiramente, aprendendo a ter disciplina e evitando as compras por impulso. Quando não controlamos os gastos desnecessários, corremos riscos de endividamento, o que pode atrapalhar a realização daquela viagem tão aguardada.
Inclusive, há diferentes meios de aumentar os recursos de ganhos e direcionar esses valores para as despesas com a viagem. Confira.
Aprender a poupar
Podemos economizar aprendendo a montar uma carteira financeira, ou seja, separando uma quantia específica mensal para criar uma reserva de emergência, a fim de impedir que apareçam dívidas com os imprevistos da vida. Essa reserva também contribuirá para a realização daquilo que anseia. Por exemplo, se for uma viagem, pode reservar uma parte da sua renda para concretização.
Aprender a investir
Os investimentos ajudam a aumentar seus recursos financeiros. Mesmo que suas férias sejam realizando uma viagem de curto, médio ou longo prazo, é possível rentabilizar seu capital, ou seja, ganhar mais dinheiro. Por isso, aprender a investir é uma tarefa desafiadora, mas lucrativa, pois, dessa forma, sua grana não fica parada na conta corrente.
Dicas para elaborar um bom planejamento das férias
Sem mais delongas, confira as dicas sobre como elaborar um planejamento das férias, organizando seu orçamento para arcar com os custos da viagem sem se preocupar e sem gastar muito.
Escolha o roteiro antecipadamente
O primeiro passo a ser tomado é definir o local e, consequentemente, montar um roteiro. Pesquise lugares com passeios gratuitos, assim será possível conhecer o lugar gastando menos. Dentro dessas informações, deve conter outras, como:
- quais são os pontos turísticos que quer visitar;
- quantas pessoas vão embarcar nessa viagem. Se há crianças, requer uma atenção redobrada;
- quantos dias ficará no local;
- qual o local da hospedagem;
- quais restaurantes irão fazer a refeição.
Esses detalhes, quando pensados antecipadamente, vão ajudar a poupar dinheiro com situações imprevistas. Quanto mais informações reunir, mais a viagem caberá no seu orçamento.
Pesquise os preços
Separe um tempo para pesquisar os preços das agências de viagens, das hospedagens, das passagens, dos passeios no destino escolhido etc. Assim, terá uma margem da quantia que deverá separar para custear toda a viagem.
Monitore o preço da passagem
Tenha as ferramentas digitais como uma grande aliada para acompanhar os preços das passagens. Os buscadores online e os aplicativos são excelentes alternativas que podem ajudar a monitorar os valores, inclusive recebendo notificação quando o preço estiver abaixo do ofertado anteriormente.
Verifique os tipos de hospedagem
Avalie se os custos com uma diária de hotel não ficarão mais caros do que alugar uma casa ou um apartamento. Além disso, alugar moradias oferece mais comodidade, uma vez que se pode utilizar a cozinha, bem como a máquina de lavar. Isso reduzirá os custos com restaurantes e lavanderias. Utilize o transporte público, pois é uma forma de economia.
Por fim, monitore todos os seus gastos ao fim do dia. Lembre-se de não extrapolar o uso do cartão de crédito para não sair do planejado, garantindo um pós-férias sem neura.
Deixe um comentário