Como a tecnologia está mudando a odontologia

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por isabella
em março 15, 2023

Assim como qualquer área da medicina, a odontologia também evolui e obtém melhorias conforme a tecnologia evolui. Procedimentos se tornam mais eficientes e menos dolorosos, criando espaço para tratamentos com tempo de recuperação diminuído.

Isso acontece porque avanços tecnológicos tornam mais fácil todo o processo por trás de como é feito o clareamento dental, por exemplo. Outros tratamentos também ganham ferramentas e possibilidades.

Quer saber mais sobre como a evolução na tecnologia está mudando todo o segmento da odontologia? Continue lendo o conteúdo disponibilizado abaixo.

Por quais motivos devemos investir tecnologia na odontologia?

Não é um segredo ou grande mistério que o século 21 está sendo palco de algumas das maiores evoluções tecnológicas na história da humanidade. Seja dentro do âmbito de entretenimento, eletrodomésticos, medicina ou ciências como um todo, houve uma evolução em como máquinas são operadas e, bom, pessoas também em salas de cirurgia.

Quem nasceu dos anos de 1990 para frente, não consegue imaginar como seria uma vida sem muitas das facilidades fornecidas pela tecnologia que avançou absurdamente nas últimas quatro décadas.

Essa realidade também pode ser estendida para consultórios médicos e clínicas odontológicas.

Muitos dos processos e procedimentos oferecidos por uma clínica odontológica sequer existem, pois desde os móveis disponibilizados, os tratamentos como clareador de dentes não são mais realizados como antigamente, por conta dessa evolução rápida na tecnologia para o segmento da odontologia e periodontia.

Dentro da odontologia, a tecnologia tornou a rotina das clínicas mais simples, com tratamentos facilitados e um expediente mais tranquilo e com máquinas menos intimidadoras para os pacientes em si. 

Inclusive, para exames de imagem (cruciais dentro dos consultórios de odontologia), a precisão das imagens e informações tornou a margem de erros em diagnósticos infinitamente menor, gerando menos dores aos pacientes e tirando o estigma sobre dentistas.

Atualmente é impossível manter uma clínica odontológica funcionando sem usar tecnologia de ponta, pois ela se torna obsoleta, mesmo que o profissional seja o principal em sua especialização. O uso ou não de processos modernos afeta até mesmo a reputação da clínica.

Fazer o bom uso da tecnologia traz possibilidades como:

  • Destacar-se dos demais consultórios;
  • Menor incidência de desistência dos procedimentos após o orçamento;
  • Disponibilização facilitada de procedimentos modernos como faceta dentária;
  • Maior precisão nos resultados de exames e diagnósticos.

Por isso, não investir em tecnologias para escritórios odontológicos traz somente prejuízos ao profissional da odontologia, afinal, o valor inicial do investimento facilmente retornará em forma de pacientes fidelizados.

Como a tecnologia impactou o aparelho transparente?

Uma das principais mudanças na odontologia, da qual só foi possível por conta dos avanços tecnológicos, está nos aparelhos ortodônticos. O que antigamente era tratamento odontológico, mas também um pesadelo de todo adolescente, hoje é considerado algo tranquilo.

A procura por dentes bonitos, mas também por questões como mordida cruzada ou dentes tortos, estão tornando a procura por alinhadores invisíveis preço cada vez maior. Anos atrás seria impossível alinhar as dentições sem o uso do aparelho ortodôntico comum, feito de metal com bráquetes que apareciam e tornavam o “sorriso metálico”.

Hoje em dia há opções como os alinhadores dentários transparentes, moldados digitalmente com um material confortável e que não aparece. Isso torna possível que o paciente se sinta confortável para sorrir, mesmo ao longo do período de tratamento.

A finalidade continua sendo a mesma: corrigir mordida e anomalias na arcada dentária, mas agora permite que toda a higienização seja feita de forma mais simples e eficiente, além de não ser esteticamente visível.

Como a tecnologia impactou a cirurgia guiada?

Os procedimentos cirúrgicos dentro da odontologia também mudaram drasticamente com a evolução da tecnologia. Nasceu, assim, a cirurgia guiada.

Os avanços tecnológicos permitiram que fosse criada a cirurgia guiada, o que tornou possível realizar procedimentos cirúrgicos de forma menos incômoda e invasiva, com incisões menores e maior precisão em todo o procedimento.

Logo, processos que antes eram invasivos, como a aplicação de implantes dentários, agora requer um menor tempo de operação e, consequentemente, recuperação. Tudo graças à cirurgia guiada.

A cirurgia guiada, de forma resumida, é feita através de uma modelagem digitalizada do guia cirúrgico, do qual será aplicado na gengiva de quem está sendo operado. Isso permite uma visualização precisa do que deverá ser cortado ou furado.

O que é o escaneamento intraoral na odontologia?

Além de permitir que o paciente possa adquirir um clareamento dental de farmácia, as evoluções tecnológicas também fizeram nascer técnicas para diagnóstico com análises aprimoradas por máquinas, como é o exemplo do escaneamento intraoral.

O escaneamento intraoral é realizado em um consultório odontológico, onde o dentista irá pedir que o paciente deite com a boca aberta, para que possa percorrer toda a superfície dos dentes com o aparelho.

Este aparelho em questão estará conectado a uma tela, permitindo que o profissional mostre ao paciente toda a análise.

Em seguida, o processo de leitura óptica será aliado ao escaneamento a laser, com uma média de mil imagens por segundo feitas por um scanner, o software condensa em tempo real e tridimensionalmente cada uma delas.

O escaneamento intraoral é uma valiosa ferramenta para pacientes que não conseguem passar pelo processo de moldagem, por exemplo. Isso acontece pois ele substitui guias cirúrgicos para coroas e implantes.

A tecnologia ainda está evoluindo, cada vez mais diariamente, por isso áreas como a odontologia continuarão a se beneficiar disso.
Para mais conteúdos relacionados à Saúde e Odontologia acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade