Cidades com mais oportunidades de trabalho

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

O sudeste é a região com mais ofertas de emprego do Brasil. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro se destacam

O emprego formal teve um aumento em 2021 e apresentou uma peculiaridade: cidades de médio porte, que investiram em melhorias para atrair empresas de tecnologia, tiveram um desempenho melhor do que as grandes capitais. 

Considerando os municípios com mais de 200 mil habitantes, os primeiros colocados em criação de vagas foram Osasco (SP), com um aumento de 16%, e Novo Hamburgo (RS), com alta de 12%. Dessa forma, morar em São Paulo ou no Rio Grande do Sul pode ser uma boa opção.

De forma geral, o total de vagas no Brasil teve um crescimento de 7% em 2021, com a criação de 2,7 milhões de empregos formais. 

Quer mais informações sobre esse assunto? Neste artigo, listamos as cidades brasileiras que apresentam as melhores oportunidades de trabalho nos mais variados setores. Acompanhe a leitura!

Registros de empregos no Brasil em 2022

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em maio de 2022 o Brasil teve 277.018 novos postos de trabalho registrados em carteira. O saldo positivo é a diferença entre as 1.960.960 admissões e 1.683.942 demissões no mês. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 4.300.000 novos empregos foram gerados desde 2019. Com isso, 41.729.858 trabalhadores garantiram um vínculo formal de trabalho, o que na história do Caged representa um recorde para o Brasil.

O resultado do mês foi positivo em todos os setores da economia, com uma visibilidade maior para o setor de serviços, que somou 120.294 postos de trabalho. Seguido das atividades de comércio (47.557 postos); indústria (46.975); e  construção (35.445).

Além da pecuária, agricultura, pesca, produção florestal e aquicultura que, juntos, chegaram a 26.747 postos de trabalho.

Registros de empregos nos principais estados brasileiros em 2022

Em relação aos estados brasileiros, o saldo foi positivo em todas as unidades da federação, seguindo a ordem abaixo:

São Paulo

O estado de São Paulo ficou com o primeiro lugar, com um resultado positivo de 85.659 postos de trabalho no mês de maio (variação positiva de 0,67% em relação a abril).

A economia de São Paulo é bem aquecida e conta com inúmeras indústrias, empresas, comércios, multinacionais e organizações que oferecem empregos nos mais diversos ramos de atuação. Ou seja, sempre há bons contratantes buscando profissionais formados e capacitados.

Minas Gerais

Em segundo lugar ficou o estado de Minas Gerais, com um saldo positivo de 29.970 postos de trabalhos, o que representa uma variação positiva de 0,68% em comparação  ao mês anterior.

Para quem gosta de trabalhar com tecnologia, Minas Gerais é uma ótima opção, visto que a capital Belo Horizonte é um dos grandes centros tecnológicos do Brasil. Sendo assim, além de ter boas empresas e corporações da área, a cidade recebe diversos eventos relacionados à tecnologia.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ficou com a terceira posição, com um saldo positivo de 20.226 postos de trabalho no mês de maio — o que representa uma alta de 0,61% em relação ao mês de abril.

Apesar de ter ficado em terceiro lugar nos registros de empregos formais, o Rio de Janeiro é sede das duas maiores empresas do Brasil (Vale e Petrobrás), que empregam muitas pessoas e movimentam a economia da cidade.

Além disso, a cidade é um grande polo educacional e abriga muitas outras grandes empresas, o que torna o Rio de Janeiro um destino muito procurado por profissionais de diversas áreas.

Acumulado

De janeiro a maio de 2022, o saldo positivo é de 1.051.503 de novas vagas de emprego formal. A maioria delas foi para o setor de serviços, com 658.112 contratações no período.

De maio de 2021 a maio de 2022, foram criados 2.655.840 novos empregos. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, no que diz respeito ao chamado período de retomada do emprego formal (julho de 2020 a maio de 2022), o saldo positivo é de 5.023.943 novas vagas de trabalho.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.