Casa com conceito aberto: você sabe o que é?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 30, 2022

Ter uma casa com conceito aberto tem sido o sonho de muitas pessoas nos últimos tempos, seja pela comodidade ou pela estética.

No mercado imobiliário, há uma enorme variedade de casas que dispõem do conceito aberto, ainda mais em grandes centros urbanos.

É fácil para uma pessoa encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades, até mesmo para aqueles que são mais exigentes e fazem questão de uma casa com sanca aberta de gesso, por exemplo. 

O padrão do conceito aberto ganhou uma enorme visibilidade e está presente em vários imóveis residenciais, sejam eles recém construídos ou locais antigos que passaram por reformas.

Para ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo explicará melhor o que é uma casa com conceito aberto e listará as vantagens relacionadas ao porquê se ter uma.

Casa com conceito aberto: o que é?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre conceito aberto em algum lugar na televisão, principalmente em programas de reformas de casas.

Nesses programas, que usam até mesmo usinagem de mdf, os profissionais geralmente adotam o conceito aberto para deixar a casa com um aspecto mais moderno, principalmente se ela for muito antiga.

Programas como esses são muito populares no mundo todo e fazem sucesso em vários países pelo mundo sobretudo em grandes países como:

  • No Brasil;
  • No Canadá;
  • Na Austrália;
  • Nos Estados Unidos.

Mas além de conhecerem o termo “conceito aberto”, muitas pessoas no Brasil também chamam a ideia de cozinha americana.

Nele, é comum ter uma ilha como um balcão ou até mesmo uma pia feita com tampo de pedra que funciona como um tipo de divisória para separar um ambiente que pode ou não ter uma janela de vidro pivotante horizontal.

Em suma, esse conceito é aplicado nos dois lugares principais de uma casa, ou seja, entre a sala de estar e a cozinha.

Resumidamente, isso é o conceito aberto, mas ele pode acabar variando de acordo com o projeto e com o tipo de decoração de um local.

A ideia de um conceito aberto é diminuir o número de paredes de uma casa com o objetivo de torná-la mais funcional e melhorar a mobilidade entre os cômodos.

É possível contratar pessoas para isso ou tratar com uma empresa aluguel de martele que pode ajudar em tudo o que for necessário.

Uma boa arrumação estrutural pode ajudar os moradores do lugar a terem uma visualização mais completa da casa como um todo.

Quais as vantagens desse conceito?

Depois de entender melhor o que é o conceito aberto, é possível conhecer as maiores vantagens para quem adota esse estilo em suas casas, algumas delas são:

Aumentar cômodos menores

Um dos principais motivos para as pessoas adotarem o convento aberto em suas casas é o fato delas poderem ampliar cômodos pequenos.

Um espaço integrado ajuda a encontrar soluções para problemas de pouco espaço, até porque mesmo que não pareça, paredes ocupam um espaço importante do recinto.

Por conta disso, o mercado de móveis tem criado produtos cada vez menores para que a casa, mesmo que pequena, possa ter um bom espaço.

Até mesmo em um apartamento mais moderno que está prestes a passar por uma reforma cozinha apartamento pequeno, por exemplo, pode se beneficiar desse conceito.

Quando paredes ou divisórias são retiradas, o espaço tende a se ampliar, e essa ideia é muito usada por vários arquitetos pelo mundo todo, deixando o lugar:

  • Mais arejado;
  • Mais espaçoso;
  • Mais iluminado;
  • Mais moderno.

Em casas com o conceito aberto, é indicado colocar apenas móveis essenciais para o morador, de preferência pequenos, para que o lugar não fique com uma aparência de lotado.

Também é interessante optar por pessoas que sejam multiuso, como uma mesa com gavetas organizadoras, que pode ajudar na organização e melhora o espaço do ambiente. 

Melhorar a socialização

Quando uma família mora em uma casa com o conceito aberto com e telhado transparente para varanda, ela tende a se aproximar, fazendo com que a conexão entre os membros se fortaleça mais ainda.

Isso ocorre porque sem as paredes para separar os espaços, eles podem ficar mais próximos uns dos outros e reforçar os laços que às vezes são esquecidos com a rotina do dia a dia.

Pessoas que interagem mais com as outras, passam a ser mais solidárias, mais sociais, mais abertas a diálogos e mais dispostas a evitar ou resolver conflitos.

Essa socialização não melhora somente com a família, mas sim com os amigos que uma pessoa recebe em sua casa para uma festa, por exemplo. 

Como todos ficam no mesmo espaço, a socialização fica mais fácil e o anfitrião não precisa ficar andando de um cômodo para o outro para interagir com todo mundo.

Muitas pessoas relatam que o começo da adaptação pode até ser difícil, mesmo que seja a família, conviver mais de perto com outras pessoas pode ser um problemas para muitos.

Porém, isso pode trazer benefícios enormes a longo prazo, como melhorar a relação com os filhos, que estarão mais preparados para serem sociáveis com outras crianças, por exemplo. 

Aproveitar mais a luz natural

Quando um local não tem paredes, a luz natural tende a se espalhar mais pelo ambiente, ainda mais se a casa tiver janelas amplas e contar com um pergolado de madeira coberto junto dela.

A iluminação natural que ficaria apenas em um cômodo (caso ele tivesse paredes) se espalha pelo lugar todo e ilumina a casa toda, levando beleza e tornando o ambiente mais agradável.

Uma boa iluminação traz muitas vantagens e benefícios para uma pessoa, que envolvem a saúde e até mesmo a produtividade dela.

Certas doses de sol ajudam a aumentar o conforto visual e na absolvição da vitamina D, uma vitamina essencial para a absorção de cálcio pelos ossos.

Quando a luz está longe de uma pessoa, o cérebro automaticamente entende que é a hora de descansar e o rendimento cai.

Falando em valores, é possível economizar muito em energia elétrica, já que as luzes só precisarão ser acesas depois do pôr do sol. 

E mesmo que seja necessário acender alguma luz à noite, será o suficiente uma só, pois ela iluminará todo o espaço que faz parte do conceito aberto.

Melhorar a circulação

Paredes e divisórias acabam ocupando muito espaço em uma casa, para saber quanto, basta fazer uma conta da porcentagem de área em relação à casa.

Fazendo essa conta, é possível notar um valor significativo que faz com que casas grandes pareçam pequenas por terem cômodos pequenos.

Tirar as paredes em um projeto de construção ajuda a aproveitar cada pedaço do imóvel que está passando por um tratamento de piso granito.

Até porque aproveitar todo o espaço do local é essencial nos dias de hoje em que os imóveis têm cada dia mais metragens reduzidas.

Isso permite que os moradores da casa tenham espaços livres para circularem sem ficar dando de cara ou tropeçando em objetos.

Quando uma casa em conceito aberto é feita, é possível notar também um aproveitamento maior do local, já que paredes que deveriam ser feitas não são necessárias, e portas e janelas que seriam usadas também não são usadas.

Deixar o ambiente mais ventilado

A ventilação, assim como a iluminação, é um recurso natural que ajuda muito na saúde e no bem-estar de uma pessoa e que pode se espalhar por uma casa toda, ainda mais com o conceito aberto.

Quando o ambiente tem uma circulação de ar melhor, ele tende a ser mais fresco, algo essencial para quem mora em um país tropical onde faz mais calor do que frio.

Nem ventiladores e nem ar-condicionados elevem ser a principal maneira de produzir um clima fresco em casa 

Assim como a iluminação natural, a ventilação é um recurso natural saudável cuja presença pode se difundir em toda a completude de uma casa casa de conceito aberto, sobretudo quando há conexão entre o lado interior e a parte exterior.

Com uma melhor disseminação do ar pelos cantos da casa, o local fica mais arejado, algo indispensável a um país como este, o Brasil, onde a temporada de calor costuma vigorar bastante.

Ventiladores e ar-condicionados não devem ser a principal estratégia para produzir um clima termicamente confortável para uma casa.

Nesse tipo de ventilação, o ideal é mantê-los desligados ou reduzir o tempo que esses aparelhos são usados, dando uma grande diferença na economia da conta de energia, por exemplo. 

A ventilação natural ajuda a evitar a umidade de um local, sendo benéfica para a saúde levando as pessoas nesses ambientes a terem menos dores de cabeça e menos irritação nas retinas.

Considerações finais

Independentemente dos motivos que uma pessoa tenha para optar por uma habitação com conceito aberto, ela estará adotando um ambiente moderno que fará sucesso para sempre.

Uma simples parede retirada da casa pode levar tantos benefícios e vantagens que a tendência é que a maioria das casas no futuro sejam assim.

Mas para realizar essa mudança em uma casa antiga, por exemplo, o dono do imóvel deve contar com profissionais que possam ajudá-lo a fazer um projeto bonito, seguro e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade