Entenda como sua relação com seus filhos pode ser mais agradável através de simples atividades
Não existe nada melhor no mundo do que passar um tempo com quem você ama, não é mesmo? A rotina corrida que muitas famílias levam faz com que as crianças possam se sentir deixadas de lado, por isso, dedicar um tempo a seus filhos é muito importante para o crescimento deles.
Existem inúmeras tarefas que podem ser ótimas para incluir nesse tempo de lazer como seus filhos, modelar chocolate, fazer um bolo juntos, sair para algum parque ou cinema, assistir a um filme ou ler uma história, tudo vale na hora de se divertir com os pequenos.
Neste artigo, vamos falar da importância da qualidade de tempo e como demonstrar essa linguagem de amor na prática.
O que é considerado tempo de qualidade com seus filhos?
Tempo de qualidade é muito mais que dedicar tantos minutos ou tantas horas para uma certa atividade, a ideia aqui é justamente fugir da rotina e fazer algo que seja prazeroso tanto para você como para seus filhos. O ideal é que esse tempo seja um momento único, de aproximação dos pais com os filhos.
Perceba, a palavra qualidade exige que você esteja realmente junto do seu filho, ou seja, não vale colocar um filme e ficar mexendo no celular, esse é para ser um momento em que você entra no mundo da criança e se desliga de vez da vida. Pense como um momento para conhecer melhor o seu filho, por isso, crie ambientes confortáveis para que ele possa se abrir e dizer quais são suas angústias e o que ama fazer.
Por que é tão importante esse momento?
Agora que ficou bem claro o que é um tempo de qualidade, fica bastante fácil de perceber que esse momento é fundamental na vida dos nossos filhos, sejam eles crianças ou adolescentes.
Entender nossos filhos nem sempre é uma tarefa fácil, a rotina causa estresse em todos e nem sempre conseguimos ter ótimos dias. Por isso, achamos interessante separar algumas formas de tempo de qualidade e explicar a importância.
Escute sempre o que eles têm a dizer
O diálogo nem sempre é algo muito comum entre pais e filhos, principalmente quando estes estão na fase da adolescência, parece que os mundos são muito distantes. No entanto, esses momentos de qualidade com seus filhos podem fazer com que vocês consigam estabelecer excelentes diálogos.
Perguntas simples podem ser a solução da falta de diálogo, por isso, comece sempre com “como foi seu dia na escola?” ou “aconteceu algo diferente em seu dia?” Por meio dessas perguntas você pode manter uma excelente conversa com seu filho e assim conhecê-lo cada vez melhor.
E para aqueles que são mais tímidos, você também pode começar a compartilhar como foi o seu dia no trabalho, assim ele pode se sentir mais à vontade para contar como foi o dia dele. Essas conversas são ótimas para criar um ambiente seguro para que seu filho possa te contar sobre qualquer coisa.
Procure fazer atividades junto
Vamos imaginar o seguinte cenário, seu filho decide que quer aprender a fazer um bolo, você pode ignorar esse pedido e dizer que é muito perigoso mexer no fogão ou você pode convidá-lo a fazer junto a você. Se você está em busca de um tempo de qualidade, você já sabe qual a resposta, não é mesmo?
E antes mesmo de já sair pegando as coisas e fazendo da maneira que você sempre fez, pergunte qual o tipo de bolo, se ele já tem a receita ou deseja aprender a sua receita, dessa forma vocês vão estar compartilhando um momento único e com muito mais segurança.
Não importa qual seja a tarefa que seu filho mostrou interesse, é sempre muito importante mostrar que estamos ali para ouvi-los e partilhar deste mundo junto a ele.
Momento de abraços e carinhos
Existem pessoas que só se sentem amadas quando são abraçadas ou recebem algum tipo de carinho e esses momentos devem ser respeitados. Abraçar seus filhos, chamá-los para assistir a um filme junto e demonstrar esse amor através de beijos e abraços é algo muito importante.
Pequenas demonstrações de carinho já podem ser o suficiente para que seu filho se sinta muito à vontade e possam também demonstrar melhor aquilo que eles sentem. Seja seu filho menina ou menino, é muito importante ensiná-lo que abraços são demonstrações válidas de carinho e podem ser muito gostosas. E aí, já abraçou e disse ao seu filho que o ama hoje?
Deixe um comentário