O mercado se trata de uma entidade que envolve todas as empresas em atividade, sendo algo que se encontra em plena mudança. Para acompanhar tudo o que acontece na sociedade, principalmente em tendências, como é a sustentabilidade nos negócios.
O tópico da sustentabilidade, inclusive, trata-se de algo que vem recebendo uma atenção cada vez maior por parte da sociedade, devendo ser algo que merece interesse por parte das empresas, de modo a oferecer algo alinhado aos valores dos seus clientes.
Essa conexão é importante de ser alcançada por parte de qualquer tipo de empreendimento, pois é justamente a necessidade do público por algo que faz com que tal audiência procure por um produto ou serviço e tudo o que esteja associado a tais itens.
Uma gestão de sucesso de um negócio parte exatamente da atenção a todas as oportunidades que podem existir frente a um projeto, como seguir as tendências que fazem o público ter preferência por algo, tal como um modelo de solda automatica, por exemplo.
E é em relação a isso que o tópico da sustentabilidade acaba por receber uma atenção específica, com o mercado tendo que trabalhar com um tema de grande relevância para os seus clientes, com isso interferindo no desempenho total de um empreendimento.
A atenção do público em cima desse tema é algo que vem dos efeitos que as mudanças climáticas já são visíveis pela humanidade, como o aumento de temperatura, o alto volume de chuvas e tudo que possa prejudicar sua qualidade de vida e relação com o ambiente.
E da mesma maneira em que o público está olhando com atenção para esse assunto, o mesmo deve ser garantido por parte das empresas, até mesmo adaptando suas atividades, buscando, por exemplo, material renovável para alimentar uma caldeira a lenha industrial.
Ou seja, na mesma medida em que a sustentabilidade mostra-se um tema de grande relevância para os seus clientes, uma atenção em especial deve ser adotada por uma companhia, compreendendo como seu alinhamento ao meio ambiente pode ser positivo.
Nesse caso, não estamos falando apenas da boa relação com os seus clientes, mas também de outros benefícios que uma empresa pode conquistar ao se relacionar bem com a natureza, sabendo que os impactos afetam também os seus negócios.
Como funciona a sustentabilidade nos negócios?
Para entender melhor como esse sistema funciona, ao ponto de aplicar ele na gestão do seu empreendimento, é preciso compreender melhor o que está por trás da ideia de sustentabilidade, tratando-se, em geral, de uma relação positiva com o meio ambiente.
Nesse sentido, o que mais se destaca é a questão da disposição finita de recursos naturais, em que uma depois de um certo volume de extração pode ocorrer de tal matéria-prima simplesmente se esgotar no planeta. Isso vale até para itens essenciais.
De forma simples, podemos pegar como exemplo uma floresta, na qual o seu desmantelamento para extrair madeira, sem praticar o seu reflorestamento, pode fazer que após alguns anos, esse material já não esteja disponível em qualquer lugar da natureza.
Esse tipo de situação pode ser de grande risco para o meio ambiente, assim como para a população humana, já que esse corte afeta até mesmo a produção do oxigênio que respiramos, trazendo também impactos para quem trabalha com móveis e coisas do tipo.
Outro exemplo é para quem trabalha com minerais, algo necessário para produção de tubo quadrado e de outras ferramentas a serem usadas no ramo de construção. Sendo assim, a falta desse recurso no ambiente pode impactar diretamente o seu nível de produção.
São coisas assim que fazem com que a adoção de práticas sustentáveis nos negócios, algo que recebe o título específico de sustentabilidade empresarial, sendo algo a ser visto com tanta importância por quem atua no mercado, seguindo um sistema que ajude com isso.
Nesse caso, é importante falar sobre o ESG, uma sigla que vem sendo aplicada nos mais diferentes negócios, tratando-se de uma combinação entre os termos Environmental (ambiental), Social e Governance (governança), garantindo um ambiente sustentável.
Trabalhar em busca desse estado de sustentabilidade é algo que qualquer negócio deveria estar fazendo hoje, reconhecendo tanto a importância do tema hoje, como também sua relevância crescente para os próximos anos, trazendo até mesmo alguns benefícios.
Quais os benefícios de ser um negócio sustentável?
Transformar uma empresa em um negócio sustentável pode não ser a coisa mais simples do mundo, sendo preciso modificar uma série de processos realizados. Principalmente na indústria, aplicando novos métodos de ação junto a serviços como zincagem a frio.
Contudo, adaptar-se para uma realidade sustentável é um exercício que pode-se mostrar de grande valor, principalmente se listarmos todas as vantagens que uma empresa pode conquistar a partir do momento em que adota a sustentabilidade, incluindo:
- Diminuição nos custos de produção;
- Preservação do meio ambiente;
- Melhorias na imagem de um negócio;
- Satisfação dos colaboradores;
- Reconhecimento do público.
Estamos falando de pontos que podem ser positivos tanto à natureza como ao negócio em si, fazendo com que o índice de vendas de uma fábrica de vareta de aluminio possa crescer, de acordo como tal companhia foi reconhecida por suas ações sustentáveis.
Diante disso, para ser possível ter acesso a todos esses benefícios, é importante saber como adaptar a gestão dos seus negócios, aplicando, conceitos sustentáveis em suas atividades.
Tornando-se um negócio sustentável
Muitas empresas sequer pensam no tema sustentabilidade devido às dificuldades que podem encontrar ao se adaptarem a isso, vendo nas atividades sustentáveis até mesmo como uma ameaça, no caso de quem atua especificamente na indústria poluente.
No entanto, a realidade é completamente diferente, onde cabe justamente a esse negócios reverem suas atividades, de modo a oferecer a melhor experiência ao público, tal como um trabalho de diligenciamento pode melhorar seu sistema de entregas, por exemplo.
Para que uma empresa possa se adaptar a esse sistema sustentável, algumas atividades devem ser consideradas, entre elas:
Extração otimizada de recursos
As atividades de certas empresas dependem da oferta disponível de recursos, fazendo com que seja importante ter mais atenção ao nível de materiais à disposição, de modo a evitar uma extração excessiva, capaz de levar até mesmo ao seu esgotamento.
Para que isso não ocorra, afetando tanto o ambiente como a empresa, é importante desenvolver um melhor sistema de extração de recursos, atuando, inclusive, na sua reposição, o que nos faz voltar ao exemplo das árvores a serem replantadas.
Os três Rs
A garantia de um sistema sustentável pode partir de três termos, sendo eles: reduzir, reciclar e reutilizar. Essas ações podem ajudar uma companhia a ter um melhor controle de tudo o que o utiliza, reduzindo, inclusive, sua quantidade de lixo.
Sem contar que esse sistema possui também um valor comercial, diminuindo assim, os custos com a extração direta de recursos, entre outros pontos que podem reduzir os gastos de quem trabalha com desengraxe alcalino ou qualquer outro tipo de atividade.
Melhor uso de energia
A modernização do mercado pode trazer uma série de benefícios. Contudo, assim acaba aumentando também a necessidade por energia elétrica. Então, é indicado recorrer a fontes renováveis, que diminuam os impactos causados nesse tipo de produção.
Muitas são as opções a serem consideradas atualmente, como a energia solar, eólica, entre outras que podem melhorar também a imagem dessa companhia dentro do mercado.
Uso de novos softwares
Alguns olham a tecnologia e outras ferramentas com um olhar desconfiado, como se tratasse de algo que caminhasse em uma posição contrária à sustentabilidade.
Porém, na verdade, trata-se de um utensílio de grande valor no mercado, facilitando a análise de uma empresa.
Por meio desses programas, é possível, por exemplo, identificar possíveis gastos exagerados de materiais em uma empresa, o descarte errado de substâncias e tudo mais o que deve ser resolvido, de modo a tornar este negócio em algo sustentável.
Parcerias no mercado
A sustentabilidade não trata-se de um tema que deve ser alcançado de maneira individual, pelo contrário, é um conceito que deve ser compartilhado tanto entre o público como com as empresas, o que acaba dando valor às ações a serem feitas em parceria no mercado.
Por meio disso, uma fábrica pode até mesmo trabalhar apoiando ONGs ou criando sistemas que ajudem na preservação do meio ambiente. Isso faz com que tal negócio seja reconhecido tanto pela sua produção de qualidade como por sua atuação no ambiente.
Diversas são as formas em que uma companhia pode agir para ter uma posição sustentável, fazendo com que os produtos que passem por uma correia transportadora tragam o menor impacto à natureza, algo positivo ao público e também à natureza.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário