Usando a criatividade, é possível criar ambientes inusitados. Veja como usar espelhos de forma surpreendente e renovar a sua decoração
Na hora de montar a organização do ambiente, um profissional de design tem muitas opções para explorar e criar.
Os espelhos podem servir para muitas funções diferentes, espelhos decorativos redondos, quadrados e em formato orgânico são boas ideias para compor os espaços.
Objetos decorativos
Quando usados de maneira correta, os espelhos são excelentes para ampliar espaços pequenos. Eles quebram o padrão dos ambientes e evidenciam a iluminação e texturas que existem.
Fixar este item no teto, nos móveis ou até de forma revestida são maneiras inusitadas de trazer ao projeto uma personalidade única.
Espelho redondo
Ao reformar uma casa, uma opção interessante é comprar a decoração da sala com móveis de tons neutros e um grande espelho circular para chamar a atenção e demonstrar a exuberância do ambiente.
Em locais com grande incidência de iluminação natural, com cores fortes que fazem referência à natureza, instalar alguns espelhos redondos nas paredes e teto traz um resultado orgânico e encantador.
Revestimento com espelho
Para aproveitar bem o espaço disponível, o ideal é utilizar móveis sob medida. Com o intuito de trazer uma decoração com ar dramático, o espelho pode ser usado como revestimento de parte do local, porta ou móvel para separar os lados do cômodo, finalizando com contraste de acabamentos feitos em mármore escuro.
Aspecto futurista
Um projeto apresenta aspecto futurista quando traz uma linha contínua de móveis espelhados, combinando com diferentes formas e tamanhos que tem efeito de encaixe.
O contraste é feito ao usar objetos escuros que refletem a textura no espelho e aquecem o ambiente.
Ambiente lúdico com espelhos
Em espaços dedicados às crianças, os espelhos trazem um aspecto divertido ao ampliar a realidade.
Designs gráficos podem ser usados no interior para dar um ar de desenho animado, incentivando a criatividade e fantasia infantil.
Design contemporâneo com espelhos
A junção de painéis espelhados, com características arquitetônicas originais da construção, traz um bonito resultado contemporâneo.
Para complementar o projeto, podem ser usadas ferragens com acabamento cromado e detalhes em mármore.
Espelhos para ampliar ambientes
Usar o espelho como recurso para ampliar ambientes é um excelente truque decorativo.
Este é um item que faz milagres na decoração, mesmo quando usado em ambiente pequeno e escuro, o motivo é porque ele dá a sensação de extensão.
Ele é indicado quando a intenção é causar a impressão de maior amplitude ou profundidade, principalmente no comprimento ou iluminação do local.
O truque é usado quando se tem a necessidade de fazer um espaço parecer maior, facilmente encontrado em apartamentos pequenos, corredores ou lavabos.
Os diferentes formatos dos espelhos têm diferentes funções, os verticais ampliam a altura, os horizontais ampliam a largura. Nos projetos, os primeiros são mais usados nos locais com pé-direito alto e, os últimos, nos demais ambientes.
No entanto, a escolha de fixar espelhos pede atenção e razoabilidade. Embora a função de ampliação pode ser positiva quando bem utilizada, deve-se lembrar que o espelho duplica tudo que estiver no ambiente.
Se o cômodo for muito colorido, ou com muita iluminação artificial, como lustres e pendentes, o espelho vai refletir todos os elementos, o que pode deixar o ambiente com um resultado poluído de forma a comprometer a visibilidade.
Agora, se for o contrário, caso no local predomine a iluminação natural, vale investir em espelhos para ampliar a luz do sol.
A dica de profissionais é instalar espelhos próximos de locais com decoração mais neutra, para não ter interferências e exageros de objetos decorativos no reflexo.
Decoração com toque especial
Nem só de espelhos quadrados ou redondos se faz a decoração, ainda existem outros formatos e acabamentos que trazem um toque especial para a sua casa.
Atualmente, os espelhos em formato orgânico estão em alta e deixam o ambiente com um ar de requinte, assim como o bisotê ou outras formas geométricas.
Deixe um comentário