Os consultórios médicos precisam divulgar seus serviços, assim como diversas outras empresas devem divulgar suas soluções. No entanto, sabe-se que os profissionais da saúde precisam respeitar as limitações do CFM.
A boa notícia é que o marketing digital trouxe maneiras de trabalhar com a divulgação de serviços médicos que estão totalmente de acordo com as normas de ética do Conselho Federal de Medicina.
Um dos recursos mais usados pelos profissionais da saúde é o marketing de conteúdo, que nada mais é do que uma estratégia que visa produzir materiais de qualidade, capazes de atrair os consumidores.
No caso dos médicos, o marketing de conteúdo é usado para informar os pacientes e futuros pacientes sobre assuntos relacionados à especialização do profissional, promovendo saúde, bons hábitos e bem-estar.
Mas é possível atrair as pessoas de maneira mais direta, por meio dos anúncios pagos do Google. O maior buscador do mundo conta com uma plataforma de anúncios direcionados e que fazem toda a diferença nos resultados.
Neste artigo, será apresentado qual é o conceito de Google Ads, como seu algoritmo funciona, as vantagens de anunciar no Google para médicos e como criar uma boa estratégia na plataforma.
O que é Google Ads?
Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e sua primeira versão foi lançada em 2000, desde então, a ferramenta simplesmente lidera esse tipo de campanha. Tanto é que, hoje em dia, essa é a principal fonte de renda do buscador.
Por meio de seus serviços, os anunciantes conseguem se destacar na internet. O grande diferencial é que esse destaque acontece de maneira direcionada, ou seja, a organização vai se tornar conhecida entre as pessoas que se interessam por ela.
Para uma clínica especializada em tomografia computadorizada de cranio vale muito mais a pena anunciar seus serviços para indivíduos que precisam do procedimento do que para aqueles que não precisam.
A segmentação desses anúncios acontece por meio de palavras-chave usadas na campanha e existem 4 tipos de anúncios, sendo:
- Rede de pesquisa;
- Rede de display;
- Anúncios no YouTube;
- Anúncios em aplicativos.
Só que antes de anunciar de qualquer maneira que seja, primeiro os profissionais da saúde precisam entender como é o funcionamento do algoritmo do Google.
Como funciona o algoritmo do Google?
Existe uma quantidade praticamente imensurável de informações na internet, e para que os usuários possam encontrar as respostas que procuram rapidamente, o Google criou um sistema composto por diversos algoritmos e que faz a classificação.
Ele atribui uma qualificação diferente para cada fator, considerando sempre a natureza da consulta. Por exemplo, se alguém procura alguma coisa relacionada a uma notícia, o foco será a última atualização sobre a informação.
Agora, se outro usuário procurar por oxicortes, vai receber como resultado de pesquisa os materiais mais completos sobre o tema.
Por ser o maior buscador do mundo, o Google tem um padrão de qualidade extremamente criterioso, e possui sedes espalhadas por todo mundo, avaliadores externos de qualidade que fazem testes em tempo real.
Vantagens para os médicos
Para trabalhar com o Google Ads, primeiro é fundamental entender o público que o profissional deseja atingir, além de entender a maneira pela qual eles procuram os serviços anunciados.
O consultório deve estudar o comportamento de seus pacientes, pois isso vai servir como base para impactar as pessoas, além de estruturar anúncios que estejam de acordo com o segmento.
É necessário escolher palavras-chave específicas, pesquisar o volume de buscas desses termos, selecionar mais de uma palavra para o anúncio e pensar da mesma forma como os pacientes. Ao fazer isso, o profissional terá acesso a várias vantagens, como:
Fácil metrificação
Com essa ferramenta, o anunciante consegue mensurar os resultados de sua campanha de maneira rápida e prática.
Assim como no caso de um fabricante de velas de ignição, o médico precisa analisar os resultados para garantir retorno sobre os investimentos, caso contrário, a campanha vai continuar no ar sem alcançar os objetivos propostos.
Aumenta a visibilidade
Cerca de 4 bilhões de pessoas pesquisam no Google diariamente, portanto, a plataforma pode ser considerada como uma verdadeira vitrine para todos os segmentos de mercado.
Mas isso não significa que a clínica ou consultório terá exatamente esse alcance, e é por essa razão que é tão importante checar o volume de busca mensal sobre os termos que o anunciante deseja aplicar em suas campanhas.
Se determinado termo possui 1000 buscas mensais, então um total de 1000 pessoas fazem essa pesquisa. É papel do consultório ou clínica estruturar um anúncio que consiga fazer boas conversões e encontre essas pessoas que estão buscando determinados assuntos.
Ferramentas acessíveis
Quem decide o que vai pagar é o anunciante, ou seja, é perfeitamente possível definir o quanto vai gastar todos os meses e ajustar o orçamento de acordo com os resultados obtidos, durante a veiculação de uma campanha.
Se o anúncio de um fabricante de sacos polipropileno estiver performando bem, pode subir o investimento para aumentar a captação de clientes e aumentar suas vendas, e a mesma coisa se aplica aos médicos.
O Google Ads é um recurso cada vez mais popular por conta da democratização da internet e as mudanças na maneira como as pessoas consomem produtos e serviços. Investir na ferramenta é indispensável para aumentar o faturamento em curto prazo.
Influencia o público
Com os anúncios de remarketing no Google, os profissionais da saúde conseguem identificar quem são seus potenciais pacientes.
Isso acontece porque os usuários que acessam o site por meio de qualquer fonte podem ser categorizados em diferentes públicos.
Ao fazer remarketing, as pessoas recebem mensagens segmentadas sobre assuntos que possam ser de seu interesse, algo que influencia diretamente em sua decisão de compra.
Resultados mais rápidos
Se uma clínica de testes genéticos para animais criar um anúncio hoje, amanhã já começará a obter excelentes resultados.
É fácil analisar o desempenho por meio da integração da plataforma de anúncios com o Google Analytics. A principal vantagem é que se algum anúncio não estiver alcançando bons resultados, é possível fazer mudanças rapidamente.
O que saber antes de criar uma estratégia?
Para começar a investir no recurso, é necessário compreender alguns de seus aspectos, assim, o profissional da saúde terá mais facilidade para atrair pacientes. São eles:
Uso de palavras-chave
Um dos pontos principais na hora de criar anúncios na plataforma é definir a palavra-chave para o anúncio. Trata-se do termo usado pelo público para fazer pesquisas relacionadas ao serviço prestado pelo médico.
Por exemplo, alguém que está procurando uma clínica para um parente com dependência química pode fazer uma pesquisa no Google usando o seguinte termo “clínicas de reabilitação”.
Se a palavra for usada por uma clínica que criou um anúncio, a campanha vai aparecer para o usuário. Mas antes de criar o anúncio é necessário estar ciente de que o anunciante vai pagar pelos cliques e que o aparecimento vai depender de um leilão.
De qualquer forma, os termos escolhidos precisam ser de qualidade e relevantes para a área de atuação, assim, o anúncio vai impactar pessoas que têm mais chances de procurar o consultório.
Definir uma persona
Outro fator que precisa ser considerado antes de realizar uma estratégia é a persona, um personagem semi fictício que representa todas as características do paciente ideal.
Ele possui dados como nome, idade, profissão, gênero, escolaridade, motivações, desafios, objetivos e problemas.
A persona de uma clínica de reabilitação de drogas é definida como base na análise do público-alvo sobre seus hábitos de consumo e preferências.
Definir o objetivo da campanha
Outro ponto muito importante é definir um objetivo para o anúncio, ou seja, aquilo que o profissional espera alcançar com ele.
Existem várias possibilidades, como aumentar o número de visitantes no site, aumentar as conversões, trazer mais visibilidade para o consultório e até mesmo aumentar o retorno sobre os investimentos.
É indispensável definir o objetivo para aplicar uma estratégia certeira e aumentar a eficiência dos resultados das campanhas.
Isso também ajuda uma clínica de reabilitação de drogas a definir o quanto pode gastar com a campanha, e com isso obter excelentes lucros.
Landing page
O consultório também precisa criar uma página de destino, ou seja, a página para a qual o usuário será direcionado ao clicar no anúncio.
Ela deve ser informativa, atraente e prática, passando todas as informações importantes para o paciente e incentivá-lo a entrar em contato com o consultório ou clínica.
Considerações finais
O Google Ads é uma ferramenta fundamental para as empresas que querem impactar os usuários e transformá-los em clientes, e esse mesmo propósito pode ser atingido pelos profissionais da saúde e estabelecimentos, como clínicas e consultórios.
As vantagens são muitas e o que mais se destaca são os resultados rápidos, uma vez que o médico vai chegar ao conhecimento das pessoas certas e que realmente precisam de seus serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário