Com o grande número de desempregos que a pandemia trouxe em 2020, muitas pessoas que perderam sua forma de sustento, precisaram “se virar nos 30” e buscar maneiras de conseguir ter uma verba para sustentar suas famílias. Graças ao MEI, muitos conseguiram ver sua forma de sustento como trabalhador autônomo na área alimentícia.
Trabalhar nesta área não é uma tarefa nada fácil e, agora em 2023, com o fim da pandemia, existem os convencionais problemas que devem ser pensados no momento de abrir seu negócio no ramo de alimentos, no caso, pensar desde o preço do cardápio digital até se o estabelecimento terá ou não delivery.
Essas são informações que podem trazer certo peso sobre os novos empreendedores que estão entrando nesta área e que, muitas vezes, acabam desanimando o profissional que ingressa neste mercado competitivo. Por isso, a seguir estão listadas as principais dicas para empreender no ramo alimentício, para que seja muito mais fácil superar os obstáculos iniciais.
Principais dicas para empreender no setor alimentício
Além de ter que contar com ingredientes de qualidade, uma boa mão para cozinhar, e amor naquilo que se faz, existem outros fatores que decidem se o empreendimento neste ramo vai para frente ou não. A seguir, será possível conferir um pouco melhor sobre isso.
Aposte em bons funcionários
Se a pessoa está prestes a abrir um restaurante, um dos principais pontos que irão determinar o sucesso deste novo negócio é a equipe escolhida para auxiliar nesta nova etapa.
Uma equipe desprovida de soft skills básicas como comunicação, liderança, flexibilidade, trabalho em equipe, proatividade e ética no trabalho, certamente não trará resultados satisfatórios para o negócio. Então, apostar em uma boa equipe é uma etapa fundamental para quem está iniciando no ramo alimentício agora.
Tenha controle sobre as finanças do negócio
Um negócio iniciante muitas vezes pode arrecadar muito mais verbas do que o esperado pelo empreendedor. Mas isso não quer dizer que nos próximos meses essa margem de lucro continuará, e para se prevenir, manter um bom controle sobre as finanças e montar um caixa para emergências é extremamente indicado para qualquer empreendedor independente do seu ramo de atuação.
Então, essa dica não poderia deixar de estar nesse artigo, contendo as principais dicas para qualquer pessoa começar bem o empreendedorismo no ramo alimentício. Atualmente, existem programas que podem auxiliar a ter um bom controle sobre as finanças de um negócio, e o nome desses programas é: sistemas ERP.
Realize uma avaliação do seu perfil empreendedor
Você pode estar decidido em investir em um negócio no ramo alimentício, mas você sabe qual é o rumo que irá tomar para chegar no topo? Para conseguir traçar isso, é extremamente importante avaliar o seu perfil empreendedor, e traçar metas condizentes com a realidade.
Um erro que muitos empresários iniciantes cometem é tentar dar o passo maior que a perna, e acabar se afundando em dívidas. Consequentemente, quando isso acontece o negócio não tem o resultado esperado e chega a vir à falência. Portanto, fica a dica!
Invista em Marketing para captar clientes
Destas 4 dicas, o investimento em marketing para conseguir atrair clientes para o novo negócio certamente é uma das principais. Sem os clientes, o negócio não é capaz de prosperar ou ter verbas para se sustentar, por isso, esse pequeno investimento se torna necessário.
Caso a pessoa não tenha dinheiro para realizar esses investimentos pesados em marketing, atualmente, é possível realizá-lo através de redes sociais. Logo, se arriscar utilizando ferramentas de edição de imagens grátis como Canva, e divulgar o negócio nas redes sociais, para amigos e afins, é uma excelente maneira que todo empreendedor iniciante pode começar a conquistar seus primeiros clientes.
Deixe um comentário